- Publicidade -
- Publicidade -
24.6 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Tenista de Balneário Camboriú na Seleção Brasileira na preparação para as Paralimpíadas de 2024

O tenista Lucas Correa da Silva, 23 anos, atleta do Instituto Catarinense de Esportes para Deficientes (ICED), de Balneário Camboriú, retornou há uma semana de São Paulo, onde esteve em treinamento com a seleção brasileira, no Centro Paraolímpico.

Lucas na seleção brasileira (Divulgação/ICED/BC)

A seleção brasileira está se preparando para o projeto Paris 2024, que visa melhorar o alto rendimento dos atletas de forma individual e coletiva. 

Esta foi a segunda convocação do tenista de Balneário Camboriú para treinar com a seleção brasileira. A primeira aconteceu no final do ano (de 28 de novembro a 2 de dezembro).

- Publicidade -

As convocações são consequência dos resultados que Lucas vem conquistando nos últimos anos. Ele joga tênis há 9 anos e faz parte do ICED há mais de dois anos.

“Meus principais títulos vieram em 2017 quando me consagrei campeão três vezes na categoria Júnior nos torneios Del mar Open, Semana Guga Kuerten e Gran Prix Brasil Wheelchair, que me levou à 9ª colocação no ranking mundial de Júnior. No profissional tive meu primeiro título de campeão de duplas em 2018 no torneio Butija Wheelchair Tennis Cup ao lado de Gustavo Carneiro. Em 2019 fui vice-campeão brasileiro da Copa das Federações e agora recentemente terceiro lugar na Copa das Federações do ano de 2022”, comentou o tenista. 

Lucas no Centro Paraolímpico (Divulgação/ICED/BC)

Lucas é atleta categoria Open desde os 13 anos, possui deficiência física congênita (amputação em membros inferiores), compete como atleta paralímpico desde o ano de 2017.

Em 2022 dois atletas do ICED foram convocados para a Seleção Catarinense Lucas Correa da Silva e Charles Teixeira que disputaram a Copa das Federações a nível nacional e conquistaram o troféu de bronze.

A diretora técnica do Iced, Gevelyn Almeida disse que as recentes conquistas do atleta Lucas são a resposta de termos abraçado a modalidade há pouco mais de 2 anos e meio.

O Tênis em Cadeira de Rodas é disputado em torneios organizados pela ITF Federação Internacional de Tênis onde os atletas jogam para manter-se entre os principais no ranking mundial. 

“A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) incentiva fortemente a modalidade promovendo diversos torneios chancelados pela ITF apoiando o TCR e seus atletas, inclusive na abertura de eventos onde as taxas de inscrição em torno de R$1000,00 cobrem não só os gastos de inscrição, mas hospedagem e alimentação no evento”, disse Gévelyn. 

- Publicidade -

Ela acrescentou que o ICED trabalha com diversas modalidades e participa de Editais do FundesporteBC que, em 2022, colaborou com a compra de materiais e uniformes para Tênis em Cadeira de Rodas.

“Nossa entidade busca aporte de patrocínio com empresas para apoio aos nossos atletas nas competições durante o calendário de eventos anual. Recentemente o atleta Lucas recebeu da Federação Catarinense de Tênis uma cadeira de rodas que auxiliará no seu rendimento esportivo, esse material atualmente está na faixa de R$7500.00 e entre outros materiais de reposição como pneus, câmeras, etc.

O ICED conta com o apoio da MVB Tenis Padel, que nos patrocina com o espaço dos treinamentos do Tênis em Cadeira de Rodas”, segue a diretora.

Ela destacou ainda que outra conquista recente veio por meio da intervenção do ICED junto ao Conselho Municipal de Esportes, buscando a inserção da modalidade no Programa Bolsa Atleta.

“Realmente uma conquista relevante quando se fala em reconhecimento da especificidade da modalidade e ao qual estamos na torcida que o atleta seja contemplado com o incentivo que o ajudará no seu dia a dia de treinamentos, viagens, e sua manutenção. Essas conquistas engrandecem a luta pelo crescimento do paradesporto local”, concluiu a diretoria do ICED/BC.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -