- Publicidade -
- Publicidade -
22.5 C
Balneário Camboriú
- Publicidade -

Leia também

- Publicidade -

Balneário Camboriú tem novo reinado 60+

Conheça os novos eleitos que vão representar e divulgar o município em eventos sociais e esportivos

Durante a Semana do Idoso, o novo reinado dos maiores de 60 anos, formado pelo Rei e Rainha e pelo Príncipe e Princesa de Balneário Camboriú, foi eleito em uma festa com mais de 500 participantes, no clube União Ariribá.

A prefeitura realiza o concurso desde o início dos anos 90, como forma de demonstrar atenção especial aos idosos que participam dos vários grupos que incentivam atividades sociais e esportivas. 

A Secretaria da Pessoa Idosa é a base dos encontros, em sua sede acontecem oficinas variadas, aulas de ginástica, de música, de dança, além de bingos, carteados, passeios e o Baile dos 60+. 

- Publicidade -

Os eleitos representam e divulgam Balneário Camboriú em eventos sociais e esportivos que participam ao longo do seu reinado de um ano.

Os eleitos foram Sérgio Sales Greff (Rei), Edilamar Pereira de Souza (Rainha), Francisco Moacir Babato (Príncipe) e Maria de Fátima Bernardo Brum (Princesa), estes dois reeleitos. 

Nenhum deles é nascido em Balneário Camboriú, mas eles têm em comum, o amor pela cidade que escolheram para viver sua terceira idade. 

Saiba mais sobre os eleitos:

O Rei artista

(Foto Social Midian Emily)

Sérgio Sales Greff, 62 anos, gaúcho de Carazinho, durante 35 anos se dividiu entre Brusque e Balneário Camboriú, porque trabalhava no ramo de confecção, mas nos últimos 10 anos, fixou residência em Balneário Camboriú, quando tornou-se corretor de imóveis. 

Ele é divorciado, tem um filho de 27 anos e está em novo relacionamento há 5 anos. Participa do grupo de ginástica na praia e aceitou se candidatar como representante.

“O negócio é ser feliz, eu ensaiei, curti o momento, me diverti e acho que este é o propósito deste evento”, disse Sérgio.

Ele contou que conhece Balneário Camboriú desde sua adolescência, quando vinha veranear. Fez duas tentativas para morar na praia, na terceira deu certo e ele adora morar em Balneário.

“A beleza natural, as condições, a segurança, sempre gostei demais daqui e tem aquela, o cavalo passou encilhado e eu montei”, brincou.

- Publicidade -

Desde fevereiro ele trocou sua loja virtual (imobiliária) por uma paixão de longa data: a arte e em apenas quatro meses já pintou mais de 200 telas e já expôs seus trabalhos em vários locais, como o Hotel Marambaia, Atlântico Shopping, na recém inaugurada Sala Lilás da Polícia Civil.

“Toco violão, canto, trabalho com esculturas em madeira e este ano virei artista, comecei a pintar, porque a corretagem aqui é um trabalho desgastante. Fiz exposições e recebi convite para expor na Islândia, Paris, Portugal, Espanha e também no Rio, São Paulo e Minas Gerais”, comentou o artista.

A Rainha empresária

Divulgação/PMBC

Edilamar Pereira de Souza, 74 anos, é natural de Itajaí e mora em Balneário Camboriú há nove anos. É casada há 52 anos com Antônio Marcos de Souza, o casal tem três filhos e quatro netos. 

Edilamar é empresária e pela primeira vez enfrentou uma passarela.

“Eu fui convidada pelo pessoal da SPI e resolvi aceitar. Estou muito feliz, porque na secretaria a gente vê o lado social dos idosos e o quanto faz a diferença, o sorriso, a alegria, adoro estar no meio dos meus amigos na SPI”, comentou.

Ela disse que decidiu viver em Balneário Camboriú, pela qualidade de vida.

“Balneário Camboriú é uma delícia, eu amo essa cidade! Tem muita diversão e atenção para os idosos, a cidade é fantástica. Na Secretaria da Pessoa Idosa adoro o bingo, vou no yoga, também tem a Casa da Família, com diversas atividades, como o Pense Leve… é incrível”, elogiou a Rainha.

Edilamar tem planos para desenvolver em seu reinado, destacando principalmente a questão social, o acolhimento, que considera essencial para motivar os idosos.

“Com a ajuda do meu marido vou fazer um formulário na Secretaria, para saber o que pensam, o que querem, direitos e deveres, para entender o que podemos fazer pelos idosos, para estarem cientes do que há na Secretaria e na cidade para eles”, disse.

“Acho que nenhum lugar tem tantas atividades e acolhimento como tem aqui em Balneário. Não é só o glamour de ser Rainha e sim olhar, acolher, sorrir, é realmente estar pelo idoso e buscar fazer o melhor para que todos tenham qualidade de vida”, destacou.

O Príncipe esportista

Divulgação/PMBC

Francisco Moacir Babato, 72 anos, é do interior paulista e há oito anos, quando aposentou-se como bancário, veio morar em Balneário Camboriú. É divorciado e está em seu segundo casamento. Tem quatro filhos e três netas. Três deles já moravam na praia e o quarto veio com o casal há oito anos. 

Francisco participa do grupo de ginástica da Barra, gosta de caminhar, dançar e de pedalar e uma vez por semana, se reúne com o grupo para uma carteada.

“Sempre tive simpatia por Santa Catarina, trabalhava em banco e vinha aqui de vez em quando. Morei um tempo em Joinville, retornei à São Paulo, mas quando aposentei decidi morar em Balneário Camboriú que é um lugar maravilhoso. Brinco com meus filhos, dizendo que quero ser enterrado aqui…”, disse.

Ele é um Príncipe reeleito, diz que é divertido e que vai continuar representando a cidade em excursões, passeios, eventos.

“Ano passado representamos a cidade na Oktoberfest e o pessoal de Blumenau nos recepcionou muito bem, queriam tirar fotos e tudo isso é muito gostoso”, comentou.

Francisco destacou a importância que a prefeitura dispensa para os idosos.

“Não conheço outra cidade que faz o que Balneário Camboriú faz pelos idosos. Tem cursos de idiomas, eu faço aulas de violão, eles não medem esforços em nos tratar bem em um ambiente onde fazemos novos amigos, onde sempre tem atividades, porque importante mesmo é ocupar as pessoas, porque o sofá destrói”, afirmou o Príncipe.

A Princesa bailarina

Divulgação/PMBC

María de Fátima Bernardo Brum, 64 anos, catarinense de Garopaba, mora em Balneário Camboriú desde 1999.

É aposentada, casada, tem quatro filhos e dois netos.

A passarela não é novidade para ela. Ano passado foi eleita princesa e no Festival de Dança 2022, em Piratuba, foi escolhida Rainha.

Alegre, extrovertida e falante, adora dançar e faz parte do Grupo Balanço das Ondas, que vem colecionando premiações no Estado.

“Em Balneário Camboriú tudo é maravilhoso, tu tens tudo que uma cidade grande tem, e acho maravilhoso a atenção que é dada ao ‘idoso’ nos grupos”, disse.

Ela acredita que essa atenção poderia ser ainda maior, se os grupos além dos encontros festivos na sede da Secretaria da Pessoa Idosa, fossem mais atuantes em questões sociais, por exemplo. 

“Participar por uma boa causa, ser mais útil, ajudar algum asilo, alguma instituição que está precisando, fazer mais do que estar participando somente na SPI”, disse.

- Publicidade -
- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -