Balneário Camboriú esteve representada por 27 paratletas nos I Jogos Paradesportivos da APESBLU, que encerraram esta semana, reunindo competidores dos três estados do sul e destacou-se entre os três municípios com maior número de modalidades inscritas.
O ICED/FMEBC/SDIS inscreveu 14 paratletas e disputou em seis modalidades (Atletismo Pista e Campo, Paraciclismo, Natação, Handebol em Cadeira de Rodas, Bocha Paralímpica e Xadrez.
A AFADEFI inscreveu 13 atletas para disputar no atletismo e bocha paralímpica. As duas instituições locais garantiram bons resultados e medalhas de participação. No atletismo participaram 11 paratletas e na bocha, dois, entre eles, Gabriel Prezzi, campeão na Classe BC2.
“O destaque da nossa equipe foi o atleta Cleiton Freitas, que se consagrou terceiro colocado na classificação ‘Destaque dos Jogos’, comemorou o presidente da Afadefi, Evandro Prezzi.
Cleiton Freitas disse que a competição foi ainda mais importante, pelo momento difícil que todos estão passando.
“O prazer de estar competindo novamente e conquistando o primeiro lugar em três provas e no arremesso de peso conquistar a melhor marca da vida foram conquistas importantes para mim. Só tenho a agradecer a APESBLU por nos dar a oportunidade, ao meu clube Afadefi por todo o apoio, ao meu técnico Caike Rovigo Jacob, por estar sempre me ensinando e incentivando a ir mais longe e ao Studio Bruno Fit por estar me preparando fisicamente. Agradeço a todos que votaram em mim, sem eles eu não teria conquistado o terceiro lugar de atleta destaque”, disse Cleiton.
A técnica do ICED, Gévelyn Almeida comemorou os bons resultados obtidos por sua equipe, mas também lamentou que os atletas Neucir Borsatto, Antônio Sanchez e Susana Cristina da Silva não competiram nas provas de arremesso do peso e lançamento de dardo, pela falta de materiais.
“No arremesso de peso pela falta de implementos de 2k e no dardo, a atleta Susana, que está liderando o ranking brasileiro e eu que sou líder de recorde brasileiro na mesma prova, não competimos por falta de dardos de 600gr. Por isso estamos trabalhando para que o paradesporto tenha materiais próprios. Se alguém puder ajudar nesse sentido, pode entrar em contato pelo meu telefone (47-9902-5999)”, disse Gévelyn.
Toninho, destaque no paraciclismo(Divulgação/Iced)
A equipe de atletismo da Afadefi(Divulgação/Afadefi)
Gabriel Prezzi, campeão de bocha (Divulgação/Afadefi)
Campeões do ICED
Atletismo
- 100m, 200, 400m – Arthur Cauê Teixeira, T54
- Arremesso do Peso/Lançamento de Disco F55 – Gévelyn Almeida.
- Arremesso do Peso/F63 – Rosenilda Aoyama;
- Lançamento de Disco/F52 – Antônio Carlos Sanchez
Natação
- 50m livres/50m costas/Classe S7 – Gévelyn Almeida
- 50m livre/100m livres/50m costas Classe S4 – Antônio Carlos Sanchez
- Xadrez/segmento auditivo – Manuela Manske
- Bocha Paralimpica – Neucir Borsatto Classe BC4
- Paraciclismo 15km contra relógio – Classe C5 – Pedro Sérgio Reis; Classe H2 – Antonio Carlos Sanchez.
- Handebol em Cadeira de Rodas – 3o Lugar
- Artilheiro Tcharles Besing – 70 pontos