Com a participação de mais de 200 pessoas, entre autoridades, membros de entidades e comunidade em geral, aconteceu nesta semana, a 7ª Conferência da Cidade de Balneário Camboriú, no Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí da Universidade do Estado de Santa Catarina (Cesfi/Udesc),. O evento foi realizado nove anos após a última edição.
Cinco entidades poderão indicar os delegados que representarão Balneário na fase estadual, que será em agosto, em Florianópolis.
O secretário de Planejamento Urbano de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Silva, explicou que a Conferência é obrigatoriedade estatutária, foi a fase municipal dos próximos eventos que virão – estadual e nacional, respectivamente.

A 6ª Conferência Estadual das Cidades será nos dias 19, 20 e 21 de agosto, em Florianópolis.
O evento nacional será em outubro, em Brasília.
Aberta ao público, a conferência teve como tema “Construindo a política nacional de desenvolvimento urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”.
A prefeita Juliana Pavan discursou sobre o direito à cidade para todas as pessoas, em sua palestra, realizada após a apresentação e aprovação do Regimento Interno da conferência.
Durante a plenária final, foram apresentadas, debatidas e aprovadas as propostas construídas ao longo do encontro, consolidando as contribuições da comunidade para o desenvolvimento da cidade.
Na ocasião, também foram eleitos cinco delegados que representarão os interesses de Balneário Camboriú na etapa estadual da conferência: dois representantes de movimentos sociais, um de entidade empresarial, um de trabalhadores e um de instituição acadêmica.
Por enquanto, ainda não foram definidos quais são os delegados, somente as entidades eleitas – Movimentos Populares – Associação dos Moradores da Praia dos Amores (AMPA) e União das Associações de Bairro de BC (UNIBAC), Entidades Sindicais (trabalhadores) – OAB, Entidade Empresarial – Sinduscon e Entidade Profissional, Acadêmica e de Pesquisa e ONG – Udesc.
“Reunimos entidades participativas, movimentos sociais e empresariais, e cinco foram eleitas. Ainda deverão ser indicados mais três representantes do governo. Foi excelente [a Conferência], apresentamos trabalhos finais que serão levados à conferência estadual, nas áreas de segurança, meio ambiente e planejamento”, explicou Carlos Humberto.
Participantes poderão se candidatar ao Concidade
Segundo o secretário, quem participou da conferência vai poder se candidatar para poder participar do Conselho da Cidade – a eleição será entre agosto e setembro.
“O Concidade se reúne todos os meses e é um dos conselhos mais importantes da cidade. Ele funciona bem, todo mês temos reunião, há um calendário a se cumprir”, completou.