- Publicidade -
- Publicidade -
11.2 C
Balneário Camboriú
8 julho, 2025, 07:45

Cozinha Show estreia na ExpoMar com chefs convidados e experiências gastronômicas

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Balneário Camboriú tentará quebrar recorde de maior pizza linear do Brasil

A Pizzaria Big Itália irá produzir uma pizza de 61 metros de comprimento, uma referência ao aniversário de Balneário...

Jovem de 21 anos foi vítima de acidente em Balneário Camboriú

Grazieli Ferreira, de 21 anos, faleceu em um acidente de trânsito no último sábado (5), no km 138 da...

Denúncias sobre pombos em Balneário Camboriú são frequentes

Se projeto que tramita na Câmara pedindo regras e medidas preventivas for aprovado, poderá haver mais fiscalização 
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Aulas de gastronomia com chefs convidados, ritual de abertura de um atum gigante, apresentação do “rei vermelho”, feira de produtos artesanais e uma paella gigante. A gastronomia ganha lugar de destaque na Feira de Negócios da EXPOMAR 2024- o evento realizado de 09 a 11 de julho, no Centreventos Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí-SC, será a vitrine da aquicultura e pesca, reunindo players, especialistas do setor e agora também produtores, chefs e amantes da boa mesa.

Como o pescado fresco é um dos carros-chefe da culinária do litoral catarinense, a ExpoMar e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) convidaram cinco chefs da região para comandar a Cozinha Show e apresentar receitas à base de peixes, frutos do mar e algas.A programação é gratuita e direcionada ao público credenciado na EXPOMAR 2024. A inscrição para as aulas da Cozinha Show podem ser feitas online e no local, com vagas limitadas.

Clique aqui para realizar seu credenciamento gratuito na ExpoMar.

Clique aqui para inscrever-se na Cozinha Show

“O objetivo da Cozinha Show é compartilhar com o público receitas saudáveis e nutritivas à base de peixes e frutos do mar da costa catarinense. Convidamos cinco chefs de cozinha locais, entre eles egressos da UNIVALI, para apresentar as técnicas e tendências em relação ao preparo e manuseio de pescados”, pontua o coordenador do curso de Gastronomia da Escola de Negócios, Educação e Comunicação (Enec) da UNIVALI, professor Marcos Arnhold Jr.

- Continue lendo após o anúncio -

Experiências gastronômicas Com a inclusão da gastronomia no eixo do evento, a ExpoMar 2024 pretende conectar a cadeia produtiva de ponta a ponta- do pescador/produtor ao consumidor final- e estimular o aumento do consumo das proteínas provenientes da água. Estão previstas experiências gastronômicas e sensoriais nos três dias de programação: no dia 09 de julho será realizado o ritual de corte de um atum gigante, inspirado na cerimônia tradicional japonesa KAITAI, com a Rei do Mar Pescados; no dia 10 de julho, apresentação do camarão carabineiro, com a Cordeiro Pescados; e no último dia (11 de julho) a preparação uma paella gigante e lançamento da Semana do Pescado.

O Corredor do Sabor, área exclusiva para empresas que produzem/processam pescados, entre outros negócios que valorizam insumos locais e a biodiversidade, funcionará todos os dias.

PROGRAMAÇÃO COZINHA SHOW

09 de julho – Terça 14h30min – 15h30min – Ceviche de banana da terra com Kappaphycus alvarezii A chef Aline Lopes, professora de gastronomia do SENAC (@senacsantacatarina), apresenta um ingrediente ainda pouco conhecido, mas que promete cair no gosto do público: a Kappaphycus alvarezii. O potencial gastronômico da macroalga é alvo de estudo do Senac nos últimos anosem uma parceria técnica com a Epagri. Além de trazer sabor, aroma e textura, a macroalga pode ser um agente espessante, emulsificante e estabilizante em diversos preparos

16h – 17h – Croqueta de garoupa recheada com camarão e palmito cremoso O Chef Willian Aimar (@chefwillianaimargastronomia), formado pela UNIVALI e consultor do Sebrae e na WA Consultoria, une crocância e cremosidade num aperitivo só. “Irmã” do croquete, a croqueta tem origem espanhola e costuma ter recheio mais cremoso do que o petisco brasileiro. Na Cozinha Show, o chef prepara uma versão de croqueta de garoupa- peixe muito apreciado pela carne branca, macia e suculenta, com recheio de camarão e palmito cremoso.

- Continue lendo após o anúncio -

10 de julho – Quarta 14h30min – 15h30min – Tilápia crocante com molho de beterraba e manjericão 16h – 17h – Filé de Merluza a Belle MeuniereO Chef Alex Bortholazzi (@alexbortholazzi) da Academia Bunge tem 20 anos de experiência, 10 deles dedicados à Bunge Alimentos. Com vasto conhecimento em pescados, valoriza cada corte e produto apresentado. Na Cozinha Show comandará o fogão no segundo dia com dois pratos, explorando os pescados em diferentes preparos.

11 de julho – Quinta 14h30min – 15h30min- Ebi tempurá e Ebi mayo Também formado pela Univali, o chef Leco Mendes atua no mercado gastronômico há mais de 25 anos. Proprietário do Restaurante Oishii (oishii_bc), é especialista em cozinha tradicional japonesa e dedica-se à cozinha Washoku, reconhecida como patrimônio cultural da humanidade. Na Cozinha Show ensinará a preparar o tempurá de camarão rosa e o camarão sete barbas empanado e finalizado com maionese japonesa.

16h – 17h – Arraial do Bonsucesso- Filé de Tainha com mel de bracatinga e farofa de pinhão Quem encerra a programação da Cozinha Show é o acadêmico concluinte do bacharelado em Gastronomia da Univali (@gastrounivali), Carlos Eduardo da Silva, com o prato Arraial do Bonsucesso, que foi consagrado vencedor do 2° concurso Étnico – Cultural: uma volta ao mundo na culinária de Balneário Camboriú-SC. O prato une ingredientes do litoral e da serra catarinense, misturando temperos, sabores e saberes indígenas, portugueses, ribeirinhos e quilombolas, que fazem parte da identidade catarinense.

Realização, patrocínio e apoio

A ExpoMAR é promovida pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil com a correalização do SINDIPI – Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, Univali – Universidade do Vale do Itajaí, Fundep – Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação e prefeitura de Itajaí-SC.

- Continue lendo após o anúncio -

Tem o patrocínio do Secretaria de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Caixa Econômica Federal, Ministério da Pesca e Aquicultura, Governo Federal, Banco do Brasil, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) e Faesc/Senar Santa Catarina.

A ExpoMar tem o apoio da Abipesca – Associação Brasileira das Indústrias de Pescados, ACAQ – Associação Catarinense de Aquicultura, Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Conepe – Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Peixe BR – Associação Brasileira da Piscicultura e UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas