- Publicidade -
- Publicidade -
27.5 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos movimenta Balneário Camboriú em abril

Balneário Camboriú será sede do Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos (C-MOVE Sul), nos dias 13 e 14 de abril, no Espaço FG Eventos. 

O objetivo do congresso é reunir representantes da indústria, poder público, técnicos e sociedade civil para uma discussão propositiva sobre os rumos da mobilidade elétrica nacional, abordando temas como políticas públicas, tecnologias e tendências sobre a mobilidade elétrica no Brasil e no mundo. 

Entre os temas que serão tratados no C-MOVE Sul, estão ESG, baterias, conectividade e micromobilidade.

- Publicidade -

Um dos destaques do encontro será a palestra sobre o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri).

A palestra será conduzida pelo Consultor em Projetos de Desenvolvimento Regional da AMFRI, João Luiz Demantova.

Ele apresentará o projeto, focado em três pontos centrais: um sistema de transporte público com veículos elétricos e reurbanização de vias para atender os deslocamentos intermunicipais das 11 cidades, a estruturação de parceria público-privada para implantação do túnel imerso entre Itajaí e Navegantes e a Mobilidade Ativa em Balneário Camboriú.

Para Demantova, a medida trará como benefícios, além da melhoria da infraestrutura de transporte público na região, baixas nos índices de poluição sonora e do ar e impactará até mesmo no escoamento e recebimento de mercadorias que passam pelos Porto de Itajaí e Navegantes, dois dos maiores do país em movimentação de contêineres. 

“O sistema de ônibus elétricos deve diminuir a quantidade de veículos particulares que transitam diariamente pelas BRs 101 e 470”, afirma ele, lembrando que, com os ônibus elétricos prestando serviços, os moradores da região não precisarão usar seus veículos particulares para boa parte dos deslocamentos intermunicipais.

A AMFRI representa os municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo. 

Além dos Portos de Itajaí e Navegantes, a região possui uma economia industrial diversificada, se destacando também no turismo de lazer e negócios. 

- Publicidade -

“A previsão é que até o fim de 2025 as obras de micromobilidade de Balneário Camboriú já estejam prontas. Já o túnel entre as cidades de Itajaí e Navegantes, de cerca de 350 metros de distância, deve ser finalizado até 2029”, revela Demantova.

Ricardo Guggisberg, presidente do Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável (IBMS) e da MES Eventos, organizadora de eventos de eletromobilidade, disse que a eletrificação dos veículos utilizados no transporte público vem sendo adotada com muito sucesso em diversos municípios brasileiros e a utilização de ônibus elétricos na mobilidade intermunicipal e interestadual são os passos seguintes desse processo. 

“É muito interessante ver uma região tão importante para a economia do país centralizar sua mobilidade em veículos elétricos e acredito que isso se tornará uma tendência nos próximos anos”, afirmou. 

DME

Ao fim do Congresso, os participantes poderão participar do DME – Dia da Mobilidade Elétrica. 

O evento, criado em 2016, em São Paulo, visa estimular o debate e difundir os benefícios da eletrificação na mobilidade urbana, por meio de veículos HEV (híbridos), PHEV (híbridos plug-in) e BEV (totalmente elétricos), além de componentes e infraestrutura e serviços ligados à mobilidade, como estações de recargas, charge service e relacionados. 

O trajeto está confirmado e percorrerá a Avenida Atlântica, em um trajeto de 3,8km.

Serviço

C-MOVE Sul: 13 e 14 de abril de 2023 / DME Sul: 14 de abril, após às 15h

Espaço FG Eventos

Avenida Atlântica, 5700, Centro

Balneário Camboriú, SC

fonte: MCE

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -