- Publicidade -
- Publicidade -
16.7 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

A maior saída de Observação de Aves Pelágicas do Brasil aconteceu em Balneário Camboriú

Um grupo de observadores de aves e amantes da natureza, de várias partes do país, reuniu-se em Balneário Camboriú, no último dia 22, para uma nova aventura: a observação de aves pelágicas.

A previsão do tempo era simplesmente a ideal, com baixa ondulação e previsão de tempo bom. 

O ponto para embarque foi no trapiche do Barco Pirata, na Barra Sul, às 5h, onde a equipe organizadora já aguardava os participantes com um delicioso cafezinho. 

- Publicidade -

A empolgação era contagiante, até mesmo porque 40% dos inscritos participavam pela primeira vez de uma saída para observação de aves oceânicas. 

O momento também foi especial para rever os amigos, estabelecer novas amizades e conhecer pessoalmente uma galera, que até então eram apenas amigos virtuais. 

Ainda estava escuro, quando partiram para a aventura tão sonhada, aguardada e planejada nos mínimos detalhes pela equipe organizadora, no majestoso Barco Aventura Pirata, com mais de 30 metros de comprimento, onde cada um se ajeitou de forma contável para a viagem rumo ao encontro das aves. 

Juntamente com o Barco Pirata, saiu também uma embarcação de apoio, de porte menor e mais rápida, cuja avaliação da organização do evento maximizaria as chances de avistamento, pois atrairia as aves com o uso de engodos (tripas, peixinhos previamente selecionados), identificando os pontos de alimentação e aglomeração. 

A informação era repassada, via rádio para a embarcação maior, e esta se dirigia ao ponto indicado, garantindo assim, o sucesso da saída. 

A cada espécie avistada alegria, contemplação, admiração e orgulho estavam estampadas no semblante de cada um, alguns altamente concentrados para encontrar o melhor ângulo para fotografar ou filmar aquela ave ainda não registrada, outros simplesmente admiravam a beleza do momento com ou sem binóculo. 

Momento mágico. 

- Publicidade -
Pardela de barrete (Foto Cristiano Voitina)

Durante a saída foram observadas as seguintes das aves: pardela-preta, albatroz-de-sobrancelha; albratroz-de-nariz-amarelo; pardela-de-barrete; mandrião-chileno; mandrião-do-sul; trinta-réis-de-bico-vermelho; trinta-réis-de-bando; gaivotão; atobápardo; fragata e pinguim-de-magalhães em seu habitat natural. 

Albatroz de nariz amarelo (Foto Cristiano Voitina)

O encontro contou com biólogos, pesquisadores e ornitólogos experientes como Cristiano Voitina; Fabio Schunck; Fábio Barata; Elen Dias; Leandro Correa; Rita Souza e Rodrigo Bicudo que acompanharam os participantes a todo momento na identificação das espécies. 

O ornitólogo Leandro Correa, organizou o relatório da saída, seguindo o protocolo pelágico para amostras realizadas a partir de 3,2km da costa, totalizando 11 listas e uma lista de percurso no entorno da embarcação no trapiche. 

Listas disponíveis no https://ebird.org/tripreport/254968 

Alguns depoimentos dos participantes do evento: 

“Passando aqui para parabenizar ao Cristiano e toda sua equipe pela organização e execução da saída Pelágica. Forte abraço a todos os demais participantes do evento e até a próxima se Deus quiser”.


“Parabéns aos organizadores da pelágica onde tiveram o reconhecido trabalho, mas recompensados pelo tremendo sucesso”.


“Gostaria de agradecer a todos os envolvidos, Cristiano, Carla, Bicudo, Baratão, Helen e todos que trabalharam nos bastidores para proporcionar essa pelágica, que não tenho dúvidas, foi excepcional! Foi a primeira vez que participei e tive o grande privilégio de estar com um grupo tão especial e maravilhoso. Foi inenarrável, incomensurável o prazer de ter estado com vocês. Agradeço o tratamento que recebemos de toda equipe, que foi especial, o carinho e o cuidado… o grupo de observadores então nem se fala, pessoas maravilhosas! Observação de aves é isso, gente boa, de valores, de conversa agradável, enfim tudo de bom. Quero deixar aqui o meu grande abraço a todos, espero que fiquem bem e que possamos continuar nesse caminho maravilhoso de Observação de aves e fazer amizades. Mais uma vez obrigado a todos!”


“Mais uma vez meus sinceros cumprimentos pelo magnífico evento. Adorei ter participado”.


“Quero aproveitar para lhe agradecer e contar que, apesar de não ser mais um guri, estou muito entusiasmado com esta oportunidade de participar deste encontro de pessoas com paixão pelas aves. Algo que carrego de criança, mas que só a partir de algum tempo para cá, decidi que iria aprender mais, e de certa forma, o livro Aves Catarinenses, foi responsável por isso, assim como o canal Planeta Aves”.


“A saída foi maravilhosa! Parabéns pela organização”.


“Obrigado pela incrível saída, primeira observação de aves pelágicas, ficará marcada para sempre”.


“Gostaria de agradecer a oportunidade e deixar meu elogio ao evento. Certamente irei em outras oportunidades. Só faz um mês que estou passarinhando”.


“Eu e a Rafa acabamos de embarcar no nosso ônibus, foi incrível ver espécies que achamos tão incríveis em tanta abundância. Agradecemos demais por todo o pessoal da organização, muito legal rever o Barata e a Elen e conhecer o Cristiano e a Carla, de verdade estão de parabéns. Também agradeço aos amigos pela companhia e ensinamentos. Voltamos em breve com as fotos editadas e mal posso esperar pela próxima saída pelágica”.


“Adoramos a saída de ontem! Foi uma experiência incrível! Parabéns aos organizadores e obrigada a todos pela companhia! Até a próxima”!


“Queria agradecer a oportunidade de ter participado dessa pelágica com vocês! Foi demais! Rever velhos conhecidos e conhecer muita gente nova legal foi único! Obrigado a todos”!


“Parabéns aos organizadores. Realmente essa pelágica foi incrível. Foi ótimo reencontrar alguns amigos e fazer novas amizades”.


“Cristiano, Carla, Barata, Bicudo e todos os envolvidos, a organização do evento foi perfeita, parabéns! Conhecer novas pessoas, reconhecer pessoalmente vários amigos virtuais, reencontrar outros que há tempo não via foi bom demais! Minha primeira pelágica foi incrível! Valeu, galera!”


“Parabéns Fábio”.


“Parabéns Cristiano, Fabio, Carla, Bicudo, a pelágica foi sensacional e a organização de vocês foi incrível 10/10. Parabéns, mesmo! Superou todas minhas expectativas. E a galera do barco, observadores e fotógrafos, uma turma nota 10 tbm!”


“Adorei o passeio! Agradeço a todos pela atenção! E parabéns a todos os envolvidos e equipes”!


“Parabéns aos organizadores, muito especial. Rever os amigos e fazer novos”.


“Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos, direta e indiretamente. Estava show. E uma turma superbacana, novamente Parabéns e até uma próxima. Grande abraço.”


Organização: Cristiano Voitina e Fábio Barata @avescatarinenses e @mochileiros_observacao_de_aves 

Texto: Carla Cravo, bióloga. Contato: 47 99953-9049 Balneário Camboriú, 28/06/2024


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -