- Publicidade -
- Publicidade -
26 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Porto&Costas Brasil inicia nesta segunda em Balneário Camboriú

Tema ‘Navegação&Hidrovias’ contará com debatedores de peso nesta segunda edição

A segunda edição do Porto&Costa Brasil 2023 será realizada no Hotel Mercure, em Balneário Camboriú, nesta segunda(22) e terça-feira (23). A realização é da MTCN Soluções Sustentáveis em Dragagens, Portos e Costas.

O setor portuário desempenha um papel crucial no comércio internacional e na economia do país. No Brasil o setor registra um crescimento significativo nos últimos anos, alavancado por investimentos em infraestrutura e modernização.

Nossa infraestrutura portuária não é a melhor do mundo, mas também não estamos na rabeira. Em termos de modernização, os portos brasileiros encontram-se em um patamar intermediário. Utilizam equipamentos similares aos da maioria dos portos de primeira linha do mundo. No entanto, a boa tecnologia divide espaço com os gargalos logísticos, que embora já tenham sido maiores, ainda existem, tanto estruturais como burocráticos e políticos.

- Publicidade -

Essa realidade será abordada por especialistas que integram as diversas fases da cadeia no primeiro dia do evento. 

Pesos pesados da navegação estarão em Balneário

A Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq) será representada pelo superintendente de outorgas da agência reguladora Renildo Barros Silva. Ele vai mostrar a atual realidade infraestrutura aquaviária brasileira, desafios e perspectivas futuras. 

A Antaq é uma autarquia que integra a Administração Pública Federal indireta, sendo responsável por regular e fiscalizar a prestação de serviços de transporte aquaviário e a exploração da infraestrutura portuária e aquaviária no país. 

“Hidrovias são sinônimos de sustentabilidade, intermodalidade e eficiência logística. No entanto, precisamos explorar mais esse potencial”, diz Renildo.

O consultor Leandro Guimarães Carelli Barreto, sócio da Solve Shipping Intelligence, vai abordar a nova realidade da navegação intercontinental com enfoque nas novas gerações de navios que já trafegam na costa brasileira, evolução e perspectivas. Leandro, é hoje um dos mais respeitados consultores do setor de navegação no Brasil.

Na sequência, o Capitão de Fragata Rodrigo de Araújo Cid Santa Rita, Capitão dos Portos de Santa Catarina, abordará o tema “segurança da navegação em hidrovias”. 

- Publicidade -

Os professores e pesquisadores Eduardo Aoun Tannuri e Marcelo Ramos Martins, da Universidade de São Paulo (USP), debatem o tema “análise de risco e simulação de manobras em tempo real: uma abordagem integrada”.

O idealizador do evento, oceanólogo e consultor Mauricio Torronteguy, destaca a importância dessa temática. 

“O Brasil, possui aproximadamente 380 terminais portuários distribuídos entre terminais de uso privado (TUPs), localizados em áreas privadas; e terminais arrendados, localizados em portos públicos. Esses terminais importam e exportam grandes volumes de cargas nas modalidades de carga geral, contêineres, granéis líquidos e sólidos. Os navios que acessam esses terminais, seja por meio de canais marítimos seja em hidrovias,  precisam adotar boas práticas de navegação, que garantam a segurança da vida humana, do meio ambiente, das instalações portuárias e das próprias embarcações”, pontua Maurício.

Serviço

O que: Portos & Costas Brasil – 2023

Quando: 22 e 23 de maio de 2023

Onde: Hotel Mercure Balneário Camboriú

Endereço: Av. Atlântica, 2010 – Centro

Informações complementares: secretaria@projectaeventos.com.br, http://www.portosecostas.com.br

Comercial: [email protected], whatsapp (48) 3028-2004

Fonte: Assessoria de Comunicação

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -