- Publicidade -
- Publicidade -
19.4 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Acadêmicos da Univali vivenciaram experiência prática de montagem de espaços em loja de Balneário Camboriú

Um grupo de 25 acadêmicos do primeiro período do curso de Design de Interiores da Univali de Balneário Camboriú teve a oportunidade de sentir um gostinho do que a futura profissão lhes reserva. 

Nesta semana, na disciplina de Introdução ao Design de Interiores, eles fizeram uma atividade na loja Influenzza Estofados e Decorações, em parceria com a Villaro – Galeria do Vinílico, onde montaram espaços com base no que já aprenderam na universidade. 

Cinco grupos e temas diversos

Foto Renata Rutes

O arquiteto, artista plástico e professor responsável pela disciplina, Rudinei Carlos Scaranto Dazzi, contou que já haviam feito algumas visitas técnicas na loja antes de fechar a parceria para realizar a atividade e montar ambientes. 

Antes, a ação era feita no corredor da Univali

Foto Renata Rutes

“Mas conversando com a nossa coordenadora, Alessandra Devitte, pensamos que poderíamos aproximar o mercado da academia e surgiu o convite do Gefersson e do Laurindo para a nossa pequena mostra, utilizando os elementos das lojas, do espaço todo, para montar ambientes com um conceito que eles desenvolveram em sala de aula”, explicou.

Os alunos foram divididos em cinco grupos para pensar no conceito de cada ambiente – teve bar de rock, espaço zen, espaço contemporâneo, hall de entrada, e mais.

Foto Renata Rutes

“A minha interferência foi muito pequena porque eu queria realmente vê-los trabalhando e aplicando os conceitos e como é que eles interagiam dentro desses espaços. Eles foram avaliados individualmente e em grupo, são duas notas. Foram cinco grupos, cinco temas diferentes e propostas criativas. Eles ficaram muito excitados e empolgados e foram valorizados. O resultado me deixou muito feliz pela maturidade dos projetos, se percebe que a universidade realmente tem uma formação muito forte nesse mercado”, acrescentou.

Foto Renata Rutes

Teoria x prática

Já a coordenadora do curso, Alessandra, destacou a importância da relação teoria-prática, para os alunos entenderem as demandas que o mercado requer hoje. Ela pontuou que são alunos do primeiro período, que estão iniciando na jornada, mas que é muito importante para entender qual é o universo do curso.

Priscila (sentada) e seu grupo: ‘Oportunidade gratificante’ (Foto Renata Rutes)

“O trabalho em sala de aula, é de maneira conceitual, para desenvolver a parte criativa do aluno para atender as demandas e situações que o mercado vai apresentar para ele, por isso essa vivência contribui muito. Foi uma experimentação fantástica e que não acontece só nesta disciplina. Ao longo de todo o curso, a gente trabalha muito esse relacionamento com o mercado nas diversas áreas. As empresas vão para dentro da universidade, temos visitas técnicas, atividades in loco como essa, e nós temos também as modalidades de estágio, que tem uma alta aceitação de empregabilidade”, disse.

Foto Renata Rutes

A aluna Priscila Gervoni foi uma das participantes da atividade. O grupo dela desenvolveu um ambiente hall de entrada. Ela afirmou que a oportunidade foi gratificante exatamente porque é uma forma de sentir na prática o que é decorar um ambiente, colocar e recolocar os móveis, as decorações, etc. 

“É muito importante. Eu penso que a universidade prepara muito a gente pra isso. A Univali, em especial, sempre dá essa ligação, esse link nosso com as empresas. Nós temos várias visitas técnicas no decorrer do curso que nos proporciona sair da teoria e conhecer mais, a prática, o trabalho do dia a dia desses profissionais”, comentou.

Priscila acrescentou que o curso de Design de Interiores é abrangente e é possível tanto ir para uma loja de decoração e desenvolver um bom trabalho ali, de orientação, consultoria para os clientes e venda e também com os clientes direto. 

“Nós conhecemos vários comércios que nos deram essa visão mais ampla sobre tudo isso, sobre onde é possível atuar e como um profissional na prática faz”, informou.

Foto Renata Rutes

Empresários destacam importância da parceria com a Univali

Os empresários que abriram as portas de suas lojas, Laurindo Ramos, da Villaro Materiais e Revestimentos, e Gefersson Gaidzinski, da Influenzza, apontaram que são otimistas dessa parceria da Univali com as empresas, pois conseguem trazer os acadêmicos para o mercado de trabalho mostrando para eles o que vão enfrentar. 

Laurindo salienta que sabem dos desafios que as profissões exigem hoje e que cada vez está mais complicado seja para atuar como um autônomo, executar um concurso público ou trabalhar em uma empresa. 

“Hoje a Villaro e a Influenzza são parceiras de toda a comunidade escolar de Balneário Camboriú. Acreditamos que Balneário Camboriú é uma cidade muito próspera e que esses pequenos detalhes que a gente faz hoje aqui, é o que a gente pode contribuir para a comunidade, já que essa cidade está gerando renda para nós. É a nossa contrapartida. E essa parceria com a Univali, através do professor Rudi, já vem ao longo dos últimos dois anos. Tem momentos que a gente apresenta a loja, há a montagem de cenários, e até em um nível mais técnico, onde a gente apresenta os produtos, seja a parte de revestimentos, a composição de cada um”, disse.

Gefersson acrescentou que poder contribuir logo com alunos do primeiro ano do curso é ainda mais especial, pois podem sair de sala de aula e realmente aprender fazendo. 

“Eles estão formando um conceito sobre a profissão e estar na prática, vendo o produto, mexendo, tendo o gosto de como vai ser a profissão deles no futuro, é muito válido. Para nós tem uma gratificação muito grande, como empresários, como pessoas que querem fomentar isso dentro da cidade, nos doar um pouquinho para a educação, para a faculdade. E as portas sempre estão abertas”, informou.


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui




- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -