Nesta terça-feira (20), a prefeitura recebeu uma delegação de técnicos do Banco Mundial e representantes da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), para apresentação de propostas que pretendem melhorar a mobilidade urbana de Balneário Camboriú, por meio do Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável (Promobis).
Representantes do Banco Mundial se reuniram com a AMFRI nesta semana para tratar sobre o Promobis.
A proposta central do projeto é a implantação de um sistema de BRT (Bus Rapid Transit – Trânsito Rápido de Ônibus), um corredor de ônibus de alta performance com faixas exclusivas, paradas planejadas, integração entre cidades e veículos elétricos.

Em Balneário as propostas contemplam a implantação de novas avenidas, a criação de um sistema de transporte intermunicipal e de faixa exclusiva para ônibus, o desenvolvimento de novas soluções para mitigar alagamentos e o estímulo à mobilidade ativa, com foco em pedestres, ciclistas e usuários de micromobilidade.
A prefeita Juliana Pavan participou do primeiro dia de reuniões e ressaltou a importância do Promobis para o futuro da cidade.
“O Promobis representa uma oportunidade histórica para Balneário Camboriú. Estamos falando de um projeto que olha para o futuro, que pensa nas cidades de forma integrada, sustentável e inteligente. Mobilidade urbana não é apenas sobre trânsito, é sobre qualidade de vida, inclusão social e acesso a oportunidades. Com o apoio do Banco Mundial e a parceria com a AMFRI, estamos dando um passo decisivo para transformar nossa cidade em um modelo de desenvolvimento urbano planejado e eficiente”, disse.

A comissão visitou também as prefeituras de Camboriú, Itajaí e Navegantes, onde foram realizadas reuniões estratégicas com prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais para alinhar os trechos finais das obras e garantir que o projeto reflita a realidade de cada município.
Como o foco do Promobis é na região, em Balneário a pauta também focou nos projetos de novos acessos que liguem Balneário e Camboriú, contribuindo para um melhor fluxo do trânsito entre as duas cidades, principalmente em horários de pico.
O vice-prefeito de Balneário Camboriú, Nilson Probst, disse que o encontro foi um marco muito importante e que estão trabalhando para aprimorar a mobilidade e oferecer à população mais opções de transporte.
“Hoje, grande parte dos trabalhadores de Balneário Camboriú reside em Camboriú, e há um fluxo diário intenso entre as duas cidades. Por isso, é fundamental criarmos condições para que as pessoas possam, cada vez mais, deixar o carro em casa e usufruir do transporte público. Essa união entre os municípios representa um grande avanço, permitindo que a gente trate o transporte urbano de forma integrada e mais eficaz”, afirmou.