- Publicidade -
- Publicidade -
25 C
Balneário Camboriú

Univali promove ação de conscientização sobre a afasia

Apresentação de peça teatral marca o mês de sensibilização sobre o distúrbio de linguagem

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

En3vista com Ary Souza sobre as dificuldades de controlar uma máquina pública descontrolada

É máquina pública sem gestão e onde parece imperar o "cada um faz o que quer".

Faleceu Pedro Alves Cabral, empresário e morador nativo de Balneário Camboriú

Faleceu no início da tarde desta terça-feira (13), aos 97 anos, o morador de Balneário Camboriú, Pedro Alves Cabral....

Pescadores da Praia Central capturaram mais de mil peixes ‘misturados’ nesta quinta-feira

Vemos isso como coisa boa, porque é sinal de que o peixe está entrando na praia
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), por intermédio do curso de Fonoaudiologia, promove no próximo dia 8, um evento alusivo ao mês da conscientização sobre a afasia. A apresentação do monólogo O Drama e a Superação, protagonizado por Nicholas Wahba, é aberta ao público e acontece no Teatro Adelaide Konder, no Campus Itajaí, às 16h.

Nicholas Wahba integra a companhia de teatro paulista Ser em Cena, que, desde 2002, reabilita pacientes com afasia por meio do teatro. Em 22 anos, a organização não governamental auxiliou gratuitamente na reabilitação fonoaudiológica de mais de mil pacientes durante as oficinas de interpretação.

A afasia é um distúrbio de comunicação decorrente de lesões no cérebro ocasionadas, principalmente, por acidente vascular cerebral (AVC) e traumatismo cranioencefálico. 

A Univali atende pacientes com o distúrbio por meio do projeto de extensão Rede de Apoio e de Reabilitação para Pessoas com Afasia de Itajaí. 

O projeto envolve acadêmicos e professores dos cursos de Fonoaudiologia, Psicologia e Fisioterapia, além do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada. 

- Continue lendo após o anúncio -

O projeto, criado em 2011, atende também casos de afasia progressiva primária, condição adquirida sem que haja um mal súbito que acomete o cérebro.

“A afasia é uma disfunção que faz com que o paciente tenha dificuldade de se comunicar adequadamente, afetando a compreensão de imagens, sons e outros tipos de expressão. E, independentemente, se a afasia tem um comportamento estático ou progressivo, o tratamento principal é o fonoaudiológico. Desta forma, todos os anos nos mobilizamos para chamar a atenção para a causa e para apresentar o trabalho desenvolvido pelo projeto de extensão da Univali e pela Associação de Afásicos de Itajaí e Região”, explica a professora Denise Terçariol.

Além da apresentação do monólogo O Drama e a Superação, a Associação de Afásicos de Itajaí e Região também apresentará uma esquete com os pacientes. 

O evento tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí e os ingressos ao custo de R$ 20,00 estão disponíveis aqui ou na secretaria do curso de Fonoaudiologia, na sala 222, no bloco F5. Também será possível comprar ingressos no local no dia do evento. Todo o valor arrecadado será revertido para a Associação de Afásicos de Itajaí e Região.

Fonte: Assessoria Comunicação Univali

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas