A Fundação Municipal de Esportes (FMEBC) inscreveu seus atletas em nove modalidades na 34ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que iniciou quinta-feira (15) e segue até o dia 25, em Blumenau. As provas de atletismo serão realizadas em Timbó, a partir de quarta-feira (21).
Mais de quatro mil participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, de 80 municípios disputam a competição organizada pela Fesporte.
No ano passado, Balneário Camboriú conquistou nove medalhas de ouro, sete de prata e 11 bronzes e ficou em sétimo lugar no quadro de medalhas e oitavo na soma geral de pontos.
Os destaques foram as equipes de ginástica artística masculina (vice-campeão geral); voleibol masculino (medalha de prata); handebol feminino (vice-campeão) e o atletismo (bronze no masculino e quarto lugar feminino).
Nesta edição, a representação de Balneário Camboriú estará presente nas modalidades de Atletismo (21 a 23), Ginástica Rítmica (23 a 25), Handebol Feminino (1ª fase: 19 a 21 e 2ª fase: 22 a 24), Jiu-Jitsu (17 e 18), Judô (24 e 25), Taekwondo (24 e 25), Vôlei de Praia (23 a 25), Voleibol Feminino (1ª fase: 15 a 17 e 2ª fase: 18 a 20) e Voleibol Masculino (1ª fase: 20 a 22 e 2ª fase: 23 a 25).
Expectativas são positivas
O vôlei feminino de Balneário Camboriú, sob o comando da técnica Farid Beraldo, foi a primeira modalidade local nas quadras.
O masculino treinado por Iki Beraldo estreia na terça-feira (20) e as expectativas são boas.
“Vamos brigar para estar novamente entre os três primeiros”, disse Iki.
No ano passado, o masculino foi vice-campeão e o feminino ficou em quarto lugar.
O handebol feminino é outro candidato ao pódio que já frequentou muitas vezes. Nos últimos dois anos foi vice-campeão, mas antes disso, foi campeão cinco anos consecutivos, com o título de pentacampeão dos Joguinhos.
“Temos a expectativa de fazermos jogos bastante competitivos. Acreditamos que podemos integrar os quatro finalistas e, quem sabe, chegarmos à final pelo oitavo ano consecutivo”, disse o técnico Gerson Cabral.
A única preocupação, segundo Cabral, é que a base do time está jogando esta semana nos Jogos da Juventude em Aracaju.
“As competições serão emendadas. As meninas chegam domingo (18) de Aracaju e segunda já estreiam nos Joguinhos. Serão 12 jogos em 13 dias”, comentou Cabral.
Quem também está otimista é o técnico do atletismo Diogo Gamboa, que está enfrentando situação semelhante a do handebol feminino.
Neste final de semana ele e boa parte da equipe dos Joguinhos está em Cuiabá, disputando o Campeonato Brasileiro Sub-23, que termina domingo (18). Na quarta-feira (21), eles estarão em Timbó, na largada dos Joguinhos.

“Estamos com uma equipe menor, mas com muita qualidade. São atletas experientes, como os marchadores, Heron Miranda e Lilian Bitencourt, campeões brasileiros e que disputaram o Mundial esse ano; temos o Vitor Carpeggiani e o Maximino Kuhnen, em ótima posição no ranking nacional das provas de corrida e que certamente buscarão medalhas nos Joguinhos. Acreditamos que vamos alcançar bons resultados, estamos preparados para isso”, disse Diogo.
A competição é promovida pelo Governo do Estado e organizada pela Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), voltada para os jovens de 15 a 19 anos.