- Publicidade -
- Publicidade -
12.2 C
Balneário Camboriú
8 julho, 2025, 08:59

Rafael Matos, atleta da ADK Tennis, de Itajaí, conquista o título do Australian Open e faz história

Atleta faturou o caneco ao lado de Luisa Stefani e os dois se tornaram a primeira dupla totalmente brasileira a levantar um Sla, Ymanitu Silva foi vice-campeão nas duplas no tênis em cadeira de rodas em participação também histórica

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Balneário Camboriú tentará quebrar recorde de maior pizza linear do Brasil

A Pizzaria Big Itália irá produzir uma pizza de 61 metros de comprimento, uma referência ao aniversário de Balneário...

Jovem de 21 anos foi vítima de acidente em Balneário Camboriú

Grazieli Ferreira, de 21 anos, faleceu em um acidente de trânsito no último sábado (5), no km 138 da...

Denúncias sobre pombos em Balneário Camboriú são frequentes

Se projeto que tramita na Câmara pedindo regras e medidas preventivas for aprovado, poderá haver mais fiscalização 
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Os tenistas Rafael Matos e Luisa Stefani derrotaram na final a dupla indiana, formada por Sania Mirza e Rohan Bopanna, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/2) 6/2 na quadra central Rod Laver Arena.

O título é histórico para o tênis brasileiro já que pela primeira vez uma dupla 100% brasileira ergue um caneco de Grand Slam. 

Matos e Stefani se tornam o sexto(a) e sétimo(a) brasileiros a vencer um torneio desse porte na história igualando feitos de Maria Esther Bueno (19 conquistas), Bruno Soares (6), Gustavo Kuerten (3), Marcelo Melo (2) e Thomaz Koch (1). 

Matos, 29º do mundo e primeiro do Brasil, soma seis títulos de ATP na carreira, cinco deles conquistados no ano passado e agora ergue seu primeiro Slam e maior conquista. 

Ele destacou o momento especial na carreira.

- Continue lendo após o anúncio -

“Jogar com outra brasileira, uma amiga de muito tempo é muito especial. Recebi mensagens de muitos brasileiros, de nossas famílias, amigos, foi muito especial esse momento para nós”, disse.

Rafael, treinado por Franco Ferreiro e que viajou para a Austrália ao lado do também treinador da ADK Tennis, Luiz Peniza, disse que o título é a realização de um sonho de criança. 

“Desde pequeno tu sonha com momentos assim e se tornar realidade é difícil de colocar em palavras. É muito gratificante, satisfação grande, dá um prazer, felicidade de olhar pra trás em tudo que tu trabalhou e sempre sonhou e teve como objetivo tornar realidade. Essas semanas aqui foram muito importantes. Estávamos bem focados nesse objetivo. Quando você trabalha e dá certo é sempre muito bom. Estou muito feliz com o resultado e o desempenho também”, disse.

Sobre a partida, ele disse que teve nervosismo, vacilo, mas manter a calma foi fundamental.

“Começamos bem, uma quebra na frente, nervosismo estava grande, demos uma vaciladinha, não usamos tanto nossas armas e fizemos o jogo deles. Mas o game do 3/5 foi muito importante e a gente conseguiu manter a calma e a cabeça no lugar. Depois da quebra, ter mantido o saque no 5 a 5 conseguimos soltar nosso jogo e dominar do jeito que queríamos que funcionasse”, apontou.

- Continue lendo após o anúncio -

Matos e Luisa começaram as conversas para jogarem duplas mistas juntos no meio do ano passado, quando a paulistana ainda terminava sua recuperação de cirurgia no joelho. 

O acerto veio em novembro após a definição do calendário e a disputa do Brasil na United Cup, em Brisbane, na Austrália, nos últimos dias de dezembro. E o sucesso foi instantâneo com duas vitórias contra a Itália e a Noruega.

No Australian Open foram mais cinco vitórias e só um set perdido, na semifinal contra os australiano Marc Polmans e Olivia Gadecki. 

Matos retorna ao Brasil na noite desta sexta-feira e na segunda-feira inicia os treinos com o time brasileiro que disputa a Copa Davis contra a China nos dias 3 e 4 de fevereiro em Florianópolis.

Ymanitu Silva, vice-campeão de duplas 

Ymanitu Silva com o troféu ao lado do treinador Wanderson Cavalcante (Divulgação)

O catarinense atleta ADK Tennis, Ymanitu Silva, oitavo do mundo na categoria Quad do tênis em cadeira de rodas, conquistou o vice-campeonato nas duplas ao lado do sul-africano Donald Ramphardi, nesta sexta-feira. Os dois caíram na final diante dos holandeses Niels Vink e Sam Schroder por 6/1 6/3.

- Continue lendo após o anúncio -

Ymanitu fez história ao ser o primeiro brasileiro cadeirante a jogar o primeiro Grand Slam do ano e já consegue a façanha de conquistar um troféu. Ele soma sua terceira final de Slam em quatro disputados. Foi vice de Roland Garros em 2019 e 2022, ambos nas duplas.

“Estou muito feliz com o vice-campeonato, quero agradecer a torcida durante essa semana e toda minha carreira. Receber esse carinho é muito importante. Sensação incrível disputar meu primeiro Slam aqui na Austrália, isso é muito importante pra mim. Demonstra toda a dedicação e trabalho meu e da minha equipe técnica. Não é fácil chegar até aqui, só quem trabalha duro como a gente sabe que é difícil, mas os sonhos podem se tornar realidade. Quero deixar um agradecimento especial para pessoas importantes que me fortalecem muito diariamente e foram muito importantes para estar aqui nesse torneio. Primeiro o Wanderson Cavalcante, meu amigo de anos e treinador. Sempre acreditou na minha carreira, me incentivou , então é um prazer estar aqui com ele e proporcionar isso pra ele. E outro que trabalha diariamente comigo, todo dia na quadra na ADK Tennis, todos os dias acreditando e incentivando”, disse Ymanitu.

A equipe ADK Tennis/Itamirim Clube de Campo conta com o patrocínio da Taroii Group e Promenac Veículos, os co-patrocínios CORE – Clínica de Ortopedia e Reabilitação Esportiva / Marcelo Pfitzer – Fisioterapia / Fort Atacadista e parcerias da FMEL – Fundação Municipal de Esporte e Lazer Itajai, Confederação Brasileira de Tênis e Federação Catarinense de Tênis.

texto: Gallas Press

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas