“Me lembro como se fosse hoje, quando preparávamos a inauguração do espaço, que ofereceu atendimento a 24 crianças e adolescentes de Balneário Camboriú, lá no bairro Nova Esperança! Foi uma luta, mas conseguimos”, disse Cátia Franzoi, coordenadora da AMA Litoral.

Cátia teve uma motivação especial para começar essa luta a que se refere hoje: ela tem um filho autista e demorou muito tempo para receber o diagnóstico, não tinha a quem recorrer. Essa dificuldade que a família enfrentou foi uma das motivações para reunir outras mães/pais que enfrentavam a mesma situação e a partir destes encontros, nasceu a Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA Litoral-SC), no dia 26 de janeiro de 2007.
Uma história de amor

“O Junior foi o estopim dessa história de amor e superação.
Na época do nascimento do Junior, no dia 27 de março de 1990, não se conhecia muito sobre o Transtorno do Espectro Autista, e não havia nenhuma orientação sobre o desenvolvimento das crianças.
Consegui concluir o diagnóstico do Junior quando ele já tinha 7 anos, depois de muita busca e insistência de que algo estava acontecendo.
Por isso, acredito na importância de um diagnóstico recente, muita coisa teria sido diferente com a orientação certa.
A AMA foi criada e pensada por mães de crianças com o transtorno, por isso se torna tão especial.
Foi criada para realizar sonhos, para suprir necessidades, para mostrar caminhos e construir histórias.
Hoje, meu filho está com 31 anos, sabemos que a história dele poderia ter sido diferente, poderia ter sido mais leve, mas ele é o meu alicerce, a minha fortaleza, a minha sede de querer mais… De querer proporcionar mais para as crianças e adolescentes com TEA. É ele que me motiva, que me inspira a buscar sempre a direção certa, o caminho da conquista.
São mais de 5.479 dias deste projeto maravilhoso que se chama AMA Litoral. Nunca me cansarei de buscar, de trabalhar, para que ele e os milhões de autistas deste mundo possam ter uma qualidade de vida melhor”, descreveu Cátia.
A AMA Litoral-SC é uma entidade beneficente, sem fins lucrativos, que atende pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e oferece a eles tratamentos especializados com equipe interdisciplinar, desenvolvendo assim às potencialidades/habilidades, autonomia, inclusão social entre outros, de acordo com a particularidades/individualidade de cada caso.
Com a experiência em família e a defesa pela causa, Cátia tornou-se uma especialista no assunto.
“É importante ressaltar que o autismo também chamado Transtorno do Espectro Autista (TEA) se caracteriza por alguns sintomas, como a questão da dificuldade de comunicação e interação social, sendo que nenhum autista é igual ao outro. É preciso um trabalho individualizado/diferenciado respeitando as particularidades de cada caso”, enfatizou.
Nesse sentido, a AMA Litoral oferece atendimentos com profissionais da psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, pedagogia, educação física, musicoterapia, medicina, buscando assim trabalhar a parte a questão da promoção da saúde, qualidade de vida e a sua reabilitação de saúde.
“Além do mais, é dado todo o apoio às famílias através da equipe psicossocial formada por Assistente Social e Psicólogos, a fim de contribuir no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, bem como a garantia dos direitos dos atendidos e suas famílias”, segue Cátia.
Em 2018, a instituição em parceria com a prefeitura de Itapema, inaugurou a primeira filial da Associação, onde atende atualmente 60 crianças e adolescentes com TEA.
“Seja você também um incentivador deste projeto que tem mudado a vida de tantas famílias! Conheça a causa azul”, convidou Cátia.




Parcerias
Atualmente a instituição conta com os seguintes convênios/termo de parcerias:
- Conselho Municipal de Assistência Social- CMAS;
- Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente- CMDCA;
- Conselho Municipal da Saúde- COMUS
- e o termo de parceria com a Secretaria da Educação.
“A AMA Litoral/SC continua investindo na continuidade das parcerias realizadas e convênios, bem como doações e ações que venham a ajudar nos atendimentos/serviços realizados, a fim de contribuir na qualidade de vida e bem estar das pessoas atendidas na instituição.
Além de fundadora, Cátia presidiu a AMA Litoral por muitos anos, atualmente é coordenadora. O presidente é Lino Carlos Franzoi.
“Não podemos deixar de agradecer aos colaboradores que acreditaram em nossos projetos e nossa diretoria, que ambos caminharam junto conosco durante todos esses anos”, disse Lino.
- A instituição convida a comunidade a conhecer a AMA, que tem sede na Rua São Paulo, nº470, bairro dos Estados, em Balneário Camboriú.