Balneário Camboriú participou do 1º Simulado Estadual de Gestão de Desastres, realizado pela Defesa Civil de Santa Catarina, no domingo (18), quando foram mobilizadas forças de segurança e órgãos públicos, para reforçar o preparo para ocorrências relacionadas a desastres climáticos.

Em Balneário Camboriú, participaram a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, a Autarquia Municipal de Trânsito (BC Trânsito), a Defesa Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), a Subprefeitura da Região Sul, a Central de Operações e Monitoramento 153, além de outras equipes do governo municipal.
As equipes de Balneário atuaram na produção de documentos, emissão de alertas à população, evacuações simuladas, instalação de abrigos temporários, cadastro de moradores, apoio humanitário e distribuição de materiais educativos.
A atividade também permitiu identificar falhas e ajustar procedimentos para casos reais de calamidade.
O diretor de Proteção e Defesa Civil de Balneário Camboriú, Aldo Baptista Neto, destacou que o engajamento no exercício auxiliou a testar a articulação entre as instituições envolvidas com situações de risco.
“Também estamos treinando a produção de documentos oficiais exigidos nesses contextos. Cada órgão tem um papel fundamental durante uma crise, e esse momento serve justamente para ensaiarmos uma atuação conjunta eficiente, como resposta à população afetada”, disse.