Por Leonardo Pinto, especial para a AE
Em um jogo fraco, sem grandes emoções, Coritiba e Athletico-PR ficaram no empate sem gols, neste sábado, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, em partida válida pela 29.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado do clássico paranaense não foi bom para ninguém.
Seriamente ameaçado de rebaixamento à Série B, o Coritiba subiu para 22 pontos, mas segue dentro da zona de degola com a 20.ª e última colocação na tabela de classificação. O Athletico-PR, por sua vez, encontra-se na 10.ª posição, com 38 pontos, e ficou um pouco mais distante dos times que hoje conseguiriam uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. Mas está entre os classificados para a Copa Sul-Americana.
O JOGO – Os primeiros minutos da partida foram marcados pela forte defesa de ambas as equipes, uma vez que nenhuma delas conseguiu criar jogadas de risco e seguiram fechadas. Pouco a pouco, o Coritiba passou a apresentar mais perigo, especialmente em contra-ataques rápidos, com destaque para o lance de Sarrafiore, que, ao receber de Cerutti no meio de campo, chutou direto para o gol e exigiu atenção do goleiro Santos.
Aos 30 minutos, o Athletico-PR ainda parecia não achar seu espaço no campo, ao passo que o rival já contava com cinco finalizações. E assim permaneceu até os 45, quando Khellven cruzou para a área do Coritiba e o volante Richard soube aproveitar o rebote, mandando a bola pouco acima do gol.
No segundo tempo, o ritmo do jogo continuou baixo. O Coritiba continuava buscando chances em contra-ataques e, aos nove minutos, após dois erros consecutivos do Athletico-PR, Robson aproveitou a sobra de bola e trouxe outro lance perigoso para a equipe comandada pelo técnico Paulo Autuori.
As tentativas continuaram aos 18 minutos, quando Cerutti avançou pela direita, mandando diretamente para Ricardo Oliveira. O atacante venceu a marcação pelo alto, porém ao cabecear errou na força e a bola saiu pela lateral. Um pouco depois, aos 25, Sarrafiore recebeu na entrada da área e bateu. Mas como na jogada anterior, faltou força e a bola saiu pela esquerda.
A melhor chance do Athletico-PR veio aos 31 minutos, com falta sofrida e cobrada por Walter, que foi prontamente defendida por Wilson. O resto da partida seguiu sem maiores feitos para nenhum dos lados.
FICHA TÉCNICA
CORITIBA 0 x 0 ATHLETICO-PR
CORITIBA – Wilson; Maílton, Rhodolfo, Sabino e Guilherme Birô (Natanael); Hugo Moura, Nathan Silva e Sarrafiore (Neilton); Robson, Ricardo Oliveira (Pablo Thomaz) e Cerutti. Técnico: Gustavo Morínigo.
ATHLETICO-PR – Santos; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner Vinícius; Richard, Lucho González (Christian), Fernando Canesin (Bruno Leite), Léo Cittadini e Carlos Eduardo (Jadson); Bissoli (Walter). Técnico: Paulo Autuori.
CARTÕES AMARELOS – Robson e Guilherme Biro (Coritiba); Léo Cittadini (Athletico-PR).
ÁRBITRO – Ricardo Marques Ribeiro (MG).
RENDA E PÚBLICO – Jogo com portões fechados.
LOCAL – Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR).