- Publicidade -
- Publicidade -
22.5 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Saragaço: maior festa de encerramento da pesca da tainha acontece de 14 a 16 de julho, em Bombinhas


(Louise Stefany) – Chegando ao fim de mais uma safra, a maior festa de encerramento da pesca artesanal da tainha já tem data marcada. O ‘Saragaço’ acontece de 14 a 16 de julho, na praia de Bombinhas, e vai reunir 12 ranchos de pesca da cidade e mais de 1.500 participantes.

Em sua sétima edição, o tradicional evento busca celebrar a cultura local e promover a integração entre pescadores, comunidade e visitantes. A festa conta com gincana entre os ranchos, apresentações culturais, gastronomia típica e shows de artistas locais.

Este ano estão previstas mais de 30 provas envolvendo a pesca, elementos da cultura tradicional e brincadeiras antigas. Algumas tarefas já começaram a ser realizadas nos próprios ranchos de pesca. São provas antecipadas que testam as habilidades dos pescadores, como fazer rede, estivar uma canoa ou fisgar um peixe, somando pontos para as equipes.

- Publicidade -

A novidade desta edição é a prova ‘Mestre Chef’, uma competição culinária em que os participantes utilizam a tainha como ingrediente principal. Além disso, está confirmada a segunda edição da prova ‘Mar à Tona’, maior corrida de canoas de um pau só, em que as equipes percorrem 10 km entre as praias de Bombinhas e Bombas.

O coordenador geral, Adauto Saturnino, explica que o evento fortalece a pesca da tainha enquanto patrimônio cultural de Bombinhas e de Santa Catarina. “O ‘Saragaço’ valoriza os elementos da nossa cultura, envolve a comunidade tradicional e valoriza seus saberes. E assim, com muita festa, alegria e união, salvaguardamos uma parte da nossa história, dessa tradição milenar”, destaca.

Outro diferencial deste ano é que o evento terá transmissão on-line. Quem não conseguir aproveitar presencialmente a festa, poderá acompanhar ao vivo pelo link https://saragacobombinhas.com.br/tv_saragaco/.

O evento é realizado pela Associação Saragaço, da comunidade tradicional de Bombinhas, com apoio da Prefeitura de Bombinhas, Câmara de Vereadores e Fundação Municipal de Cultura, e patrocínio ouro da Sicredi, Gasparzinho e outras 22 empresas.

Os interessados também podem contribuir com a cota comunidade, doando qualquer valor para ajudar nos custos do evento. O QR Code para pagamento e o valor arrecadado podem ser consultados no link https://saragacobombinhas.com.br/cota-comunidade/.

SERVIÇO
O que: VII Saragaço 2023
Quando: de 14 a 16 de julho (de sexta a domingo)
Onde: Praia de Bombinhas – Centro (canto direito, com acesso pela Rua Piquira)
Entrada: gratuita

Programação:

- Publicidade -

14/07 (sexta) – das 18h30 às 23h
18h30 – Abertura oficial do evento
18h45 – Prova ‘Apresentação com dublagem musical flashback’
21h – Discoteca anos 80 com DJ Alexandre Medeiros
15/07 (sábado) – das 08h às 21h30
08h – Desfile das equipes e solenidade de abertura
09h – Início das provas
12h – Almoço
14h – Retorno das provas
20h30 – Show com Wagner & William
16/07 (domingo) – das 09h às 21h30
09h – Prova ‘Mar à torna’
12h – Almoço
14h – Início das provas
17h – Prova ‘Caça ao tesouro’
18h30 – Show com Grupo Samba do Alecrim
19h – Divulgação do resultado oficial do concurso ‘Mestre Chef’
20h – Premiação e encerramento com Grupo Samba do Alecrim

Realização: Associação Saragaço
Acesse: https://saragacobombinhas.com.br/
Mais informações: (47) 99243-2797 ou [email protected] (assessoria de imprensa)

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -