- Publicidade -
- Publicidade -
17 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Encontro dos Dirigentes dos Institutos Federais da Região Sul movimenta IFC Camboriú durante três dias

Abertura vai acontecer nesta segunda-feira às 19h e contará com a presença de autoridades do Ministério da Educação, Ministério do Esporte e Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

A quarta edição da Reunião dos Dirigentes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Sul, a Reditec Sul, inicia nesta segunda-feira (15), no IFC Camboriú, com a participação de reitores, pró-reitores, diretores-gerais e diretores sistêmicos dos IFs de Santa Catarina (IFC e IFSC), Paraná (IFPR) e do Rio Grande do Sul (IFFar, IFSul e IFRS). 

A Reditec Sul também contará com a presença de autoridades do Governo Federal, atuantes em cargos nos Ministérios: da Educação (MEC); Esporte e dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Neste ano, a Reditec Sul terá como anfitriões os IFs catarinenses, o IFC e o IFSC. 

- Publicidade -

A temática do evento será “Novos tempos, novos rumos: a rede que queremos” e reunirá autoridades para debater os desafios da rede federal e as perspectivas de futuro. 

A Reditec Sul terá uma programação bem completa e contará com: apresentações culturais, reunião dos Fóruns do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), depoimento de egressos sobre como os IFs mudaram as suas vidas, e muito mais.

Cerimônia de entrega de cão-guia

No último dia da Reditec Sul (17), a partir das 9h30, no auditório nobre do IFC Camboriú, os participantes terão a oportunidade de assistir a entrega do cão-guia Kôbe para Leonardo Silguero Pimental, morador de Foz do Iguaçu/PR. Leonardo é atleta da modalidade Goalball e foi contemplado na chamada pública específica para paratletas, resultado de um trabalho conjunto realizado entre o IFC, a Secretaria Nacional de Esportes de Alto Rendimento (SNEAR) da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Com o edital, outros sete atletas paralímpicos já receberam cães-guia. Até o momento, o Centro já entregou 44 cães para a comunidade cega.

Autoridades confirmadas

  • Secretária Nacional de Esporte de Alto Desempenho – Ministério do Esporte, Marta Sobral;
  • Coordenador geral de projetos paradesportivos de educação, lazer e inclusão social da Secretaria Nacional do Paradesporto (Ministério do Esporte), Elvio Marcos Boato;
  • Diretora dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Naira Rodrigues Gaspar;
  • Coordenador-Geral substituto de Diversidade e Interseccionalidade, Rodrigo Abreu de Freitas Machado.

A Reditec Sul

Sediada pelo IFSC, a primeira Reditec Sul foi realizada em 2018, em Lages, e teve como tema “Impacto dos Institutos Federais no Desenvolvimento Regional: Interiorização, inclusão e transformação”. 

A segunda foi em 2019, em Frederico Westphalen (RS), e teve o IFFar como anfitrião – o tema foi “Mãos que fazem, mentes que transformam: 110 anos da educação profissional no Brasil”. 

A terceira foi em 2022, com o tema “Povos e Identidades na Educação Profissional”, IFPR, em Cascavel (PR).

- Publicidade -

Nos anos de 2020 e 2021, a Reditec Sul não foi realizada devido à pandemia da Covid-19.

Programação completa em: https://ifc.edu.br/reditec-sul-2023/

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -