- Publicidade -
- Publicidade -
18.6 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Festa dos Amigos é neste sábado: 30mil pessoas devem circular pelo evento

A festa ‘Os Amigos se Encontram’, ou simplesmente Festa dos Amigos, será neste sábado (16), na Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, entre a Rua 2.900 e a Praça Almirante Tamandaré, das 11h às 16h. A expectativa, segundo levantamento dos Agentes de Trânsito com base nas últimas edições, é que circulem pelo evento pelo menos 30 mil pessoas.

São 165 tendas, com muita música, comida e bebida, mas sobretudo, para rever e reencontrar amigos. Três destas tendas serão ocupadas por entidades sociais (Associação PAIS, Amor Pra Down e Escoteiros Leão do Mar), uma novidade da 22ª edição da festa.

- Publicidade -

O secretário de Turismo de Balneário, Geninho Góes, salienta que foi feita reunião com todos os grupos na última quinta-feira (7), ocasião em que relembraram as regras da festa, incluindo a proibição da venda de ingressos.

“Relembramos que a organização de cada tenda é de responsabilidade de cada grupo. Todos sabem sobre a montagem, horários, mas reforçamos as regras. 80% dos grupos já participaram em outros anos. Notificamos um grupo que estaria comercializando camisetas, mas não temos acesso às informações dos mais de 100 grupos. Somente sabemos que eles dividem as despesas. O que não pode é vender diretamente ao público. Somente as três entidades convidadas poderão fazer isso”, salienta.

Geninho aproveita para citar que agora estão na fase final da organização, focando nos ‘bastidores’ – como enviando comunicados para os grupos e na parte operacional.

“Esperamos que cada um faça o seu papel, que o tempo contribua, para assim termos um bom público”, pontua.

Grupos também estão nos preparativos finais

- Publicidade -

Um dos grupos que participa há anos da Festa dos Amigos é o 100 Limites, que tem um bloco carnavalesco com o mesmo nome.

(Divulgação/PMBC)

O líder da tenda é o vice-presidente da Liga Carnavalesca de Balneário, Evandro Rocca, que espera quase 300 participantes.

“Teremos rock e pop com Banda Maxway e muito axé, samba e marchinhas com o DJ Folia, o Beto Teixeira, que é o maior trio-elétrico de Balneário. Nossa barraca é de 75m², estilo lounge. A maioria dos amigos são daqui, mas também temos pessoas de fora, de SP, do Mato Grosso do Sul, do RJ. Será bem bacana”, comenta.

- Publicidade -

Evandro pontua que o objetivo do Sem Limites é mostrar a experiência do Carnaval dentro da Festa dos Amigos que, em sua opinião, é uma festa dos moradores da cidade.

“Inclusive poderia ser um pouquinho mais valorizada. É muito difícil conseguir energia elétrica nos quiosques. A prefeitura deveria liberar geradores, que poderiam ser divididos entre as barracas, mas a organização foi melhor neste ano, acredito que vai chegar em um estágio bem bacana”, afirmou, opinando que a Festa dos Amigos e o Carnaval possuem semelhanças – ambas são ‘festas feitas pelo povo e para o povo’.

“Mas a diferença é que no Carnaval as pessoas ficam como espectadoras e os blocos passam, na Festa dos Amigos é o contrário – as barracas são paradas e o povo vai passando. O nosso grande sonho, como Liga Carnavalesca, é incluir o pessoal que participa da Festa dos Amigos na Liga, participando como blocos”, acrescenta.

Cronograma da Festa dos Amigos

0h: Fechamento parcial (meia pista) do trecho da festa;

8h: Liberação para montagem das estruturas dos grupos participantes;

9h: Término da circulação de veículos envolvidos na montagem;

9h: Fechamento total das ruas laterais;

11h: Abertura evento;

16h: Encerramento de fornecimento de bebidas/alimentos a qualquer participante do evento;

17h: Encerramento da festa, início da desmontagem das estruturas e início dos trabalhos de limpeza pública;

18h: Reabertura do fluxo de trânsito para veículos.

- Publicidade -
spot_imgspot_img
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -