- Publicidade -
- Publicidade -
18.2 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Univali realiza encontros do Pint of Science em três cidades: Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema

Neste ano, o Pint Brasil vai acontecer em 184 cidades do país, com expectativa de abranger mais de 700 pesquisadores e especialistas 

A partir de segunda-feira (13) até quinta-feira (15), cientistas e pesquisadores, de 25 países ao redor do mundo, estarão reunidos em bares e restaurantes para discutir temas relacionados às mais diversas áreas do conhecimento. 

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), adere a proposta do festival Pint of Science aproximando a ciência da comunidade de modo descontraído e acessível.

Nesta edição, o evento acontecerá em Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema, com programação do Pint of Science organizada pela Univali, com professores da Universidade discutindo temas como inteligência artificial, investimentos inteligentes e desafios da educação e da saúde.

- Publicidade -

A diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Univali, professora Fátima de Campos Buzzi, explica que a Universidade participa de modo ativo na organização do evento em conjunto com a equipe do Pint of Science regional e nacional, fortalecendo interações importantes em todo o país.

“Este Festival estimula reflexões sobre o papel da ciência na sociedade, promove a interação entre pesquisadores e o público e reforça a importância da pesquisa no país”, afirma a docente.

O vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Univali, professor Rogério Correa disse que a colaboração da Univali reforça “o compromisso da Instituição de Ensino em promover a divulgação científica e estimular o diálogo entre a academia e a comunidade tornando a experiência do Festival ainda mais enriquecedora e inclusiva para os participantes.”

Saiba mais

O Pint of Science nasceu na Inglaterra em 2012 com o objetivo de promover um diálogo aberto e informal entre cientistas e o público, contribuindo para o avanço da educação científica. 

O Festival tem como lema “Um brinde à Ciência” e chegou ao país em 2015. 

Neste ano, o Pint Brasil vai acontecer em 184 cidades do país, com expectativa de abranger mais de 700 pesquisadores e especialistas para abordar temas que vão desde biologia e química até política e tecnologia. 

- Publicidade -

A Univali não apenas participa ativamente da organização do evento, mas também contribui com a presença de sua equipe de docentes e acadêmicos, que estarão tanto na linha de frente da organização quanto ministrando palestras. Essa colaboração sólida e engajada reforça o compromisso da Univali em promover a divulgação científica e estimular o diálogo entre a academia e a comunidade, tornando o Pint Brasil uma experiência ainda mais enriquecedora e inclusiva para todos os participantes.

Objetivos do debate 

Abordar questões atuais e relevantes nas áreas da saúde, inteligência artificial e investimentos inteligentes, buscando aprofundar o entendimento e despertar o interesse do público. 

Estimular o debate e a reflexão sobre temas complexos e impactantes, oferecendo uma plataforma acessível para discussões informais entre especialistas e a comunidade em geral. 

Promover a interação dinâmica entre pesquisadores, profissionais e o público, incentivando a troca de ideias, experiências e conhecimentos, e assim fortalecer os laços entre a ciência e a sociedade. 

Programação de Balneário Camboriú

Dia 13 de maio de 2024

Local: Big-Bär (Estrada da Rainha, 1009, Pioneiros)

Horário: 19h às 21h

– Aventuras Empreendedoras com e sem Inteligência Artificial: Transformando empresas com e sem IA.

Eduardo Alves da Silva: mestre em Computação Aplicada e doutorando no PPGI da UFAM na área de Sistemas de Recomendação com LLMs. Professor do curso de Ciência da Computação – Univali. Engenheiro de Software e pesquisador na SAKS Global.

Fernando Lenzi: doutor em Administração. Professor do PPGA e do PMGPP – Univali e pesquisador na área de empreendedorismo.

Marco Antonio Pinheiro: mestre em Engenharia de Produção e graduação em Computação. Professor do PMGPP e da ENEC – Univali. Coordenador de EaD da UNIVALI.

Dia 14 de maio de 2024

– O (des)controle da mente.

Uso de substâncias naturais com propriedades terapêuticas e alucinógenas, como ayahuasca, cogumelos e até mesmo sobre Cannabis. Mas, calma lá! Não podemos (des)considerar os potenciais riscos e efeitos negativos de um uso (des)controlado e indiscriminado dessas substâncias. Por isso, queremos convidar todo mundo para um debate científico, sem politicagem, sobre o uso terapêutico e recreativo desses psicotrópicos. É hora de entendermos os prós e contras de forma séria e responsável. Vamos nessa?

José Roberto Santin: doutor em Ciências, com ênfase em Toxicologia. Professor do PPGCF – Univali. Presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia. Pesquisa mecanismos envolvidos na resposta inflamatória e na avaliação de novas moléculas terapêuticas.

Vinicius Gadotti: pós-doutor em Neurociências pela Universidade de Calgary (Canadá). Professor do PPGCF – Univali. Pesquisador associado da Escola de Medicina da Universidade de Calgary. Sua atividade de pesquisa está relacionada à pesquisa sobre neuroinflamação e também à neurofarmacologia molecular e in vivo dos transtornos de humor, ansiedade e dores crônicas

Dia 15 de maio de 2024

– Entrada VIP: investindo rumo à residência e cidadania na União Europeia!

A possibilidade de obtenção dos institutos da autorização de residência e cidadania por meio dos programas de investimento na União Europeia.

Janaína Maranhão da Silva: mestra em Direito das Migrações Transnacionais pela Univali e Università Degli Studi di Perugia. Advogada especialista em direito público e direito internacional pela Ebradi.

Tarcisio Menegatti: doutor em Ciência Jurídica Univali e Università Degli Studi di Perugia. Professor do Mestrado Profissional em Direito das Migrações Transnacionais e dos cursos de Direito e Relações Internacionais e responsável pelo Grupo de Pesquisa e Extensão Paideia.

A programação completa dos encontros do Pint of Science 2024, organizados pela Univali, está disponível em www.univali.br/eventos.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -