O surfista Elias Figue Diel, 47 anos, de Balneário Camboriú, venceu o Campeonato Mundial Para-Surf, neste sábado (11), em Prismo Beach, na Califórinia (EUA), na categoria ParaSurf VI 1.
Figue chorou muito, porque realizou o sonho que persegue há cinco anos, de chegar ao lugar mais alto do pódio.

Nos cinco últimos Mundiais, Figue integrou a seleção brasileira e em três campeonatos, ele ficou vice-campeão.
Na etapa decisiva, ele enfrentou o espanhol Aitor Francescena, o alemão Ben Neumann e o australiano Kirk Watson.
Pouco antes da disputa final, Figue disse ao Página3 que estava muito emocionado e com bons pressentimentos.
“É muito emocionante viver esta experiência do Mundial como atleta de Balneário Camboriú, pela Fundação de Esportes do município, e representante do Brasil no Campeonato de Parasurf. Curtimos boas ondas nas duas primeiras baterias classificatórias e conquistamos boas pontuações. Agora é manter a mente tranquila, porque o objetivo é subir no pódio em primeiro lugar. Desempenho o meu melhor para conquistar o título, com a consciência de que o resultado pertence ao universo”, declarou.

O Mundial iniciou na quarta-feira (8) e Figue conquistou excelentes notas nas etapas classificatórias e faz questão de agradecer a torcida e o incentivo dos patrocinadores: Portonave, Santacosta, Oceanic Aquarium, Fundação de Esportes de Balneário Camboriú, Ashvatta Yoga, Chiclete Trunk e Lora Surfboards.
Figue que perdeu a visão aos 16 anos em um acidente de carro, está competindo na categoria de atletas com deficiência visual total.
O campeonato organizado pela Associação Internacional de Surf (ISA) reúne atletas de surf adaptado do mundo todo.
