- Publicidade -
- Publicidade -
22.1 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Semana Nacional da Adoção será lembrada na Univali

Programação gratuita e aberta à comunidade acontece nos campi Itajaí e Balneário Camboriú

Em alusão à Semana Nacional da Adoção, que segue até sexta-feira (24), a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) programou dois eventos gratuitos e abertos à comunidade. 

O primeiro deles é o painel “Laços de Amor: a entrega legal para a adoção e o direito fundamental à vida” nesta quarta-feira (22), no campus Itajaí. Nos dias 23 e 24 acontece o “Encontro Estadual da Adoção: Adoção e garantia de direitos”, no campus Balneário Camboriú.

No campus Itajaí

O painel desta quarta será realizado em parceria com o Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de Itajaí Laços Encontrados. A programação tem início às 19h30 e vai abordar temas que refletem a realidade da adoção no Brasil e na região de Itajaí.

- Publicidade -

“Os painéis serão ministrados por membros do judiciário, profissionais que lidam com a entrega legal e pessoas que fizeram a escolha pela adoção. O objetivo é contribuir para a mudança na cultura da adoção em nosso município valorizando e fomentando as adoções legais, seguras e para sempre.”, ressalta a coordenadora do Grupo, a psicóloga Carla Giugno Pires.

O coordenador do curso de Direito no campus Itajaí, professor Roberto Epifanio Tomaz, ressalta que na comarca de Itajaí, a Vara da Infância e da Juventude possui programa específico de conscientização, orientação e encaminhamento à entrega legal. 

“Esta iniciativa, que defende a vida e torna real o sonho da maternidade e paternidade a muitas famílias, tem a coordenação do Dr. Fernando Machado Carboni que, inclusive, é um dos palestrantes confirmados para o evento.”, acrescenta.

No campus Balneário Camboriú

O evento nos dias 23 e 24, no campus Balneário Camboriú, reúne juízes, promotores de justiça, advogados e diversos profissionais ligados ao sistema judicial e à área da assistência social para discutir estratégias eficazes para a implementação de políticas públicas voltadas à adoção, adoção tardia e a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

O coordenador do curso de Direito da Univali campus Balneário Camboriú, professor Newton Cesar Pilau, explicou que a intenção do Encontro Estadual da Adoção é criar um espaço de reflexão e ação, nos qual os participantes possam contribuir com a construção de políticas e práticas que garantam o direito fundamental de todas as crianças e adolescentes de pertencerem a uma família amorosa e um ambiente seguro para crescer e se desenvolver.

“Esta atividade foi idealizada pelo Escritório Modelo de Advocacia (EMA), por intermédio da professora Flávia Cristina Oliveira Santos. Queremos fomentar o diálogo e fortalecimento da rede de atores que compõem a adoção e demonstrar à comunidade discente a prática dos aspectos jurídicos referentes à adoção.”, afirma Pilau.

Como participar

Os detalhes sobre as programações dos eventos podem ser conferidos em  www.univali.br/eventos. Quem tiver interesse em obter o certificado de participação, precisa realizar inscrição no link disponível na página do evento de interesse. O documento também serve para a validação de horas complementares aos acadêmicos da Univali.

- Publicidade -

SERVIÇO 1
O quê: Painel “Laços de Amor: a entrega legal para a adoção e o direito fundamental à vida”
Quando: 22 de maio, das 19h30 às 21h
Onde: Univali, campus Itajaí, Bloco D1 (2º piso) – Auditório Professor Nestor César de Carvalho
Quanto: Gratuito
Inscrição: univali.br/eventos

SERVIÇO 2
O quê: Encontro Estadual da Adoção: Adoção e garantia de direitos
Quando: 23 de maio, às 19h, e 24 de maio, às 8h
Onde: Univali, campus Balneário Camboriú, auditório do bloco 4
Quanto: Gratuito
Inscrição: univali.br/eventos

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -