- Publicidade -
- Publicidade -
23.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Técnico e atletas de Balneário Camboriú premiados no Top do Ranking de Atletismo 2023 

A Federação Catarinense de Atletismo (FCA), realizou pelo sexto ano consecutivo o Top do Ranking 2023, uma premiação para os atletas que alcançaram as melhores marcas e tempos nas competições que disputaram no ano passado. 

A solenidade de premiação aconteceu em Joinville, no último dia 24. Foram entregues 82 troféus, entre eles, os 10 melhores de cada campeonato.

O Conselho Técnico da FCA também escolheu os melhores atletas do ano e o atleta revelação, nos dois naipes, além do melhor treinador.

- Publicidade -

Sete atletas do Instituto Atletismo Balneário Camboriú (IABC) e Fundação Municipal de Esportes (FMEBC) estavam entre os premiados, além do treinador deles, Diogo Gamboa, escolhido o  melhor técnico de 2023 em Santa Catarina.

Os atletas premiados são:

  • Anny Caroline de Bassi – melhor 100, 200 e 400m rasos
  • Douglas Hernandez Mendes – melhor 400m rasos
  • Guilherme Orelhas – melhor 800m rasos
  • Talles Silva – melhor salto em altura 
  • André Bessa dos Santos Melo – melhor 5000m marcha
  • Matheus Liberato – melhor 400m com barreiras 
  • Mayara Vicentainer – 20000m e 20km marcha atlética

“Muito mais que apenas um troféu”

(Divulgação/FCA)

“Não foi o primeiro prêmio que recebo de melhor atleta dos 400m de Santa Catarina, mas a emoção e a felicidade é como se fosse…porque é muito mais que apenas um ‘troféu’ é todo meu esforço, minha dedicação, meu suor e o amor por aquilo que faço todos os dias. A emoção sempre será muito grande toda vez que receber um prêmio desse, e a vontade de ser sempre melhor naquilo que faço”. 

A declaração é do premiado Douglas Hernandes Mendes da Silva, destaque nacional na prova de 400m rasos, sua especialidade e nas corridas de revezamento (masculino e misto); campeão brasileiro Sub-18, Sub-20 e na categoria adulto ano passado, conquistou medalhas de ouro e prata, nos Jogos Pan-Americanos, no Chile, nos 4x400m masculino e 4×400 misto, respectivamente; também foi prata na prova dos 400 metros rasos, do Campeonato Sul Americano Sub 23 e é um nome forte para integrar a seleção brasileira olímpica.

“Trabalho reconhecido é legal”

(Divulgação/FCA)

“Fiquei bem contente em ser premiado pela minha temporada do ano passado, fiquei bem feliz com as conquistas, e ter elas reconhecidas pela Federação Catarinense de Atletismo é bem legal”, comemorou André Bessa, 15 anos, premiado pelo melhor tempo nos 5000 metros de marcha atlética categoria Sub-16.

André começou no atletismo em 2020, parou por causa da pandemia e retornou às pistas em 2021, tempos depois iniciou a prática na marcha atlética, que vem rendendo muitos pódios. 

Bicampeão campeão catarinense de marcha 5km, André é recordista brasileir da prova com 25´32. Além disso, é vice-campeão brasileiro e foi bronze nos Jogos Sul-Americanos Escolares, em dezembro, no Chile.

Melhor técnico

(Divulgação/FCA)

“Um reconhecimento pelos resultados alcançados em 2023”, comemorou Diogo Dias Gamboa, eleito melhor treinador duas vezes (2018 e 2023). Ele tem uma carreira consagrada no atletismo: integrou a seleção brasileira 12 vezes: três como atleta (marcha atlética) e nove vezes como técnico.

Entre as conquistas do ano que passou, como treinador do Instituto Atletismo de Balneário Camboriú (IABC) e FMEBC, colecionou mais de 30 medalhas nacionais e três medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. 

Casado com Daiana Gamboa, técnica do IABC e da FMEBC, Diogo está entre os grandes nomes da nova geração de treinadores.

“O Diogo vem se destacando como treinador em diversas provas, já teve atletas medalhistas nacionais em provas de velocidade, meio, fundo, marcha, salto com Vara e revezamentos em diversas categorias. Acredito que os resultados que obtivemos com o IABC em 2023 ajudaram o Diogo a ganhar essa disputa! Ficamos em terceiro no Geral no Feminino e Masculino nos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), medalhas no Troféu Brasil, e principalmente as medalhas da Anny no Mundial Universitário e do Douglas e da Anny no Pan-Americano. Quem convive com ele sabe da sua dedicação diária para alcançar tais feitos”, confidenciou Daiana.

- Publicidade -

Diogo é Treinador nível IV pela World Athletics; é proprietário da Gamboa Sports, com atuação em Balneário Camboriú e São Paulo.

Instagram: @diogo.gamboa@gamboa_sports

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -