- Publicidade -
- Publicidade -
17.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Meia Maratona Internacional de Balneário Camboriú reúne mais de 4,6 mil atletas neste fim de semana

Os corredores são de 275 cidades, sendo 116 delas municípios catarinenses 

Mais de 4,6 mil atletas, de 15 estados do Brasil e do Distrito Federal, farão parte da maior edição da história da Meia Maratona Internacional, que movimenta Balneário Camboriú neste final de semana.

As provas de 5 km e 10 km serão realizadas neste sábado (13), à tardinha, na Praia Central. 

A prova principal, de 21km, que dá nome à competição,  será na manhã de domingo 14), com largada e chegada na Barra Sul.

- Publicidade -

Do total de inscritos, 20% são atletas de fora de Santa Catarina. Os outros estados com maior número de representantes são Paraná e São Paulo. O atleta de origem mais distante de Balneário Camboriú vem do Amapá. Os corredores são de 275 cidades, sendo 116 delas municípios catarinenses. 

“A Meia Maratona Internacional de Balneário Camboriú 2024 está prestes a se tornar a maior da história justamente por esta mistura de culturas e sotaques que elevam ainda mais o propósito de celebração por meio do esporte. Será uma experiência única porque, além da corrida, os atletas também estarão envolvidos em uma atmosfera vibrante de música e cultura, tornando a edição deste ano ainda mais inesquecível”, afirma a coordenadora de eventos da Corre Brasil, Mariana Neves. 

Sábado

As provas de 5km e 10km nas areias da Praia Central (Foco Radical/Corre Brasil)

O primeiro dia da Meia Maratona Internacional de Balneário Camboriú será das corridas com distâncias mais curtas. A prova de 5 km soma 38% do total de inscritos, enquanto a de 10 km reúne 18% dos atletas. Em ambas, a largada será na Barra Sul, com os percursos inteiros pelas areias da Praia Central. 

Às 16h tem a largada para os 5 km. Depois, às 17h45, começa a corrida de 10 km. Uma série de atrações aguarda os corredores ao cruzarem a linha de chegada. No início da noite, quando todos tiverem completado seus desafios, a superestrutura da arena vai proporcionar o show ao vivo, aberto ao público, do músico e multi-instrumentista Toni Garrido.

Domingo

Do total de inscritos no evento, 44% estão na prova principal, os 21 km da meia maratona, com largada às 6h. do portal, em frente ao molhe da Barra Sul.

Dali os atletas percorrem toda orla pela Avenida Atlântica, sobem os 268 metros de ganho de elevação da Estrada da Rainha, onde estará um DJ tocando para incentivar os corredores, passam pela Praia dos Amores e tem seu retorno na Praia Brava, para fazer o trajeto de volta à arena. 

A chegada também terá uma grande festa. Assim que grande parte dos atletas ultrapassar a linha de chegada, o cantor, compositor e instrumentista Serginho Moah tocará canções pop e reggae. 

- Publicidade -

Disputa de pódio

A meia maratona promete muita disputa pelo primeiro lugar. Nesta edição, estão confirmados 20 atletas de elite. 

A prova masculina terá dois quenianos, Ezra Kipchumba Kering e Abraham Kipitok. Além deles, Jurandyr Couto Jr, campeão em outras edições, Ojanio dos Santos e Adilson Dolberth vão tentar vencer e quebrar o recorde dos 21 km, obtidos por Paulo de Paula há dois anos, com o tempo de 1h06m15. 

A prova feminina contará com a etíope Hawi Sirnesa em busca do título diante das locais Camila Wessler, Fabricia Stedille, Inalva Lilian Loes, Janine de Oliveira, Liana Tortato, Lisandra Zuanazzi e Tatiana Gomes. 

Retirada de kits

Na edição deste ano, a entrega de kits da Meia Maratona será na arena do evento, na Avenida Atlântica, em frente ao número 6006, na Barra Sul. A entrega iniciou ontem (12) com os kits de todas as distâncias disponíveis aos atletas das 14h às 19h. 

No sábado (13), a entrega de kits começa às 9h. Os atletas inscritos nas corridas de 5 km e 10 km têm até às 14h30 para efetuarem a retirada. Já os que vão participar da meia maratona têm até às 19h para pegarem seus kits. No ato da retirada, os participantes devem doar um quilo de alimento não perecível. 

Todas as doações serão destinadas para a Ama Litoral (Associação de Pais e Amigos do Autista). Os atletas também podem doar materiais de limpeza e higiene, entre as maiores necessidades da associação neste momento. 

Alterações no trânsito

As provas de 5 km e 10 km, na tarde deste sábado (13), serão realizadas nas areias da Praia Central. Por isso, não haverá qualquer impacto no fluxo de veículos. As alterações de trânsito ocorrem no domingo (14), para a realização da meia maratona. 

O tráfego de veículos na Avenida Atlântica será em meia pista das 5h às 9h. Na Estrada da Rainha, sentido Praia dos Amores, haverá desvio pela rua Miguel Matte, das 6h às 9h. Já na Avenida Normando Tedesco, o desvio será pela Rua 4.800, entre às 4h e 9h. 

Ações ecológicas 

Com objetivo de evitar qualquer resíduo nas areias da praia, nas corridas de 5 km e 10 km haverá áreas específicas de hidratação e descarte de copos de água. O atleta não poderá fazer o descarte em qualquer parte do trajeto que não seja em áreas especificadas. Além disso, a Meia Maratona Internacional de Balneário Camboriú 2024 vai contar com a gestão de resíduos recicláveis e orgânicos. A empresa Panaceia será a responsável em dar a destinação mais apropriada a todo lixo gerado no evento. 

A Meia Maratona Internacional de Balneário Camboriú 2024 tem a organização da Corre Brasil e é uma realização da Aacesc – Associação de Apoio a Cultura e Esporte de Santa Catarina. 

O evento tem o patrocínio de Supermercados Koch, RVB Malhas, Endorfina, Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, Mili, Girando Sol, Wickbold, YoPro, Orquídea e Nutry, conta com o apoio de Vono e Sagres Hotéis como hotel oficial.

Fonte: SixComm

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -