A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Balneário Camboriú está com inscrições abertas para o Edital 002/2025 do Programa Bolsa Atleta até o dia 18 pela plataforma digital 1Doc (disponível no site da prefeitura).
A novidade deste ano é que o Bolsa Atleta foi reestruturado pela Lei nº 4.081/2025 e concederá 12 parcelas do benefício aos contemplados, que passam a receber o suporte financeiro de forma contínua no decorrer do ano correspondente ao edital.
Expectativa de receber 400 inscrições
Segundo o superintendente da FME, Diogo Catafesta, a expectativa é receber 400 inscritos nesta edição, que contempla 43 modalidades esportivas.
“Queremos beneficiar os atletas que realmente precisam, que dão resultado. Destaco a importância que a prefeita Juliana Pavan está dando ao esporte, o governo iniciou em janeiro e já neste início houve o ato da mudança da lei, porque é algo que os atletas precisam e faz diferença para eles”, diz.
Importância das 12 parcelas
Catafesta acrescenta lembrando que a mudança na lei [o pagamento dos 12 meses] era bastante solicitada pelos atletas, que era ‘um desejo e preocupação’ que eles tinham, porque sempre tinham dificuldade por ter atraso no pagamento ou quando havia atraso só recebiam por alguns meses e não cobria o ano todo.
“Muitas modalidades, a exemplo do atletismo, treinam o ano todo. É importante [o Bolsa Atleta o ano todo] para terem menos preocupações. Ainda é um valor abaixo do que seria o ideal – é um valor que ajuda, mas que sabemos que quando não cobre o ano todo faz falta”, comenta.
Quem pode se inscrever
O Bolsa Atleta conta com o valor de R$ 1,6 milhão – com um acréscimo de R$ 500 mil conquistado através de alteração na última LOA.
O programa busca incentivar atletas de alto rendimento que representam a cidade em competições estaduais, nacionais e internacionais envolvendo categorias olímpicas, paralímpicas e não olímpicas.
Interessados precisam atender a requisitos como: ter idade mínima de 12 anos; comprovar ser atleta de rendimento da modalidade; ter participado de competições oficiais em 2024; estar em plena atividade esportiva; residir em Balneário Camboriú há, pelo menos, dois anos; e atestar vínculo com a Federação Catarinense da modalidade.
Todas as informações sobre o processo de seleção dos candidatos (incluindo etapas, prazos e modalidades) podem ser encontradas no documento – publicado em www.fmebc.sc.gov.br/paginas/