O secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Thiago Velasques disse que os dois eventos ocorridos no fim de semana, o SC Custom Show (de sexta a domingo) e a Festa dos Amigos (sábado), movimentaram muito a economia da cidade, que ‘deixou de ser Sol & Mar’ e está sendo reconhecida pelos atrativos que oferece o ano todo. Ele acredita que em torno de 80 mil pessoas passaram pelos dois eventos.
“São dois eventos muito bacanas e importantes para a cidade. A Festa dos Amigos já é consolidada com os moradores e o SC Custom Show é hoje o maior evento de carros customizados da América Latina, importante não só para Balneário, mas também para Santa Catarina, e esperamos que ele aconteça em nossa cidade por muito tempo, pois movimenta a hotelaria, inclusive pousadas das praias agrestes”, diz.
Custom Show recebeu 30 mil
O SC Custom Show realizou a 12ª edição que a exemplo do ano passado, foi novamente no Centro de Eventos Júlio Tedesco (as anteriores foram realizadas no parque da Marejada em Itajaí).

Um dos organizadores, Rodrigo Huelsmann calcula que nos três dias do evento, passaram mais de 30 mil pessoas.
“O evento vem crescendo a cada ano, melhorando os produtos e projetos apresentados. Reunimos os principais customizadores, oficinas, peças e acessórios para esse tipo de veículo, com cada vez um alcance maior a nível Brasil. Neste ano recebemos expositores e participantes do Mato Grosso, Ceará, Cuiabá, Brasília, Argentina, Paraguai, Uruguai, Estados Unidos… mostrando que o evento atrai pessoas de diversos lugares e países. Houve inclusive argentinos e uruguaios que vieram dirigindo. Teve um senhor que fez 3.700km dirigindo, vindo de Fortaleza, e disse que volta no ano que vem. Foi muito bacana, e movimentou a economia de toda a cidade e região”, afirma.

Trânsito e estacionamento
Rodrigo aponta que o Custom Show costuma ser um evento onde os participantes ‘aproveitam muito e saem em êxtase’, e isso acontece também com a cidade – esta foi a segunda edição em Balneário, no Centro de Eventos da cidade (o do ano passado inclusive foi o primeiro grande evento que o Centro de Eventos Júlio Tedesco recebeu, após sua inauguração, quando houve problemas de congestionamento e falta de estacionamento).
“Neste ano tivemos um maior apoio das forças de segurança e Agentes de Trânsito, o que foi muito importante, pois foi possível utilizar outras vias e marginais, e a rua que dá acesso ao Bairro Nova Esperança ficou em duplo sentido, o que auxiliou bastante. A PM, Guarda Municipal e PRF estiveram muito presentes, e nos ajudaram bastante, junto com a equipe que contratamos”, acrescenta.

Rodrigo afirmou que o estacionamento ainda é limitado, mas que em 2022 estava pior.
“No ano passado ainda era limitado, neste ano abriram quatro ou cinco estacionamentos, então já melhorou. A prefeitura também disponibilizou ônibus sem custo para levar o pessoal e isso foi bem importante. O Centro de Eventos também está cada vez mais ajustado e foi muito positivo. Não tivemos nenhum problema”, completa.
50 mil pessoas na Festa dos Amigos
Segundo o secretário Velasques cerca de 50 mil pessoas circularam pela Festa dos Amigos, sábado, das 11h às 17h na avenida Atlântica.

“Aproximadamente 20 mil pessoas participaram das tendas, fizeram o rateio dos custos. Mais de 100 grupos, 200 pessoas por tenda em média, 20 mil pessoas. Já sobre o cálculo de quantas pessoas passaram, fizemos com a Polícia Militar, baseado na metragem e fluxo de pessoas, e fechamos com a média de 50 mil pessoas, que teriam passado pela Atlântica durante o período do evento, no total. A Festa foi muito bacana, a maior de todas porque aumentamos o espaço, havia tendas da Praça Almirante Tamandaré até a Rua 3.000”, explica.
O secretário comenta ainda que não houve incidentes durante a Festa dos Amigos e que ‘muitas crianças e famílias’ participaram do evento.

“Todos estavam aproveitando muito, as forças de segurança foram essenciais, junto com a Secretaria de Obras que fez a limpeza e funcionou muito bem, e o pessoal da Fiscalização.
Na quinta-feira (20) vamos ter o resultado da pesquisa que fizemos e vamos ter uma noção melhor sobre a movimentação econômica da festa, que engloba decoração, comidas, bebidas, camisetas, etc., fora contratação de DJs, bandas e cantores. O evento movimenta vários setores”, completa.