- Publicidade -
- Publicidade -
16.7 C
Balneário Camboriú

Acadêmicos da Univali vivenciaram experiência prática de montagem de espaços em loja de Balneário Camboriú

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Comissão LGBTQIA+ celebra Dia do Orgulho com moção de apoio à criação da Semana da Diversidade

Neste sábado (28) é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+. Em Balneário Camboriú, não haverá nenhum evento ‘oficial’...

Criada associação que promete trazer mais autonomia aos feirantes de Balneário Camboriú 

Foi aprovada por unanimidade (54 participantes - feirantes das feiras da Praça da Bíblia e da Praça do Pescador)...

Encontro Nacional do PSD em Balneário é o primeiro desafio da prefeita Juliana na presidência do partido

A prefeita Juliana Pavan assumiu a presidência municipal do PSD, por determinação da Executiva Estadual, que decidiu que nas...
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Um grupo de 25 acadêmicos do primeiro período do curso de Design de Interiores da Univali de Balneário Camboriú teve a oportunidade de sentir um gostinho do que a futura profissão lhes reserva. 

Nesta semana, na disciplina de Introdução ao Design de Interiores, eles fizeram uma atividade na loja Influenzza Estofados e Decorações, em parceria com a Villaro – Galeria do Vinílico, onde montaram espaços com base no que já aprenderam na universidade. 

Cinco grupos e temas diversos

Foto Renata Rutes

O arquiteto, artista plástico e professor responsável pela disciplina, Rudinei Carlos Scaranto Dazzi, contou que já haviam feito algumas visitas técnicas na loja antes de fechar a parceria para realizar a atividade e montar ambientes. 

Antes, a ação era feita no corredor da Univali

Foto Renata Rutes

“Mas conversando com a nossa coordenadora, Alessandra Devitte, pensamos que poderíamos aproximar o mercado da academia e surgiu o convite do Gefersson e do Laurindo para a nossa pequena mostra, utilizando os elementos das lojas, do espaço todo, para montar ambientes com um conceito que eles desenvolveram em sala de aula”, explicou.

- Continue lendo após o anúncio -

Os alunos foram divididos em cinco grupos para pensar no conceito de cada ambiente – teve bar de rock, espaço zen, espaço contemporâneo, hall de entrada, e mais.

Foto Renata Rutes

“A minha interferência foi muito pequena porque eu queria realmente vê-los trabalhando e aplicando os conceitos e como é que eles interagiam dentro desses espaços. Eles foram avaliados individualmente e em grupo, são duas notas. Foram cinco grupos, cinco temas diferentes e propostas criativas. Eles ficaram muito excitados e empolgados e foram valorizados. O resultado me deixou muito feliz pela maturidade dos projetos, se percebe que a universidade realmente tem uma formação muito forte nesse mercado”, acrescentou.

Foto Renata Rutes

Teoria x prática

Já a coordenadora do curso, Alessandra, destacou a importância da relação teoria-prática, para os alunos entenderem as demandas que o mercado requer hoje. Ela pontuou que são alunos do primeiro período, que estão iniciando na jornada, mas que é muito importante para entender qual é o universo do curso.

Priscila (sentada) e seu grupo: ‘Oportunidade gratificante’ (Foto Renata Rutes)

“O trabalho em sala de aula, é de maneira conceitual, para desenvolver a parte criativa do aluno para atender as demandas e situações que o mercado vai apresentar para ele, por isso essa vivência contribui muito. Foi uma experimentação fantástica e que não acontece só nesta disciplina. Ao longo de todo o curso, a gente trabalha muito esse relacionamento com o mercado nas diversas áreas. As empresas vão para dentro da universidade, temos visitas técnicas, atividades in loco como essa, e nós temos também as modalidades de estágio, que tem uma alta aceitação de empregabilidade”, disse.

Foto Renata Rutes

A aluna Priscila Gervoni foi uma das participantes da atividade. O grupo dela desenvolveu um ambiente hall de entrada. Ela afirmou que a oportunidade foi gratificante exatamente porque é uma forma de sentir na prática o que é decorar um ambiente, colocar e recolocar os móveis, as decorações, etc. 

- Continue lendo após o anúncio -

“É muito importante. Eu penso que a universidade prepara muito a gente pra isso. A Univali, em especial, sempre dá essa ligação, esse link nosso com as empresas. Nós temos várias visitas técnicas no decorrer do curso que nos proporciona sair da teoria e conhecer mais, a prática, o trabalho do dia a dia desses profissionais”, comentou.

Priscila acrescentou que o curso de Design de Interiores é abrangente e é possível tanto ir para uma loja de decoração e desenvolver um bom trabalho ali, de orientação, consultoria para os clientes e venda e também com os clientes direto. 

“Nós conhecemos vários comércios que nos deram essa visão mais ampla sobre tudo isso, sobre onde é possível atuar e como um profissional na prática faz”, informou.

Foto Renata Rutes

Empresários destacam importância da parceria com a Univali

Os empresários que abriram as portas de suas lojas, Laurindo Ramos, da Villaro Materiais e Revestimentos, e Gefersson Gaidzinski, da Influenzza, apontaram que são otimistas dessa parceria da Univali com as empresas, pois conseguem trazer os acadêmicos para o mercado de trabalho mostrando para eles o que vão enfrentar. 

Laurindo salienta que sabem dos desafios que as profissões exigem hoje e que cada vez está mais complicado seja para atuar como um autônomo, executar um concurso público ou trabalhar em uma empresa. 

- Continue lendo após o anúncio -

“Hoje a Villaro e a Influenzza são parceiras de toda a comunidade escolar de Balneário Camboriú. Acreditamos que Balneário Camboriú é uma cidade muito próspera e que esses pequenos detalhes que a gente faz hoje aqui, é o que a gente pode contribuir para a comunidade, já que essa cidade está gerando renda para nós. É a nossa contrapartida. E essa parceria com a Univali, através do professor Rudi, já vem ao longo dos últimos dois anos. Tem momentos que a gente apresenta a loja, há a montagem de cenários, e até em um nível mais técnico, onde a gente apresenta os produtos, seja a parte de revestimentos, a composição de cada um”, disse.

Gefersson acrescentou que poder contribuir logo com alunos do primeiro ano do curso é ainda mais especial, pois podem sair de sala de aula e realmente aprender fazendo. 

“Eles estão formando um conceito sobre a profissão e estar na prática, vendo o produto, mexendo, tendo o gosto de como vai ser a profissão deles no futuro, é muito válido. Para nós tem uma gratificação muito grande, como empresários, como pessoas que querem fomentar isso dentro da cidade, nos doar um pouquinho para a educação, para a faculdade. E as portas sempre estão abertas”, informou.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas