- Publicidade -
- Publicidade -
23 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Semana ODS na Prática acontece em Balneário Camboriú

A programação sofreu alterações por conta da chuva que atingiu Balneário e região nas últimas horas

A Semana ODS na Prática iniciou nesta quarta-feira (27) em Balneário Camboriú, com atividades que têm o objetivo de conscientizar as pessoas sobre as metas de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030 da ONU, com palestras, ações culturais e abordagens sociais. 

Por conta das chuvas das últimas horas, o evento sofreu alterações na programação original, e deve estender as ações até a próxima semana.

A organização da Semana em Balneário é do Comitê Balneário Camboriú, coordenado por Esther Fregossi, que é também coordenadora do Instituto Rogério Rosa, um projeto do Grupo Embraed. Ela conta que empresas, terceiro setor e pessoas físicas signatárias do Movimento ODS, voluntariamente, prepararam ações de esclarecimento e intervenção social. 

- Publicidade -

“Quando promovemos a Semana ODS a intenção é de tentar chegar ao público geral para tomarem ciência da Agenda 2030 e desmistificar também, porque vemos que existe um tabu em relação aos ODS, há pessoas que acham que são compromissos da indústria e do governo, quando na realidade todos nós podemos e devemos implementar atitudes de preservação do meio ambiente na nossa rotina”, diz.

Esther disse que o Comitê de Balneário Camboriú nasceu com a visão de que é preciso levar informação para o grande público e conscientizar a comunidade, para que todos se unam nesse esforço coletivo. 

“Organizamos uma programação muito bacana, estava prevista para esta quinta-feira (28) uma tarde de atividades no Lounge da Embraed, mas por conta da chuvarada o telhado do Lounge foi danificado e teremos que deixar a ação para a próxima semana. O evento de sexta (29) está confirmado e será às 16h, na Câmara de Balneário, onde falaremos sobre o Movimento ODS”, conta.

O evento de sábado (30) também dependerá da previsão do tempo – a equipe do Comitê Balneário Camboriú estará na Praça da Cultura, localizada na Avenida da Lagoa, no Centro de Balneário, entre 8h e 11h, interagindo com o público. 

“Esperamos que as pessoas se sintam chamadas a participar, o nosso comitê está aberto para fazer visitas, quando a comunidade se interessa nós vamos até os moradores para mostrar como é fácil compreender o Movimento ODS e participar, porque todos podem e devem atuar. Todos os países estão comprometidos com a Agenda 2030 e tudo depende de nós. Só assim conseguiremos fazer a mudança que pretendemos”, completa.

Saiba mais sobre os ODS

Os ODS são um conjunto de 17 metas globais estabelecidas pelas Nações Unidas para abordar desafios sociais, econômicos e ambientais que o mundo enfrenta. Essas metas visam erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir prosperidade para todos até 2030. 

- Publicidade -

Programação da Semana ODS em Balneário 

*Quarta-feira, 27/09, às 14h, no auditório da Águas de Camboriú (Rua Manoel Anastácio Pereira, 80, Centro de Camboriú) – Haverá uma palestra sobre Crise Hídrica.

*Sexta-feira, 29/09, às 16h, na Câmara de Vereadores de Balneário, na Av. das Flores – Palestra sobre os ODS com a Escola do Legislativo na Câmara de Vereadores

*Sábado, 30/09, na Praça da Cultura (Av. da Lagoa, Centro de Balneário Camboriú), das 8h às 11h – O Comitê ODS realizará um evento de abordagem social para informação e difusão da ‘cultura ODS’. Também haverá uma exposição de peças relacionadas à moda sustentável. (Este evento pode ser adiado se chover).

*A ação que aconteceria nesta quinta-feira (28), será na próxima semana, em local e data a serem definidos. 

A programação segue a mesma com apresentação do Coral e a exposição AMBIARTE do Projeto Oficinas, que incluirá a estilização dos carrinhos dos catadores e uma exposição de arte reciclável com Arlene Dellatorre. 

Além disso, haverá uma reunião dos signatários do Comitê ODS e a assinatura simbólica do Projeto de Lei do vereador Eduardo Zanatta (PT), que adota a agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável como diretrizes de políticas públicas em âmbito municipal.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -