- Publicidade -
- Publicidade -
16.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Cozinha Show estreia na ExpoMar com chefs convidados e experiências gastronômicas

Aulas de gastronomia com chefs convidados, ritual de abertura de um atum gigante, apresentação do “rei vermelho”, feira de produtos artesanais e uma paella gigante. A gastronomia ganha lugar de destaque na Feira de Negócios da EXPOMAR 2024- o evento realizado de 09 a 11 de julho, no Centreventos Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí-SC, será a vitrine da aquicultura e pesca, reunindo players, especialistas do setor e agora também produtores, chefs e amantes da boa mesa.

Como o pescado fresco é um dos carros-chefe da culinária do litoral catarinense, a ExpoMar e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) convidaram cinco chefs da região para comandar a Cozinha Show e apresentar receitas à base de peixes, frutos do mar e algas.A programação é gratuita e direcionada ao público credenciado na EXPOMAR 2024. A inscrição para as aulas da Cozinha Show podem ser feitas online e no local, com vagas limitadas.

Clique aqui para realizar seu credenciamento gratuito na ExpoMar.

- Publicidade -

Clique aqui para inscrever-se na Cozinha Show

“O objetivo da Cozinha Show é compartilhar com o público receitas saudáveis e nutritivas à base de peixes e frutos do mar da costa catarinense. Convidamos cinco chefs de cozinha locais, entre eles egressos da UNIVALI, para apresentar as técnicas e tendências em relação ao preparo e manuseio de pescados”, pontua o coordenador do curso de Gastronomia da Escola de Negócios, Educação e Comunicação (Enec) da UNIVALI, professor Marcos Arnhold Jr.

Experiências gastronômicas Com a inclusão da gastronomia no eixo do evento, a ExpoMar 2024 pretende conectar a cadeia produtiva de ponta a ponta- do pescador/produtor ao consumidor final- e estimular o aumento do consumo das proteínas provenientes da água. Estão previstas experiências gastronômicas e sensoriais nos três dias de programação: no dia 09 de julho será realizado o ritual de corte de um atum gigante, inspirado na cerimônia tradicional japonesa KAITAI, com a Rei do Mar Pescados; no dia 10 de julho, apresentação do camarão carabineiro, com a Cordeiro Pescados; e no último dia (11 de julho) a preparação uma paella gigante e lançamento da Semana do Pescado.

O Corredor do Sabor, área exclusiva para empresas que produzem/processam pescados, entre outros negócios que valorizam insumos locais e a biodiversidade, funcionará todos os dias.

PROGRAMAÇÃO COZINHA SHOW

09 de julho – Terça 14h30min – 15h30min – Ceviche de banana da terra com Kappaphycus alvarezii A chef Aline Lopes, professora de gastronomia do SENAC (@senacsantacatarina), apresenta um ingrediente ainda pouco conhecido, mas que promete cair no gosto do público: a Kappaphycus alvarezii. O potencial gastronômico da macroalga é alvo de estudo do Senac nos últimos anosem uma parceria técnica com a Epagri. Além de trazer sabor, aroma e textura, a macroalga pode ser um agente espessante, emulsificante e estabilizante em diversos preparos

16h – 17h – Croqueta de garoupa recheada com camarão e palmito cremoso O Chef Willian Aimar (@chefwillianaimargastronomia), formado pela UNIVALI e consultor do Sebrae e na WA Consultoria, une crocância e cremosidade num aperitivo só. “Irmã” do croquete, a croqueta tem origem espanhola e costuma ter recheio mais cremoso do que o petisco brasileiro. Na Cozinha Show, o chef prepara uma versão de croqueta de garoupa- peixe muito apreciado pela carne branca, macia e suculenta, com recheio de camarão e palmito cremoso.

- Publicidade -

10 de julho – Quarta 14h30min – 15h30min – Tilápia crocante com molho de beterraba e manjericão 16h – 17h – Filé de Merluza a Belle MeuniereO Chef Alex Bortholazzi (@alexbortholazzi) da Academia Bunge tem 20 anos de experiência, 10 deles dedicados à Bunge Alimentos. Com vasto conhecimento em pescados, valoriza cada corte e produto apresentado. Na Cozinha Show comandará o fogão no segundo dia com dois pratos, explorando os pescados em diferentes preparos.

11 de julho – Quinta 14h30min – 15h30min- Ebi tempurá e Ebi mayo Também formado pela Univali, o chef Leco Mendes atua no mercado gastronômico há mais de 25 anos. Proprietário do Restaurante Oishii (oishii_bc), é especialista em cozinha tradicional japonesa e dedica-se à cozinha Washoku, reconhecida como patrimônio cultural da humanidade. Na Cozinha Show ensinará a preparar o tempurá de camarão rosa e o camarão sete barbas empanado e finalizado com maionese japonesa.

16h – 17h – Arraial do Bonsucesso- Filé de Tainha com mel de bracatinga e farofa de pinhão Quem encerra a programação da Cozinha Show é o acadêmico concluinte do bacharelado em Gastronomia da Univali (@gastrounivali), Carlos Eduardo da Silva, com o prato Arraial do Bonsucesso, que foi consagrado vencedor do 2° concurso Étnico – Cultural: uma volta ao mundo na culinária de Balneário Camboriú-SC. O prato une ingredientes do litoral e da serra catarinense, misturando temperos, sabores e saberes indígenas, portugueses, ribeirinhos e quilombolas, que fazem parte da identidade catarinense.

Realização, patrocínio e apoio

A ExpoMAR é promovida pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil com a correalização do SINDIPI – Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, Univali – Universidade do Vale do Itajaí, Fundep – Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação e prefeitura de Itajaí-SC.

Tem o patrocínio do Secretaria de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Caixa Econômica Federal, Ministério da Pesca e Aquicultura, Governo Federal, Banco do Brasil, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) e Faesc/Senar Santa Catarina.

A ExpoMar tem o apoio da Abipesca – Associação Brasileira das Indústrias de Pescados, ACAQ – Associação Catarinense de Aquicultura, Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Conepe – Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Peixe BR – Associação Brasileira da Piscicultura e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -