A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realizará no próximo dia 22, um encontro para debater os desafios e as oportunidades para profissionais transferidos para trabalhar fora do Brasil. O encontro vai abordar os diversos aspectos da expatriação após a pandemia.
A iniciativa é do curso de Comércio Exterior, do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL) da Univali, com o apoio da Delegacia da Alfândega da Receita Federal de Itajaí e do Núcleo de Comércio Exterior da Associação Empresarial de Itajaí.
O coordenador do curso de Comércio Exterior, professor Gustavo Behling, disse que a principal diferença entre expatriado e imigrante está na condição em que essas pessoas saem do país.
“O termo expatriado é usado para se referir a profissionais transferidos para o exterior, mas que mantém vínculo com uma empresa no Brasil. No entanto, se tornar expatriado pode gerar muitas dúvidas, principalmente no que se refere ao processo de expatriação e aos direitos como trabalhador estrangeiro. O objetivo deste evento é debater estas questões com uma perspectiva multidisciplinar”, explica.
Também fazem parte do tema, outros desafios da expatriação como a adaptação cultural, a família expatriada, os acordos comerciais, a bitributação, os programas de remuneração de expatriados e a repatriação.
A programação contempla palestras com o auditor fiscal da Receita Federal e chefe da Divisão de Tributação da Superintendência da Receita Federal da 9ª RF, Marco Antônio Ferreira Possetti, e com a especialista em Mobilidade Internacional e em Recursos Humanos com experiência nas empresas Volvo, HSBC e Bradesco, Mabel Vidal.
O evento terá também relatos de experiências de profissionais expatriados.
As palestras, gratuitas e abertas à comunidade, serão realizadas no auditório do bloco D1 a partir das 19h. A inscrição deve ser feita aqui.