- Publicidade -
- Publicidade -
21.7 C
Balneário Camboriú

Festival Anasol de Surf para Autistas reunirá 150 atletas na Praia Central em Balneário Camboriú

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

José Carlos, 69 anos: “Com musculação eu fiz o relógio biológico andar para trás”

“O que me motivou a ter disciplina foi uma doença degenerativa, uma artrose no quadril esquerdo, quando o médico...

Obra na Praia Central de Balneário Camboriú avança com testes no solo e rebaixamento do lençol freático

A obra de macrodrenagem da Praia Central de Balneário Camboriú, que começou no início de março, no Pontal Norte,...

Atendimento psiquiátrico será ampliado na rede municipal de Balneário Camboriú

A  prefeitura ampliou de 10 para 100 horas semanais a carga horária de atendimento psiquiátrico no Centro de Atenção...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

O Festival Anasol de Surf para Autistas vai receber 150 atletas de diferentes estados do Brasil com Transtorno do Espectro Autista (TEA), portadores da Síndrome de Down e deficiência física, neste sábado (2), na Praia Central de Balneário Camboriú. 

A sétima edição do evento, que aposta no surf como ferramenta de inclusão social, é organizada neste ano pela Anasol e inicia às 9h. 

Túlio Ferri, instrutor da Surfescola BC e idealizador do festival, explica que o evento recebe crianças e jovens de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. 

(Foto Lorenzo Degola)

Paralelo ao festival, será realizada a segunda edição do Circuito de Surfe de Inclusão, nas categorias Autismo e Síndrome de Down. O prêmio para o primeiro lugar de cada categoria é uma prancha de surf exclusiva, feita especialmente para os campeões do evento.

O Festival Anasol de Surf para Autistas contará também com a participação de 200 adultos voluntários que apoiarão toda a dinâmica do evento. Cada criança é acompanhada por pelo menos um voluntário que fornece todo o apoio no momento da competição.

“Surfar é um desafio para todos e atrelar este desafio em um contexto de muita agitação e barulho faz com que o autista supere a questão da sensibilidade sensorial e ganhe mais segurança e auto estima. Acrescentamos a este desafio a competição onde eles ganham notas conforme a performance sobre as ondas”, pontua Túlio. 

“Sabemos que a competição é um dos fatores evolutivos. O festival explora mais esta ferramenta, objetivando trabalhar a frustração, resiliência, perseverança e empatia”, completa.

- Continue lendo após o anúncio -

O propósito do festival, segundo o instrutor de surf, é também que eles se sintam campeões, por isso todos recebem medalhas de primeiro lugar, aliado a muita socialização, diversão e contato com a natureza. 

Para os voluntários, conforme Túlio, festival oferece a oportunidade para que mais pessoas conheçam e entrem no universo do autismo e síndrome de Down de uma forma divertida e emocionante.

O Festival Anasol de Surf para Autistas tem co-patrocinio da Saneplan Impermeabilização e COC de Balneário Camboriú, além de apoio da Inpot, Woodecutter Brasil, Alemão da Praia, Dekinha Baby e TR surfboard. 

A organização é da Surfescola BC, AMA Litoral, ASPI, Surf Sem Fronteiras, Onda Azul, Amor pra Down, FEPASD e Somos Mais.

Serviço

  • Festival Anasol de Surf para Autistas
  • Data: 2 de dezembro (sábado)
  • Horário: 9h
  • Local: Praia Central de Balneário Camboriú, altura da rua 2500
- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas