O paratleta fisiculturista de Balneário Camboriú, Tcharles Tiago Besing, 30 anos, venceu a categoria bodybuilding especial do MuscleContest International, ocorrido nesta semana, em Campinas/SP.
O esporte sempre fez parte da vida de Tcharles, que teve sua perna direita amputada por conta de um acidente de moto, e há sete meses ele se preparava para o concurso, onde sagrou-se campeão, além de ter sido o primeiro paratleta de Santa Catarina a participar e competir como fisiculturista especial.
Tcharles sempre lutou artes marciais, jogava basquete, e há mais de um ano pratica natação e handebol (sendo um dos convocados para a seleção brasileira) no Instituto Catarinense de Esporte para Deficientes (ICED) com apoio da Fundação Municipal de Esportes (FMEBC) e Secretaria de Inclusão Social.
Ele conta que a preparação para o MuscleContest International exigiu muita dedicação, foco e disciplina.
“Eu treino há muitos anos, mas o foco principal foi nos últimos sete meses, com treino correto de segunda a sábado e com dieta regrada onde os alimentos eram feitos e pesados, na balança, com quantidade de carbo e proteína correto e cinco refeições por dia”, relembra.
Nos últimos 15 dias antes da competição a dieta do paratleta ficou ainda mais restrita, com proteína.
“No dia fiquei super nervoso, pois nunca tinha participado desse evento tão grandioso, foi algo marcante”, afirma.
A categoria que Tcharles participou (bodybuilding especial) ainda não é oficial, mas ele comemora porque o primeiro passo, a inclusão de paratletas, foi dado, citando que ‘nada é impossível quando se tem foco, compromisso e determinação’ e que ‘mais vale ter uma mente inteira e um corpo mutilado do que ter um corpo bonito e inteiro e uma mente destruída’.
“Foi uma satisfação pessoal de superação. Muitos atletas ficaram impressionados com a minha dedicação e por alcançar um corpo a nível de competição, que sabemos que não é nada fácil conseguir. Foi gratificante, pessoas que não me conheciam vieram me parabenizar, falaram que sou um exemplo de superação, até mesmo o campeão da categoria acima de 102kg veio me procurar, dizendo que eu estava melhor do que muitos atletas que têm as duas pernas”, salienta.
Próximos eventos e importância de patrocínio
O fisiculturista conta que já retomou seus treinos e segue na dieta, focado em eventos que vão acontecer em breve, como o Rafael Brandão Classic 2020, que acontece nos dias 12 e 13 de dezembro. Porém, ele precisa de apoiadores e patrocinadores.
“Espero que essa vitória me ajude nisso. É muito importante esse patrocínio e apoio, com suplementos, inscrições para os eventos, vitaminas, manipulados, nutricionistas e roupas”, acrescenta.
Os atuais apoiadores/patrocinadores são: MFC – Mallon Fitness Center e Helio Henrique (treinador esportivo).
Quem puder apoiar/patrocinar pode entrar em contato pelo fone / WhatsApp 47 99910-3027.