- Publicidade -
- Publicidade -
12.8 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Surfistas de Balneário Camboriú disputam etapa do CBSurf Master Tour que inicia em Navegantes

Rodrigo Wazlawick e Márcio Leal representam o surf local na competição que tem mais de 150 inscritos

Com 152 surfistas inscritos nas  cinco categorias, a primeira etapa do CBSurf Master Tour 2024, inicia nesta quinta-feira (4) e segue até domingo (7), em Navegantes, reunindo um time de surfistas que fizeram história no surf nacional e mundial.

Entre eles, Rodrigo Wazlawick e Márcio Leal de Balneário Camboriú. 

Wazlawick está completando 35 anos de surf, é o atual líder do ranking catarinense Fecasurf, na categoria Kahuna 2024, após sua vitória no ASPI Gran Master, realizado no dia 17 de março, na Praia Brava de Itajaí.

“A expectativa é muito boa para que entrem boas ondas, o nível é muito alto porque ali estarão os melhores Masters do Brasil. A competição gera uma verdadeira confraternização dos ídolos do surf brasileiro”, disse Wazlawick ao Página 3.

- Publicidade -
 Márcio Leal (Foto: Barbara Kantowicz)

Márcio Leal vai competir em duas categorias, Master e Kahuna e está confiante em conquistar um bom resultado. Experiente e com muitos títulos conquistados ao longo da sua carreira, Márcio disse ao Página 3 que desde 2019, quando foi vice-campeão brasileiro na categoria Gran Master, vem lutando para conquistar o lugar mais alto do pódio.

Ele é hepta campeão catarinense, campeão baiano, campeão norte nordeste, vice-campeão brasileiro; campeão brasileiro e sul americano de salvamento aquático e no ano passado foi novamente campeão catarinense e venceu o Circuito de São Francisco do Sul.

“Me inscrevi nas três categorias nessa etapa em Navegantes, mas esse campeonato é muito requisitado e só tem 32 vagas em cada categoria e são para ranqueados, acabei transferindo minha vaga na Gran Master para um surfista da Bahia e em Navega vou participar da Master e da Kahuna”, comentou o surfista.

Premiação

A competição faz parte do calendário de eventos da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e comemora os 50 anos de surf em Navegantes. A etapa tem apoio da Fundação Municipal de Esportes e prefeitura de Navegantes.

Serão distribuídos R$ 70 mil de premiação em dinheiro e kits da Samoa para as cinco categorias em disputa. O campeão Master da temporada 2024 receberá R$ 10 mil em dinheiro como bônus pelo título.

Navega, 50 anos de surf

Foto: Divulgação

A primeira etapa do CBSurf Master Tour 2024 celebra a história do esporte em Navegantes, que já sediou grandes eventos na cidade em seus 50 anos de surf. O primeiro campeonato em 1977 (o Gladson de Surf) foi patrocinado por uma famosa marca de jeans da região na década de 70. A competição começou na cidade vizinha de Itajaí e terminou em Navegantes, que apresentava condições clássicas para o encerramento do evento. Outro campeonato emblemático foi organizado pelo padre Valdir Vigário da paróquia de Navegantes em 1980. Este evento inclusive está registrado no lendário filme “Onda Seca”.
Em 1987 a cidade sediou uma etapa da extinta ANOCAS (Associação Norte Catarinense de Surf), entidade que seria o alicerce para a fundação da Federação Catarinense de Surf (FECASURF).

No século 21 a cidade continuou no radar de eventos importantes para o surf catarinense e brasileiro, recebendo etapas do Circuito Catarinense Amador (2008), Circuito Catarinense profissional (2009) e a etapa final do brasileiro de surf de 2019 (Porto Nave Surf Pro Navegantes).

Agora chegou a vez do CBSurf Master Tour 2024 desembarcar em “Navega”, celebrando toda essa história de eventos nessas cinco décadas de surf na cidade. 

“Esse evento é um presente especial para os surfistas locais. São 50 anos de história e muitas ondas surfadas nesse lugar mágico. Sou natural de Navegantes e sei o quanto a comunidade merece esse evento, pois todos gostam de surf aqui na cidade. Navegantes só têm a ganhar, pois também merece o reconhecimento por tudo que faz pelo esporte” disse Yan Boza, presidente da Associação Navegantes de Surf (ANS).

Cronograma e baterias prontas

O cronograma e a chave de baterias do evento estão disponíveis no site cbsurf.gov.br. A categoria Master está abrindo o primeiro dia de competição. As categorias em disputa terão os seguintes números de competidores: Master (32 atletas), Gran Master (32 atletas), Kahuna (32 atletas), Grand Kahuna (32 atletas) e Legends (24 atletas).

Os campeões brasileiros da temporada passada iniciarão a defesa de seus títulos na quinta bateria do primeiro round de suas respectivas categorias.

Master (acima de 35 anos) 

Péricles Dimitri (RN). (Foto: Márcio David)

O número um do ranking Péricles Dimitri (PR) enfrentará Adriano Camargo (SP), Douglas Noronha (SP) e Robson Gobatto (RS).

- Publicidade -

Gran-Master (acima de 40 anos)

O detentor do título de 2023 Flávio Moraes (RJ) terá pela frente Paulo Holly (SP), Riomar Rodrigues (SC) e Fábio Celestino (BA).

Kahuna (acima de 45 anos)

 Junior Rocha (RN). (Foto: Márcio David)

O campeão Júnior Rocha (RN) medirá forças com Paulo Holly (SP), Maurício Weyll (BA) e Fabiano Passos (RJ).

Entre os Gran-Kahunas o campeão 2023 Roni Ronaldo (SC) enfrentará Ayrton Almeida (PE), Marcelo MDio (SC) e Eduardo Lobato (MA).

Fechando com a categoria Legends, o campeão de 2023 Sérgio Noronha (RJ) não estará presente nesta etapa em Navegantes. Quem assume o posto de cabeça de chave número um é o vice-campeão do ano passado Cardoso Júnior (CE), que estreará na quinta bateria contra Lício Oliveira (SC) e Esdras Santos (BA).

A competição terá transmissão ao vivo pela internet no canal  CBSurfPLAY e no site cbsurf.org.br .

  • Realização: Confederação Brasileira de Surf – CBSurf
  • Patrocínio: Prefeitura Municipal de Navegantes(SC) e Fundação Municipal de Esportes.
  • Apoio: Fu-Wax, Surfland Brasil, Navega Beach, Samoa Brasil, MB Marketing Esportivo, D’Vicz Sorvetes e SN Internet.
  • Homologação: CBSurf, Fecasurf e ANS (Associação Navegantes de Surf).   
- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -