- Publicidade -
- Publicidade -
13 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

AMA Litoral comemora 15 anos em Balneário Camboriú

‘Me lembro como se fosse hoje…’, diz a fundadora Cátia Franzoi

“Me lembro como se fosse hoje, quando preparávamos a inauguração do espaço, que ofereceu atendimento a 24 crianças e adolescentes de Balneário Camboriú, lá no bairro Nova Esperança! Foi uma luta, mas conseguimos”, disse Cátia Franzoi, coordenadora da AMA Litoral. 

Cátia Franzoi, coordenadora da AMA, em dia de Pedágio (Divulgação/AMA Litoral SC)

Cátia teve uma motivação especial para começar essa luta a que se refere hoje: ela tem um filho autista e demorou muito tempo para receber o diagnóstico, não tinha a quem recorrer. Essa dificuldade que a família enfrentou foi uma das motivações para reunir outras mães/pais que enfrentavam a mesma situação e a partir destes encontros, nasceu a Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA Litoral-SC), no dia 26 de janeiro de 2007.

Uma história de amor

Cátia com o filho Lino Franzoi Junior (Agência Alesc)

“O Junior foi o estopim dessa história de amor e superação.

- Publicidade -

Na época do nascimento do Junior, no dia 27 de março de 1990, não se conhecia muito sobre o Transtorno do Espectro Autista, e não havia nenhuma orientação sobre o desenvolvimento das crianças. 

Consegui concluir o diagnóstico do Junior quando ele já tinha 7 anos, depois de muita busca e insistência de que algo estava acontecendo. 

Por isso, acredito na importância de um diagnóstico recente, muita coisa teria sido diferente com a orientação certa.

A AMA foi criada e pensada por mães de crianças com o transtorno, por isso se torna tão especial. 

- Publicidade -

Foi criada para realizar sonhos, para suprir necessidades, para mostrar caminhos e construir histórias.

Hoje, meu filho está com 31 anos, sabemos que a história dele poderia ter sido diferente, poderia ter sido mais leve, mas ele é o meu alicerce, a minha fortaleza, a minha sede de querer mais… De querer proporcionar mais para as crianças e adolescentes com TEA. É ele que me motiva, que me inspira a buscar sempre a direção certa, o caminho da conquista.

São mais de 5.479 dias deste projeto maravilhoso que se chama AMA Litoral. Nunca me cansarei de buscar, de trabalhar, para que ele e os milhões de autistas deste mundo possam ter uma qualidade de vida melhor”, descreveu Cátia.

- Publicidade -

A AMA Litoral-SC é uma entidade beneficente, sem fins lucrativos, que atende pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e oferece a eles tratamentos especializados com equipe interdisciplinar, desenvolvendo assim às potencialidades/habilidades, autonomia, inclusão social entre outros, de acordo com a particularidades/individualidade de cada caso.

Com a experiência em família e a defesa pela causa, Cátia tornou-se uma especialista no assunto.

“É importante ressaltar que o autismo também chamado Transtorno do Espectro Autista (TEA) se caracteriza por alguns sintomas, como a questão da dificuldade de comunicação e interação social, sendo que nenhum autista é igual ao outro. É preciso um trabalho individualizado/diferenciado respeitando as particularidades de cada caso”, enfatizou.

Nesse sentido, a AMA Litoral oferece atendimentos com profissionais da psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, pedagogia, educação física, musicoterapia, medicina, buscando assim trabalhar a parte a questão da promoção da saúde, qualidade de vida e a sua reabilitação de saúde.

“Além do mais, é dado todo o apoio às famílias através da equipe psicossocial formada por Assistente Social e Psicólogos, a fim de contribuir no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, bem como a garantia dos direitos dos atendidos e suas famílias”, segue Cátia.

Em 2018, a instituição em parceria com a prefeitura de Itapema, inaugurou a primeira filial da Associação, onde atende atualmente 60 crianças e adolescentes com TEA.

“Seja você também um incentivador deste projeto que tem mudado a vida de tantas famílias! Conheça a causa azul”, convidou Cátia.

Cátia com o vice-prefeito Cláudio Dalvesco (E) e José Luis Demeterco Neto, padrinho da AMA (Divulgação/AMA Litoral SC)
Oficina de culinária do grupo de jovens da AMA (Divulgação/AMA Litoral SC)
Projeto Dia do Circo (Divulgação/AMA Litoral SC)
Programação de verão na Barra Sul (Divulgação/AMA Litoral SC)

Parcerias 

Atualmente a instituição conta com os seguintes convênios/termo de parcerias:

  • Conselho Municipal de Assistência Social- CMAS;
  • Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente- CMDCA;
  • Conselho Municipal da Saúde- COMUS
  • e o termo de parceria com a Secretaria da Educação.

“A AMA Litoral/SC continua investindo na continuidade das parcerias realizadas e convênios, bem como doações e ações que venham a ajudar nos atendimentos/serviços realizados, a fim de contribuir na qualidade de vida e bem estar das pessoas atendidas na instituição.

Além de fundadora, Cátia presidiu a AMA Litoral por muitos anos, atualmente é coordenadora. O presidente é Lino Carlos Franzoi. 

“Não podemos deixar de agradecer aos colaboradores que acreditaram em nossos projetos e nossa diretoria, que ambos caminharam junto conosco durante todos esses anos”, disse Lino.

  • A instituição convida a comunidade a conhecer a AMA, que tem sede na Rua São Paulo, nº470, bairro dos Estados, em Balneário Camboriú.
- Publicidade -
spot_imgspot_img
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
%d blogueiros gostam disto: