Mais de três mil pessoas prestigiaram a solenidade de abertura do XVIII Congresso Estadual das APAEs de Santa Catarina, neste domingo (20), no Centro de Eventos Júlio Tedesco. O evento segue até terça-feira (22).
Junto com o Congresso, que voltou a ser presencial após três anos (o último foi online, em 2021, por causa da pandemia), também estão acontecendo o Fórum de Autogestão e Autodefensoria e o Fórum da Família.
Esta é a segunda vez que o Congresso é realizado em Balneário Camboriú. A primeira foi em 2006.
Mais de 200 Apaes catarinenses participam do encontro, que trouxe o tema ‘Pessoa com deficiência: perspectivas contemporâneas nos diferentes ciclos da de vida’.
Além de palestras e mesas redondas, estão acontecendo apresentações culturais nos três dias do evento.
A APAE de Balneário Camboriú, presidida por Margid Buckstegge e pela diretora da escola, Sandra Luchtenberg, está na organização do encontro.
Na solenidade de abertura participaram o presidente da Federação das APAEs de Santa Catarina, além dos deputados Paulinha (Podemos) e Mário Motta (PSD).
A prefeita eleita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), acompanhada de seu vice, Nilson Probst (MDB), prestigiou a solenidade de abertura.
Juliana Pavan, enquanto vereadora, preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Balneário Camboriú, e destacou a relevância do trabalho realizado pelas APAEs no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e inclusiva.
“No ano passado realizamos uma importante audiência pública, sobre as necessidades no município para traçar metas, entre elas, a necessidade de um censo para aplicação de políticas públicas. Destaco aqui, o trabalho incansável que as APAEs realizam construindo uma sociedade mais justa e inclusiva, com direitos assegurados das pessoas e de suas famílias”, ressaltou a prefeita eleita.