- Publicidade -
- Publicidade -
23.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Instituto Atletismo Balneário Camboriú prepara atletas de rendimento que vem se destacando em nível nacional

A construção de uma pista de atletismo é o principal objetivo e para isso o IABC busca apoio da comunidade

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos confirmou presença no evento de apresentação do Instituto Atletismo Balneário Camboriú (IABC), nesta quinta-feira (13), às 19h, no Hotel Geranium. Além dele, estarão presentes autoridades municipais, atletas e convidados.

A organização é da direção do Instituto, presidido pelo empresário André Colombo e pela coordenadora do IABC, Daiana Gamboa, que é treinadora também da equipe de rendimento da Fundação Municipal de Esportes (FMEBC), junto com Diogo Gamboa, Diego Ferreira e Mauro Alan de Paula.

A coordenadora do IABC, Daiana Gamboa (Foto Márcio Gonçalves)

“O objetivo desse encontro é apresentar o IABC à comunidade de Balneário Camboriú, divulgar o nosso trabalho no atletismo nos últimos 9 anos, nossas conquistas, porque as pessoas não tem a real dimensão da importância da nossa equipe”, disse Daiana.

- Publicidade -

No início de junho, André e Daiana ocuparam a tribuna legislativa, para apresentar o IABC e seus projetos aos vereadores.

O presidente do IABC, Andre Colombo (Foto Márcio Gonçalves)

“O IABC vem profissionalizar o atletismo na cidade, temos condições de colocar dois atletas na Olimpíada e a nossa pista de atletismo, onde eles são preparados em Balneário Camboriú, é uma vergonha. Por isso estamos pedindo apoio dos vereadores e da comunidade”, disse o presidente André aos vereadores. 

A treinadora Daiana detalhou as conquistas em números na Câmara Municipal: em 2015, o IABC conquistou mais de 300 medalhas estaduais; mais de 30 nacionais; mais de 10 internacionais. Atualmente a equipe do IABC/FMEBC atende média de 200 crianças na escolinha de atletismo e cerca de 60 nas equipes de rendimento, dos quais 30 recebem o auxílio do Bolsa-Atleta.

“Estes atletas já competiram no Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Costa Rica, Polônia, Turquia, convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo que nestas viagens assume as despesas. Desde 2018 fornecemos atletas e técnicos para seleção brasileira em várias categorias e ano passado tivemos nosso primeiro atleta, Douglas Hernandez Mendes em um Mundial adulto”, explanou Daiana na tribuna legislativa.

Balneário é categoria Ouro da CBAt

Em 2019 o IABC foi escolhido pela Confederação Brasileira (CBAt) como Centro de Descoberta de Novos Talentos. Do trabalho realizado em Balneário Camboriú foram preparados destaques nacionais e internacionais, entre eles, Douglas Hernandez Mendes e Anny Caroline de Bassi.

“Em 2021 a CBAt estabeleceu 60 destes Centros de Descoberta no Brasil: 20 na Categoria Ouro, 20 na Prata e 20 na Categoria Bronze. Balneário Camboriú é  Categoria Ouro da CBAt, pelo trabalho realizado e pelo suporte que a FMEBC dá. 

Como apoiar e profissionalizar o atletismo local

Daiana explica que todo esse crescimento levou o IABC a procurar um outro viés, para desonerar a Fundação.

- Publicidade -

“Nossa equipe ficou muito grande para a demanda da Fundação. Ela nos auxilia, mas não podemos depender só dela. Temos projetos aprovados pelo Ministério da Cidadania, somos autorizados a receber verbas através da captação fiscal (Lei 11.438 de incentivo ao esporte, qualquer pessoa pode doar 6% do IR e qualquer empresa que declare lucro real pode direcionar 1% do seu imposto para nosso projeto”, detalhou a coordenadora do Instituto.

A tão sonhada Pista

Atletas de destaque nacional e internacional, como Douglas e Anny, estão treinando em pista de barro. Eles e todos os atletas que disputam competições importantes precisam de uma pista moderna, adequada e o rendimento será bem diferente.

Esta é uma das principais expectativas do IABC. 

O projeto de uma pista nova existe há anos. Segundo Daiana, nos últimos nove anos pelo menos três vezes  já foi encaminhado, mas não passa disso.

“Estamos pedindo novamente por esta pista. Esta semana estivemos em reunião com o presidente da Fesporte, a convite do vereador Kaká e a pista foi um dos temas. A Fesporte tem um projeto de construção de seis pistas em Santa Catarina ano que vem, uma delas poderia vir a Balneário Camboriú, mas dependemos de uma contrapartida do município para tornar realidade a nossa tão sonhada pista. Aí está mais um pedido de apoio do IABC”, finalizou Daiana Gamboa.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -