- Publicidade -
- Publicidade -
25 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Técnica de Balneário Camboriú é a segunda brasileira com formação internacional de Liderança de Gênero 

Com a especialização ela está habilitada a capacitar mulheres para cargos de liderança

A técnica do Instituto Atletismo Balneário Camboriú (IABC) e da Fundação Municipal de Esportes (FMEBC), Daiana Gamboa participou durante cinco dias do Curso de Moderadoras Liderança de Gênero, que terminou domingo (2), em Assunção, no Paraguai. 

Com a capacitação, Daiana é hoje a segunda mulher no Brasil com essa formação. A primeira é Elisângela Adriano. 

A capacitação visa formar moderadoras que poderão capacitar mulheres para cargos de liderança. É a terceira vez no mundo que acontece essa capacitação e a primeira vez na América do Sul. 

- Publicidade -
Daiana, única brasileira selecionada pela Confederação Sul Americana de Atletismo (Foto Divulgação/Arquivo Pessoal)

As participantes foram selecionadas pela Confederação Sul-Americana, por exercerem cargos de lideranças em suas áreas dentro do atletismo, treinadoras, gestoras e dirigentes. 

Daiana é Treinadora Nível 2 WA (IABC e FMEBC) e membro do Comitê Feminino da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Ela explicou que essa capacitação no Paraguai foi uma continuação do curso de Liderança de Gênero que ela fez ano passado, em Buenos Aires, durante três dias. 

“Eu fui indicada pelo Brasil e fui a única mulher indicada pela América do Sul, nesse curso de Liderança de Gênero que acontece desde 2020. Neste ano a Confederação Sul Americana escolheu as 15 melhores desde 2020, que realizaram este curso de Liderança para fazer o curso de Moderadora, e desta vez não fui indicada pelo Brasil, mas fui a única do Brasil selecionada entre todas para participar do curso no Paraguai”, comentou a técnica.

O curso foi mais extenso, iniciou com uma parte online feita na plataforma da Confederação Internacional de Atletismo, porque é um curso com titulação internacional.

Na condição de segunda treinadora do Brasil com essa titulação, a primeira Elisângela Adriano é coordenadora do Comitê Feminino da CBAt, do qual Daiana faz parte desde o ano passado, integrando as cinco mulheres que fazem parte do Comitê, a treinadora de Balneário Camboriú disse que está feliz pelo reconhecimento.

“Fiquei muito feliz em ter sido selecionada, porque isso  demonstra que as pessoas percebem minha dedicação no que faço, e me enxergam como possível líder. Tudo isso vem de acordo com o que faço na minha carreira, sempre trabalhei com treinamento e há alguns anos estou cuidando da gestão do IABC. Fui a primeira representante mulher treinadora do Brasil, na primeira seleção em 2018 e de lá para cá tenho ocupado cargos,  faço parte do Comitê Fiscal da Federação Catarinense de Atletismo, tenho andando mais para esses lados da gerência também, com vários cursos na área de gestão esportiva, é uma area que está me encantando bastante e vou indo para esse lado, mas sem largar o treinamento”, destacou Daiana.

- Publicidade -

Segundo Daiana, esse tipo de especialização é necessária e valoriza a participação feminina.

No caso específico, é uma especialização que ‘casa’ com o trabalho do casal de treinadores, ela atua no treinamento de base, iniciação e Diogo Gamboa é técnico de rendimento.

“Mas também estou assumindo a gestão, que é necessária para dar continuidade ao rendimento, hoje faço projetos, prestação de contas fiscal e toda a parte burocrática para que o IABC siga crescendo”, disse.

Daiana retornou motivada para incentivar outras mulheres a seguir seu exemplo.

“Na estrutura acho muito necessário esse tipo de curso. Por exemplo, para eu participar esse ano e ano passado, por ser casada, com uma vida profissional ativa e ter uma filha pequena, foi preciso toda uma estrutura, mas foi possível fazer e é isso que penso fazer com outras mulheres, incentivá-las a se capacitar para ocupar lugares de liderança, o que é muito importante para nós mulheres”, concluiu Daiana.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -