A segunda etapa do Surf Talentos Oceano 2024, valendo 10 mil pontos para o Circuito Fecasurf de Base 2024 será disputada neste final de semana, na Praia Central, com expectativa de boas ondas.
Desde ontem (30), surfistas até 16 anos de Santa Catarina e de várias partes do país, estão em Balneário Camboriú, para disputar a segunda das quatro etapas da competição.
A primeira aconteceu em Garopaba. A terceira e quarta ainda sem locais e datas definidos.
“Para a Fecasurf é uma honra poder realizar um evento desse porte num momento importante para o surf na cidade. A Associação de Surf de Balneário Camboriú (ASBC) – uma das mais tradicionais do estado e que já revelou grandes talentos a nível nacional e mundial – está voltando às atividades com uma nova diretoria. Poder conciliar essa retomada da ASBC junto com a segunda etapa do Circuito de Base da Fecasurf é um momento simbólico e muito bem vindo a todos os envolvidos nesse projeto” disse Renato Melo, presidente da Fecasurf.
A Associação de Surf de Balneário Camboriú (ASBC) é uma das principais entidades do surf catarinense, e retornou recentemente ao cenário competitivo do estado. Na presidência está Tim Hamilton, que foi um dos idealizadores e fundadores da ASBC nos anos 90, e junto com sua diretoria, tem grandes planos para a entidade nos próximos anos.
“É um evento bem vindo em Balneário Camboriú, recebendo os melhores surfistas de base do Brasil, que hoje em dia chegam mais fortes que antes com muito mais recurso, com técnicos, com locais para treinar, etc. Santa Catarina é um celeiro de grandes atletas no país, e nessa retomada dos trabalhos da ASBC, nosso foco é investir no surf de base e honrar tudo que fizemos lá atrás” disse Tim Hamilton, presidente da ASBC.
Categorias e premiações por etapa e do circuito
Oito categorias fazem parte do cronograma do circuito: Sub-08, Sub-10, Sub-12 e Sub-14, Sub-16 Masculinas e Sub-12, Sub-14 e Sub-16 Femininas.
Destaque para a premiação oferecida durante o circuito deste ano. Os campeões de cada etapa em todas as categorias receberão vouchers valendo três sessões de surf na Surfland Brasil, com óculos de sol da marca Conexão Aqua para o primeiro e segundo colocados. Os demais finalistas receberão kits de premiação da Oceano e dos patrocinadores além de troféus.
Líderes do Circuito Surf Talentos Oceano/Fecasurf de Base 2024:
- Sub-16 Masculino – Yuri Gabryel
- Sub-14 Masculino – Michel Demétrio
- Sub-12 Masculino – Kaleb Henrique (ES)
- Sub-10 Masculino – Davi Lucca
- Sub-08 Masculino – JP Batatinha
- Sub-16 Feminino – Ana Aguiar
- Sub-14 Feminino – Kauanny de Souza
- Sub-12 Feminino – Lulu Vivan
Ações de Sustentabilidade do Evento
O Circuito Surf Talentos Oceano chega às praias com o objetivo de deixar impactos socioambientais positivos por onde realiza seus eventos.
Nesta segunda etapa a “bola da vez” é Balneário Camboriú, grande referência em gestão de resíduos sólidos na orla, com implantação de coleta seletiva e limpeza pública de praia, inclusive de micro lixo!
“Não faz sentido propormos uma ação de limpeza de praia em um local com uma gestão de resíduos tão eficaz, desta maneira, vamos focar em ações de educação socioambiental, dando ênfase também em meio digital, potencializando o alcance do público a ser conscientizado” disse o biólogo Reinaldo Jaeger, Gestor Socioambiental do Circuito Surf Talentos Oceano e Diretor de Sustentabilidade da FECASURF.
Para esta etapa o trabalho será desenvolvido com os fiéis parceiros do circuito, o Projeto Keep The Ocean Blue e a ONG Eco Local Brasil, que promoverão ações de educação socioambiental e brincadeiras com as crianças, tanto na beira da praia como em ambiente virtual. Também será convidado o projeto Recicla BC, para atuar no mesmo formato.
As ações de educação socioambiental iniciaram na sexta-feira, com a visita do Projeto Keep The Ocean Blue no Centro Educacional Municipal Taquaras. O projeto utiliza o esporte e os surfistas da Oceano Surf Wear como ferramenta para, por meio do exemplo, sensibilizar e educar as crianças do Ensino Fundamental a agirem com sustentabilidade.
Outra ação que segue sendo desenvolvida é a doação de mudas nativas durante o evento. O Circuito Surf Talentos inventariou junto ao Programa CarbonOk® as emissões de gases de efeito estufa de uma etapa em Balneário Camboriú no ano de 2018, e desde então vem doando mudas nativas ou realizando plantio em suas etapas. O objetivo é compensar um pouco destas emissões e colaborar no combate contra o aquecimento global.
Selo Evento Sustentável Fecasurf
Santa Catarina busca garantir a sustentabilidade dos eventos de surf em seu território, inserindo mais uma camada de proteção ambiental, por meio de um Capítulo Específico de Sustentabilidade no Livro de Regras das competições de surf.
A Fecasurf construiu um Plano de Gestão Ambiental (PGA) completo e personalizado para este evento, elaborado e executado por profissional tecnicamente e legalmente habilitado, que emite ART junto ao Conselho Regional de Biologia (CRBio).
Este PGA é composto por diversos Programas Ambientais, que visam eliminar, controlar e mitigar impactos negativos (resíduos, degradação de ambientes frágeis e protegidos, etc) e potencializar os impactos positivos (educação ambiental, engajamento social, etc.).
Com o objetivo de evidenciar para a sociedade os esforços dos eventos que são realizados dentro de um padrão de sustentabilidade, a FECASURF criou o SELO EVENTO SUSTENTÁVEL, atestando pelas boas práticas socioambientais do evento.
Este Selo Ambiental é concedido ao Circuito Surf Talentos Oceano, um dos pioneiros no Brasil em relação à sustentabilidade e à conscientização socioambiental.
Mais informações sobre a segunda etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2024, apresentado pela Surfland Brasil e Mini Kalzone, valendo pontos para o Circuito Fecasurf de Base 2024, pode ser acompanhado pelas redes sociais da @swelleventos @surftalentosoceano e @fecasurf .
Texto: João Lopes