- Publicidade -
- Publicidade -
22.9 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Balneário Camboriú sedia 5º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes

Principal encontro estadual de tecnologia para prefeituras reúne prefeitos, gestores e servidores em Balneário Camboriú

O 5º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, principal encontro estadual para prefeituras discutir soluções inovadoras na gestão, vai acontecer nos próximos dias 17 e 18, no auditório da Univali.

O encontro é promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) e conta com o apoio da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), associações regionais de municípios, Univali e Prefeitura de Balneário Camboriú.

Participarão prefeitos, gestores e servidores municipais de Santa Catarina e de outros quatro Estados para tratar de diversas tecnologias que visam melhorar a eficiência do serviço prestado à população. 

- Publicidade -

O diretor da RCD, José Marinho, explicou que o objetivo é fornecer informações e conhecimentos que possam embasar as políticas públicas tão necessárias nesse momento de transformação digital das cidades, acelerado em função da pandemia de covid19. 

“Por isso a importância de facilitar o acesso à tecnologias capazes de impactar positivamente no desenvolvimento socioeconômico dos municípios. Seja cidade digital, conectada ou inteligente, o importante é a melhoria na qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

O presidente da Fecam e prefeito de Orleans, Jorge Koch, disse que as cidades inteligentes e sustentáveis geram economia, eficiência e transparência. 

“Tudo isso é potencializado quando se faz o uso inteligente da tecnologia nos serviços públicos, assim como recomenda a Carta Brasileira de Cidades Inteligentes. Além das ações que cada município já realiza, a Fecam juntamente com as associações de municípios e consórcios tem trabalhado para que todo município catarinense seja inteligente e sustentável”, destacou.

Koch segue explicando a importância do Congresso Catarinense para troca de experiências, trazendo as tendências na governança pública. 

“Cidades inteligentes e sustentáveis não são o futuro, é o presente, e muitos municípios já estão engajados fazendo a transformação digital, de acordo com sua capacidade e prioridade de adequação. Certamente o Congresso estadual de Cidades Digitais e Inteligentes fará com que voltemos a nossos municípios com mais ânimo e conhecimento”, enfatizou o presidente da Fecam.

Programação

Durante o Congresso serão apresentadas ações desenvolvidas por diversas prefeituras como da cidade sede, Balneário Camboriú, Brusque, Criciúma, Chapecó, Itajaí, Londrina (PR), Palhoça, Santo Ângelo (RS), Campo Grande (MS) e a primeira cidade inteligente brasileira com certificação ISO, São José dos Campos (SP). 

- Publicidade -

O gerente de Projetos na Secretaria de Telecomunicações (SETEL) do Ministério das Comunicações, Hélio Fonseca, também fala sobre o andamento da implantação do 5G no país e como as prefeituras devem se preparar para a chegada da nova tecnologia que irá permitir uma série de aplicações e conexão entre múltiplos dispositivos públicos. 

Prefeitos Inovadores

Durante o Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, a Rede Cidade Digital entregará o título de Prefeito Inovador 2022. 

O presidente da Fecam e prefeito de Orleans, Jorge Koch, é um dos selecionados pela implantação de câmeras de monitoramento no município de 22 mil habitantes. 

“Um reconhecimento a nível estadual, através do congresso estadual de cidades digitais e inteligentes, mostra que estamos no caminho certo”, comentou o prefeito.

A relação completa de prefeitos selecionados para o reconhecimento será divulgada nesta sexta-feira (11).

Soluções para cidades inteligentes

No evento, as administrações municipais também terão acesso a diversas soluções tecnológicas disponibilizadas pelas empresas 1Doc, Aprova Digital, Abase, Altbit Locação de Tecnologia, Betha Sistemas, Dígitro, Evolution Tecnologia Funerária, Furukawa, Gove, HeadNet, IPM Sistemas, Sigma Telecom, Softplan, Step, Topocart e VoxCity Tecnologia.

Inscrições

As inscrições para o 5.º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes são gratuitas para servidores públicos, representantes de entidades/universidades e devem ser feitas través da plataforma  https://www.sympla.com.br/rcd.

Apoiam o evento as Associações de Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), Região Serrana (Amures), Alto Uruguai Catarinense (Amauc), Região de Laguna (Amurel), Alto Vale do Itajaí (Amavi), Noroeste de Santa Catarina (Amnoroeste), Oeste de Santa Catarina (Amosc), Vale do Itapocu  (Amvali), Meio Oeste Catarinense (Ammoc), Extremo Sul (Amesc), Região Carbonífera (Amrec), Vale Europeu (Amve), Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), Região do Contestado (Amurc) e Entre Rios (Amerios).

Serviço

5º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes

17 e 18 de novembro – Balneário Camboriú – SC

Local: Centro de Eventos da Univali Balneário Camboriú – Bloco 07 (5ª Avenida, 1100 – Bairro dos Municípios, Balneário Camboriú – SC)

Inscrições gratuitas para servidores públicos e representantes de universidades/entidades: https://www.sympla.com.br/rcd

Fonte: Rede Cidade Digital

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -