- Publicidade -
- Publicidade -
19.4 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Paratleta de Balneário Camboriú lança livro de crônicas e pensamentos na terça

Campeão Catarinense de bocha paralímpica lança livro sobre fé e esperança na próxima terça-feira (29), na Biblioteca Pública de Balneário Camboriú. O livro chama “Sem Deus” e é feito de crônicas e pensamentos que o autor teve nos últimos 16 anos. O mais surpreendente é a forma como o livro foi escrito: com a cabeça, literalmente!

Fernando e sua mãe, no dia em que receberam a primeira cópia impressa do livro (Rafael Wielewski)

Fernando Bittencourt Wolfram, 41 anos, tem paralisia cerebral por falta de oxigenação no momento do parto. Por isso, ele não anda e nem consegue falar, além disso tem alguns movimentos involuntários que atrapalham o seu processo de escrita. Mas tem uma cognição perfeita! E aprendeu a escrever com um equipamento adaptado à cabeça que permite que ele aperte as teclas do computador. E assim, tecla por tecla, ele vai expressando o seu mundo interno por meio de palavras.

É graças a um equipamento similar que ele consegue jogar bocha e se tornou campeão catarinense de bocha paralímpica. E ele também pinta quadros usando um pincel adaptado à sua cabeça. 

- Publicidade -

No livro ele faz uma reflexão profunda sobre o significado da fé e do amor entre as pessoas. Além, é claro, de passar por temas como preconceito e inclusão social.

“A minha história de vida é divertida e inclui momentos maravilhosos que eu vivi. Momentos bem vividos, mesmo sem andar e sem falar. Quando eu conheci Deus de verdade, a minha vida mudou completamente. Entendi o sentido da vida: é o amor! Amor pela vida, o amor de Deus sobre mim, o amor entre pessoas”, escreveu Fernando na sinopse da obra.

Fernando tem um irmão gêmeo e uma irmã mais velha. O pai faleceu quando eles eram crianças. Ele reconhece o papel de sua mãe, Marlete Bittencourt Wolfram, nas suas vitórias até aqui. 

“Deus colocou um anjo ao meu lado que é minha mãe. Ela é minhas pernas e os meus braços. Ela é uma guerreira e muito forte em todos os sentidos”, explica Fernando em um dos textos.

O jornalista Rafael Wielewski fez o trabalho de conclusão do curso de jornalismo sobre Fernando, há cerca de 15 anos.

“Ele já era campeão de bocha paralímpica na época e foi me enviando e-mail nos últimos anos, mandava textos, crônicas, situações que ele estava passando. Fui organizando esse material. Os textos são bem maduros, sobre a vida, a felicidade, Deus e fé. Ele sempre me dizia que tinha um sonho de escrever um livro, mas esse sonho parecia distante. Esse ano parei e decidimos: vamos fazer o livro”, conta Rafael.

A obra, que tem 171 páginas, está sendo lançada de forma autoral e será vendida no lançamento por R$ 40. Ela também pode ser comprada, impressa ou ebook, e entregue em todo o Brasil pelo endereço eletrônico abre.ai/semdeus

- Publicidade -

Trajetória esportiva

Fernando detém o título de Campeão Catarinense de Bocha Paralímpica na Categoria BC3. Ele já ganhou 22 medalhas de ouro, 21 de prata e sete de bronze nos Parajasc, Campeonatos Brasileiros e Circuitos Catarinense.

O Lançamento

O lançamento do livro será na Biblioteca Municipal Machado de Assis, na Terceira Avenida, esquina com a rua 2500, em Balneário Camboriú, na terça-feira (29), às 19h. 

Texto: Rafael Wielewski

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -