- Publicidade -
- Publicidade -
23.3 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

CBSurf Master Tour 2024 começa nesta quinta em Navegantes com atletas de várias gerações

Competição vai celebrar os 50 anos de surf em Navegantes

Atletas de diversas gerações que fizeram história no surf brasileiro vão competir na primeira etapa do CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos de Surf, que inicia na quinta-feira (4) e segue até domingo (7),  em frente a praça Central da cidade. O evento é promovido pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf).

A segunda etapa da competição acontecerá em Sergipe e a terceira em Balneário Camboriú. Existe a possibilidade de fechar uma quarta etapa no Rio de Janeiro finalizando o CBSurf Master Tour deste ano.

O diretor executivo da CBSurf, Bira Schauffert, disse que campeonatos desse porte geram renda, movimentam a economia e o turismo nas cidades-sede. 

“O turismo esportivo é uma nova porta de oportunidades que se abre nas cidades que recebem estes eventos, fomentando não só o comércio, mas o turismo da região com a presença de atletas de todo Brasil” disse.

- Publicidade -

Serão distribuídos R$70.000,00 (setenta mil reais) de premiação em dinheiro, e mais kits da Samoa Brasil divididos nas cinco categorias em disputa. Ao final do circuito, o campeão Master (acima de 35 anos) da temporada 2024 do CBSurf Master Tour receberá R$10.000,00 (dez mil reais) em dinheiro como bônus pelo título.

Navegantes: 50 anos de história no surf catarinense

Roni Ronaldo, campeão brasileiro Gran Kahuna 2023 (Foto: Márcio David)

A competição será especial para Navegantes, que neste ano comemora 50 anos de surf em sua história. O esporte chegou de maneira inusitada na cidade em 1974, quando os primos Emilson e João Roberto Reisser levaram a primeira prancha de Florianópolis para “Navega”. Desde então o surf não parou de crescer na cidade.

“Navegantes é uma cidade conhecida pelo surf, por suas ondas, por sua acolhida aos atletas que vêm de outras cidades. Em 2024 Navegantes completa 50 anos de surf em sua história, sendo um berço de surfistas com destaque regional e estadual. A realização dessa etapa do Circuito Brasileiro de Surf Master em Navegantes vem para consolidar o esporte na cidade e nossa vocação turística, dando protagonismo para nosso município e colocando-o no cenário nacional” declarou Liba Fronza, prefeito de Navegantes.

Com seus 14 km de praia, Navegantes oferece ondas perfeitas e com excelente qualidade em seus diversos bancos de areia, lhe rendendo até o apelido de “Trestles Catarinense”, em referência ao lendário point californiano.

Hoje Navegantes possui atletas que disputam etapas dos circuitos CBSurf e Fecasurf, e a base vem forte com o bicampeão catarinense Open Derek Adriano, os campeões catarinenses Sub-08 Gustavo Frutuoso e Henrique Cavilla (Surfboy) e o bicampeão mundial na modalidade Parasurf Rafael Lueders.

 A Associação Navegantes Surf Clube (ANS) tem realizado um excelente trabalho no seu segundo ano de circuito municipal com as categorias de base. A entidade tem focado nos atletas locais e vem promovendo atividades dentro e fora da água com total apoio da Fundação Municipal de Esporte e da Prefeitura Municipal de Navegantes.

Será um grande momento para Navegantes receber esta etapa do Circuito Brasileiro de Surf – Categoria Master. Isto demonstra o respeito da gestão municipal atual pela cultura esportiva local. Trata-se de um evento que trará grandes nomes do Brasil e que certamente colocará Navegantes no roteiro dos grandes eventos esportivos da modalidade. Importante ressaltar que o evento é em comemoração aos 50 anos de surf em Navegantes e, sem dúvida alguma, servirá de estímulo aos atletas locais e de toda a região” declarou Ricardo Echelmeier, superintendente da Fundação Municipal de Esporte (FME). 

Lendas do surf brasileiro confirmam presença 

Flávio Moraes, campeão Brasileiro Gran-Master 2023 (Foto: Márcio David)

No total serão cinco categorias em disputa nesta etapa que abrirá o calendário da Confederação Brasileira de Surf desta modalidade: Master, Gran Master, Kahuna, Grand Kahuna e Legends.

A competição contará com a presença de atletas que fizeram história no surf brasileiro nas décadas de 80, 90 e 2000e seguem praticando e competindo até hoje.

- Publicidade -

Alguns dos campeões brasileiros da temporada passada estarão em Navegantes para defenderem seus títulos. Flávio Moraes(RJ) na Gran-Master, Roni Ronaldo(SC) na Gran Kahuna, Péricles Dimitri(PR) na Master e Junior Rocha(RN) na Kahuna já confirmaram presença.

 “É com grande expectativa e entusiasmo para a CBSurf realizar o segundo ano do circuito Master. A Prefeitura de Navegantes(SC), através da sua Fundação Municipal de Esportes, presenteará todos os atletas e público com um evento cheio de atrações durante os quatro dias de disputas. Tudo isso só está sendo possível graças a essa grande iniciativa do poder público municipal” encerrou Bira Schauffert, diretor executivo da CBSurf.

Os quatro dias da primeira etapa do CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos – terá transmissão ao vivo pela internet no canal  CBSurfPLAY e no site cbsurf.org.br .

Campeões Brasileiros CBSurf Master Tour 2023

Péricles Dimitri(PR), campeão brasileiro Master 2023 (Foto: Márcio David)
  • Master (acima de 35 anos): Pericles Dimitri(PR)
  • Gran Master(acima de 40 anos): Flávio Moraes(RJ)
  • Kahuna(acima de 45 anos): Junior Rocha(RN)
  • Gran Kahuna(acima de 50 anos): Roni Ronaldo(SC)
  • Legend (acima de 55 anos): Sérgio Noronha(RJ)
  • Patrocínio: Prefeitura Municipal de Navegantes(SC) e Fundação Municipal de Esportes.
  • Apoio: Fu-Wax, Navega Beach e Samoa Brasil.
  • Homologação: Fecasurf e ANS (Associação Navegantes de Surf).
  • Realização: CBSurf (Confederação Brasileira de Surf)
- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -