A sexta edição do BC Foto Festival vai acontecer de 17 a 20 deste mês, em formato presencial, no campus da Univali Balneário Camboriú, no Bairro dos Municípios.

Estão programadas várias atividades sempre com início às 14h, palestras, roda de conversa, exposições (tudo gratuito) e as oficinas que serão pagas e precisam de inscrição.
O fotógrafo Marcelo Fernandes, idealizador do BC Foto Festival, falou sobre o evento que definiu como uma excelente troca de experiências. Acompanhe:
A expectativa
“A expectativa está bem alta. Depois de todo esse período de pandemia, acredito que as pessoas estão sedentas por eventos, por encontros e também pela questão da parceria que fechamos e que já vínhamos querendo há bastante tempo, com a Univali. Isso poderá aumentar o público pelos alunos da universidade, não só do curso de Fotografia como outros cursos que têm a disciplina fotografia”.
A Convocatória
“Foram mais de 100 projetos inscritos na convocatória, com trabalhos diversos sobre a temática ‘O amor é revolucionário’. Esse ano vai ser uma projeção dos selecionados e não uma exposição, por questões de custos”.
A Curadoria
“A Curadoria é feita por mim, pelo Flávio Fernandes e a Lucila Horn. Nós três que fazemos toda parte de organização, curadoria, seleção. Claro que várias pessoas que nos ajudam também”.
O local
“De forma concentrada no campus da Univali junto do anfiteatro tem um espaço grande, que chama foyer, onde estarão algumas exposições, entre elas a mostra “Venho de outros mares”, da artista Paloma Gomide que apresenta retratos de mulheres imigrantes que vivem na capital de Santa Catarina, o Encontro de Livros Latino-americnao, as rodas de conversas, as projeções, as oficinas e as palestras que serão no auditório ao lado”.
Exposição coletiva
“A única atividade que teremos fora da Univali vai ser uma grande exposição coletiva de fotógrafos que já participaram com a gente do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA). Todos esses artistas mandaram material para nós, foi feita uma curadoria e estarão expostos na coletiva na Galeria Cosmos (Avenida Brasil, 247, sala 01)”.
Agregar novas áreas da cultura
“Outra ação que já vínhamos com ideia de fazer há tempos, e esse ano estamos iniciando de forma singela, mas é um pontapé inicial, é agregar outras áreas da cultura dentro do Festival da Fotografia, como teatro, música, o que puder agregar…Esse ano vamos ter ali junto o Sarau da Tainha, evento conhecido na região e uma intervenção de grafite com o artista Berejuk”.
O patrocínio
“O Festival tem patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), Fundação Cultural e prefeitura de Balneário Camboriú. Uma parte executamos com recursos próprios”.
Programa das Oficinas

– “BC em Traços” – 17 de agosto.
– “Intervenções e Ressignificações” – 17 e 18 de agosto.
– “Auto edição de Fotolivro” – 18 e 19 de agosto.
– “Kombina com Foto” – 19 de agosto.
– “O Mundo Somos Nós – O Biótipo e o Fotógrafo” – 19 e 20 de agosto.
Para conferir a programação completa do 6º BC Foto Festival e se inscrever nas oficinas, os interessados devem acessar www.bcfotofestival.com.br.