- Publicidade -
- Publicidade -
11.2 C
Balneário Camboriú
8 julho, 2025, 08:19

Balneário Camboriú está realizando censo populacional de animais: comunidade pode responder até setembro

Página 3 no Instagram
- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Balneário Camboriú tentará quebrar recorde de maior pizza linear do Brasil

A Pizzaria Big Itália irá produzir uma pizza de 61 metros de comprimento, uma referência ao aniversário de Balneário...

Jovem de 21 anos foi vítima de acidente em Balneário Camboriú

Grazieli Ferreira, de 21 anos, faleceu em um acidente de trânsito no último sábado (5), no km 138 da...

Denúncias sobre pombos em Balneário Camboriú são frequentes

Se projeto que tramita na Câmara pedindo regras e medidas preventivas for aprovado, poderá haver mais fiscalização 
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Balneário Camboriú começou nesta semana a fazer um levantamento da quantidade de animais de estimação que vivem com seus tutores em Balneário Camboriú. O Censo Populacional dos Animais é online e deve ser respondido por todos que vivem em Balneário e possuem animais domésticos, sejam cães, gatos ou pets exóticos (répteis, roedores como hamsters, coelhos ou porquinhos da índia, etc) e possibilitará um avanço nas políticas públicas para os pets. 

Segundo a presidente do Conselho Municipal de Proteção Animal (COMPA), Karine Almeida Gomes, o Censo é um desejo antigo do Conselho, pois conhecer a população e suas características ajudará muito na hora de serem criadas as políticas públicas voltadas à causa animal. 

“Por exemplo, não temos conhecimento da população de animais domésticos que não são gatos e cachorros, me refiro a coelhos, tartarugas, pássaros, etc., sendo assim como podemos criar leis, programas e projetos para esses pets? Esse é somente um exemplo, temos muito que avançar na causa animal, e informação é primordial para isso”, diz. 

O Censo foi planejado durante algum tempo e agora finalmente está no ar, bem como o site do Programa Abraço Animal (http://abracoanimal.bc.sc.gov.br/), que conta com informações sobre adoção, castração, cuidados com os pets, legislação, entre outros assuntos da causa animal.

“Demoramos para lançar este Censo porque queríamos uma forma prática e barata que atingisse a todos ao mesmo tempo, então foi quando tivemos a ideia do portal do Abraço Animal, através dele podemos nos comunicar com a sociedade de forma ágil, e então dessa forma lançamos o Censo, um formulário prático e rápido que pode ser respondido até pelo celular naquela hora do cafezinho. Com essa praticidade temos a expectativa de nos próximos dois meses conseguirmos um bom número de cadastros”, acrescenta. 

- Continue lendo após o anúncio -

No cadastro, constam questionamentos sobre o sexo do animal, espécie, bem como se ele foi castrada ou adotado/comprado, informações úteis para o governo municipal saber se precisa realizar campanhas incentivando a castração, por exemplo – algo que veterinários recomendam por até mesmo prolongar a vida dos pets. 

“Castração já fazemos todo ano campanhas e com as informações do Censo poderemos segmentar, ver quais bairros temos que intensificar. O bom é que com informação a gente potencializa as ações e direciona para os públicos alvo, assim atingindo melhores resultados, digo isso para todas as campanhas relacionadas a causa animal”, afirma. 

Adoção 

Balneário conta com ONGs, a exemplo da Viva Bicho, que hoje abriga mais de 500 cães e gatos, em sua sede no Bairro Nova Esperança. Porém, Karine lembra que animais são seres vivos e não brinquedos, por isso buscam incentivar a adoção consciente, já que ainda acontece de pessoas adotarem bichos e tentarem devolver. 

“Adotar um pet vem com responsabilidades. Abandonar, amarrar em correntes, deixar de levar ao veterinário quando o animalzinho fica doente, não proporcionar abrigo de chuva e sol, entre outras coisas, é considerado maus tratos, passível de penalidades, mas em compensação quem se permite a dar uma chance de uma vida melhor adotando um animal de rua ou de uma ONG, vai ter amor de graça, gratidão e companheirismo, especialmente os animais adotados tendem a ser mais carinhosos, não sei se existe uma pesquisa sobre isso, mas minha experiência na causa animal me permite a afirma. Adotar é salvar uma vida, nesses dias de frio pense que todos sentem frio, se não tem condições de adotar, apadrinhe, doe cobertas, roupas e casas para que possamos abrigar os animais de rua e das ONGs com maior conforto”, completa. 

Os tutores ou responsáveis poderão responder ao Censo cadastrando seus cães, gatos e outros animais de estimação clicando aqui: https://bit.ly/3eVEolS. O formulário do Censo estará disponível para preenchimento até 27 de setembro.

- publicidade -
Clique aqui para seguir o Página 3 no Instagram
Quer receber notícias do Página 3 no whatsapp? Entre em nosso grupo.
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas