- Publicidade -
- Publicidade -
22.8 C
Balneário Camboriú

Eventos celebram o Dia Internacional da Mulher nesta sexta-feira e sábado em Balneário Camboriú

No sábado (8) haverá caminhada e lançamento do programa municipal Ação Por Elas, idealizado pela prefeita Juliana Pavan enquanto vereadora 

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Mercado público já era, a praça da Barra em Balneário Camboriú será valorizada

Decisão envolvendo a Praça dos Pescadores, no Bairro da Barra em Balneário Camboriú foi tomada, e o espaço será valorizado.

Fabrício planejou em segredo privatizar a educação infantil de Balneário Camboriú

Privatização poderia ocorrer também em Camboriú, Porto, Belo, Navegantes e Luis Alves. 

Apresentado ao Conselho da Cidade o projeto do parque de neve em Balneário Camboriú

" ...é um investimento importante, de alto valor, diferenciado, que cria emprego e renda, com um hotel de categoria que a cidade precisa e num local, o Nova Esperança, com muito potencial para crescer."
- Publicidade -
- Publicidade -

O Dia Internacional da Mulher é celebrado neste sábado (8) e para lembrar a data acontecerão dois eventos em Balneário Camboriú – na sexta (7), às 19h, no Teatro Municipal Bruno Nitz, o evento “Por Elas, Com Elas”, uma iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú e no sábado (8), a partir das 7h45, a prefeitura promoverá uma caminhada especial em celebração ao Dia Internacional da Mulher, acompanhada pelo lançamento do programa Ação por Elas, que atuará de forma contínua em parceria com o Abraço à Mulher, CREAS e CRAS. 

Por Elas, Com Elas

Na sexta-feira (7), às 19h, acontecerá no Teatro Municipal Bruno Nitz, na Avenida Central de Balneário Camboriú, o evento da Procuradoria da Mulher, em parceria com o COMUM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher), Delegacia da Mulher, Instituto Sentir, Rede Catarina e Guarda Municipal. 

A entrada é gratuita e aberta ao público. 

Divulgação

Segundo a Procuradora da Mulher, a vereadora Ciça Muller, o objetivo com o ‘Por Elas, Com Elas’ é trazer informação, promover o diálogo e fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher.

O evento tem como destaque a exibição do curta-metragem “Irei”, que aborda o assédio e a violência contra a mulher. 

Em seguida, haverá um painel com a participação da delegada Dra. Ruth Henn, da DPCAMI (Delegacia Especializada no Atendimento a Crianças, Adolescentes, Mulheres e Idosos), além de representantes da Rede Catarina da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

Na ocasião, a recém-empossada presidente do COMUM, Jane Pinto, falará sobre o papel do conselho na defesa dos direitos das mulheres. 

A advogada Patrícia Nicodemos, idealizadora do projeto OAB por Elas, abordará os avanços e desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade. 

O Protocolo da Lei “Não é Não”, de Balneário Camboriú, também será abordado no evento, reforçando a mensagem de respeito e segurança para todas as mulheres.

Além do debate, o público poderá conferir uma exposição de quadros de mulheres artistas plásticas, bem como apresentações artísticas, música e dança. A entrada é gratuita, e toda a comunidade está convidada a participar.

- Continue lendo após o anúncio -

Ação por Elas e caminhada especial

No sábado (8) será o evento da prefeitura, que começa às 7h45, com concentração na Avenida Atlântica, na altura da Rua 2000. Às 8h, todos seguirão até a Praça Tamandaré, onde ocorrerá a cerimônia oficial. 

Na Praça Tamandaré, a Secretaria de Saúde oferecerá atendimento, com enfermeiras e técnicas de enfermagem disponíveis para realizar aferição de pressão arterial e fornecer orientações sobre saúde feminina. 

Além disso, o mascote da Dengue marcará presença, reforçando a importância das campanhas de prevenção e promovendo interação com o público. 

Entre outras atividades, haverá sessões de massagem, distribuição de brindes e uma exposição destacando o trabalho de mulheres empreendedoras que inspiram iniciativas criativas. 

O Projeto Luta por Elas também realizará uma apresentação de defesa pessoal.

- Continue lendo após o anúncio -

As entidades e secretarias envolvidas também irão apresentar suas iniciativas e esclarecer os serviços de utilidade pública que oferecem. 

Diversas instituições estarão presentes, como a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú; Rede Feminina de Combate ao Câncer de Balneário Camboriú; Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso de Balneário Camboriú; Rede Catarina; Polícia Militar; Conselho Municipal da Mulher (Comum); Casa Alva; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com o projeto OAB por Elas; Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, com o programa Abraço à Mulher e à Vida; Secretaria da Saúde; Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; Secretaria de Segurança Pública, com o Projeto Luta por Elas e a Guarda Municipal; CRAS e CREAS; Fundação Municipal de Esportes (FME); e a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA).

Atletas mulheres da Fundação Municipal de Esportes falarão sobre a importância do esporte na vida delas. Na Praia Central, em frente à praça, duas arenas serão montadas para clínicas esportivas gratuitas de futevôlei e beach tennis, com orientações das atletas. 

Será um momento de aprendizado, diversão e celebração, aberto a mulheres de todos os níveis técnicos. 

As inscrições serão feitas no local, antes do início das aulas, com vagas limitadas a 30 participantes por modalidade. Quem não tiver equipamento poderá utilizar os materiais disponibilizados na clínica.

A prefeita Juliana Pavan destaca que, como primeira prefeita eleita de Balneário Camboriú, sempre colocará a busca por igualdade como uma das prioridades de sua gestão. 

“Esta caminhada e o lançamento do programa Ação por Elas simbolizam esse compromisso”, diz.

Ação por Elas

O programa nasceu ainda como um projeto de Juliana quando era vereadora e Procuradora da Mulher e atuará de forma contínua em parceria com o Abraço à Mulher, CREAS e CRAS. Além disso, realizará ações itinerantes nos bairros, levando serviços de saúde, educação e desenvolvimento à comunidade.

Segundo a prefeitura, o atendimento às mulheres vítimas de violência será reformulado para evitar a fragmentação de esforços e garantir que cada mulher receba o suporte necessário conforme sua realidade.

A iniciativa busca ampliar a rede de apoio, oferecendo desde segurança e acolhimento até capacitação profissional e incentivo à independência financeira, com a atuação integrada das Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Segurança, Esporte e Desenvolvimento Econômico, em parceria com entidades da sociedade civil.

Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas