- Publicidade -
- Publicidade -
20 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Professor e aluno foram Campeões Catarinenses de Tênis de Mesa

O professor de Tênis de Mesa, José Gamba Neto, e o aluno dele, Bruno Bork, de 12 anos, foram Campeões Catarinenses no último final de semana, em Jaraguá do Sul. Enquanto Neto já foi Campeão Estadual mais de 20 vezes (e duas vezes Campeão Brasileiro Individual), Bruno conquistou o título pela primeira vez. 

Segundo o professor, mesmo já tendo conquistado o Catarinense diversas vezes, a alegria e o ‘friozinho’ na barriga ainda aparecem no momento de subir ao pódio – o mesmo sentimento que tinha quando era criança. Ele compete há quase 30 anos competindo – começou a praticar tênis de mesa com 9 anos e com 10 já estava nos campeonatos. “Passei por todas as categorias no Catarinense, desde sub 11 ao veterano e, graças a muito treino, média de 4 horas por dia, consegui ganhar por diversas vezes competições estaduais e nacionais. Cheguei a representar o Brasil em algumas competições internacionais, conquistando bons resultados também”, diz.

Já o aluno campeão, Bruno Bork, que tem 12 anos, está seguindo os passos do mestre – começou a praticar com nove e foi Campeão Catarinense pela primeira vez no último final de semana. “Foi o primeiro título dele. Está muito feliz e está indo treinar mais empolgado agora (risos). Cheguei em Balneário Camboriú em 2005 para trabalhar com tênis de mesa  na cidade. Já formamos inúmeros  campeões, não tenho nem como citar nomes porque foram muitos, inclusive atletas que representaram o Brasil em vários países”, acrescenta Neto.

Inclusive é com os alunos que Neto também aproveita para treinar – ele elogia o grupo e pontua que possui ‘pupilos’ com ótimo nível técnico, e que sempre que está dando aula, acaba sendo auxiliado em sua preparação como atleta. “A nossa equipe é muito unida, todos são bem empenhados nos treinos. Já tivemos vários campeões formados dentro da nossa equipe, inclusive que hoje estão representando o Brasil lá fora. Assim como na vida, o esporte também apresenta desafios. Lidar com a derrota, superar obstáculos e aprender com os erros são partes essenciais do jogo. É através dessas experiências que crescemos e nos tornamos mais fortes, tanto como atletas quanto como seres humanos”, pontua.

O professor aproveita para revelar algo que sempre fala para os alunos – que na hora da competição o mental conta mais de 90%. “O trabalho mental é fundamental para o bom desempenho. Santa Catarina é o estado mais forte do Brasil na modalidade junto com São Paulo, em algumas categorias SC é mais forte, outras SP. Em Balneário Camboriú temos um ótimo trabalho de base pela Fundação Municipal de Esportes e temos a Academia BestPong na AABB, que tem aulas para todas as idades, do iniciante ao avançado”, comenta.

Neto convida o público que gosta de tênis de mesa a participar dos treinos, seja para competir ou por saúde e lazer. Há treinos gratuitos para crianças pela Fundação Municipal de Esportes da cidade e ainda a academia especializada na AABB. Mais informações: clique aqui.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -