Mais de 200 professores da rede municipal de Balneário Camboriú participaram da 2ª etapa de Formação da Lei Lucas, ministrada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), nesta quarta-feira (9). A capacitação de primeiros socorros foi realizada no 13º Batalhão de Bombeiros Militar entre os meses de maio e julho.
A Lei Lucas (Lei Federal n° 13.722) foi criada em 2018, para instruir professores e funcionários do ensino básico e infantil sobre como agir em uma situação de emergência.
A formação desta quarta-feira orientou sobre primeiros socorros, como atuar em situações de emergência causadas por traumas, fraturas no corpo, queimaduras e hemorragias. Também orientou como proceder em cenas de acidente antes de atuar, como verificar a respiração e pulso, manobras de reanimação cardiopulmonar, desobstrução de vias aéreas e como agir em casos de epilepsia.

O subtenente do CBMSC, Evandro de Mello do Amaral, responsável pelo setor de Instrução e Ensino, destaca que mais do que cumprir o estabelecido pela Lei Lucas, a formação capacitou os professores para situações que possam ocorrer fora da escola.
“O professor sai capacitado não só para atender o próprio aluno, como também se auto proteger, proteger os seus filhos, o idoso que mora em casa, porque abordamos outros assuntos também, além daquilo que preconiza a Lei Lucas”, disse.
Além dos primeiros socorros, os educadores foram orientados sobre como acionar os serviços de emergência. O Corpo de Bombeiros Militar pode ser acionado por meio do 193, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo 192, a Defesa Civil através do 199 e a Polícia Militar no 190.
A secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, disse que é importante ter profissionais capacitados nessa área de atendimento.
“Com essa formação, eles saberão como lidar em situações de traumas, garantindo um primeiro atendimento adequado e necessário”, disse.