- Publicidade -
- Publicidade -
24.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Cúpula Mundial da Família 2023 acontece nesta semana, em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú será a primeira sede catarinense da Cúpula Mundial da Família 2023 (World Family Summit 2023), que abordará o tema “Investir nas famílias: Acelerar a década de ação e a implementação da Agenda 2030 para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, a partir desta quarta-feira (14) até sexta (16), no Hotel Sibara Flat & Convenções.

Mais de 80 delegações internacionais são aguardadas para o encontro organizado pela World Family Organization (Organização Mundial da Família), pelo Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR), em parceria com a Divisão para o Desenvolvimento Sustentável Inclusivo, o Escritório de Financiamento para o Desenvolvimento Sustentável e a Seção de ONGs, vinculados às Nações Unidas.

Os países representados são Tunísia, Portugal, Líbano, Peru, Estados Unidos, Lituânia, Arábia Saudita, Croácia, China, Alemanha, Espanha, Grécia, Etiópia e Brasil. 

- Publicidade -

A secretária de Inclusão Social de Balneário Camboriú, Christina Barichello, salientou que esta será a primeira vez que um evento como este acontece em Santa Catarina. 

A abertura oficial da Cúpula será às 14h, mas desde a manhã de quarta-feira as delegações e convidados começam a ser recepcionados e serão iniciados os trabalhos. 

“Virão delegações de várias partes do mundo, de países como Portugal, Senegal, Espanha… a presidente da WFO, Deise Kusztra e sua delegação também estarão presentes, assim como o governador Jorginho Mello e da delegação da Unitar, Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa, braço de treinamentos da ONU”, diz.

Segundo a secretária, Balneário está recebendo o evento como um reconhecimento pelo trabalho que o município realiza em prol das famílias, inclusive tendo a Casa da Família, local onde funcionam diariamente mais de 100 oficinas e atividades gratuitas voltadas aos moradores de Balneário. 

“Foi o diferencial para Balneário Camboriú conseguir trazer o evento. O desejo de sediar este evento internacional surgiu quando, em junho de 2022, o prefeito Fabrício participou da Cúpula Mundial da Família em Genebra, na Suíça”, acrescenta. 

Na participação de Fabrício, ele apresentou o case do município no enfrentamento à pandemia de Covid-19 e da Casa da Família – que inclusive será visitada por delegações durante o período do evento.

Durante os três dias da Cúpula, os participantes irão debater o tema “Investir nas famílias: Acelerar a década de ação e a implementação da Agenda 2030 para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, seguindo questões que envolvem famílias em todo o mundo. 

- Publicidade -

“Cada país, cada representante, vai trazer as suas questões. Acredito que será bem bacana e um momento que vai contribuir muito também para Balneário, pois poderemos trocar experiências com várias pessoas, conhecendo projetos e ações que deram certo. Devem participar também deputados e ONGs que trabalham com a família, inclusive de Balneário”, pontua Christina.

As inscrições seguem abertas, são gratuitas e devem ser feitas por este link (http://www.worldfamilysummit.org/registration.php).

Saiba mais sobre o evento

A Cúpula tem entre seus objetivos tornar a década de 2020-2030 um período de ações efetivas e garantir a plena implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em nível local, onde os municípios, através de suas lideranças serão os protagonistas para a aceleração da Agenda 2030. 

Segundo a presidente da WFO, Deise Kusztra, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável criou o consenso de que a dignidade do indivíduo é fundamental. 

“Os objetivos e metas da Agenda devem ser alcançados por todas as nações e pessoas e por todos os segmentos da sociedade. Desta forma, precisamos formar os gestores municipais para liderarem este desafio, e Santa Catarina é o lugar ideal para este encontro”, explica.

Durante o evento, o UNITAR, a Organização Mundial da Família e o Instituto Development Partners assinarão um protocolo de intenções objetivando a implementação da Universidade de Prefeitos no Brasil, através de um curso híbrido (presencial e online), em língua portuguesa, duração de nove meses e certificação internacional emitida pelo UNITAR, buscando a formação continuada dos gestores públicos com o objetivo de acelerar o atingimento das metas. 

A intenção dos organismos internacionais é iniciar a Universidade de Prefeitos pelo Estado de Santa Catarina e ampliar, posteriormente e de forma gradativa, para os demais estados brasileiros. 

“O legado do evento será sentido por muito tempo. Além da apresentação da Universidade, o encontro dará origem a uma Declaração que será assinada por todas as delegações presentes com o objetivo de ajudar as nações a agirem em favor da Agenda 2030”, completa Deise.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -