No Dia Mundial da Conscientização do Autismo (2 de abril), a prefeita Juliana Pavan assinou o decreto nº 12.215, que criou o “Grupo Técnico de Trabalho (GTT) relativo à Política Pública para Garantia, Proteção e Ampliação dos Direitos das Pessoas com Autismo no município de Balneário Camboriú”. A ampliação de atendimento para autistas é urgente na cidade, tendo em vista que a fila de espera é de 465 pessoas.
A prefeita Juliana Pavan disse ficou imensamente feliz em ver o município avançando neste aspecto, pois sabe que é um assunto que precisa e merece toda a atenção.
“Por meio deste grupo teremos a oportunidade de desenvolver, monitorar e aprimorar, de forma organizada e eficaz, as políticas e ações voltadas a este público. É muito importante o acolhimento aos pacientes e suas famílias e o grupo vem ao encontro deste objetivo”, disse.

Juliana disse que sabe da luta da AMA Litoral, das famílias e afirmou que o poder público precisa também fazer a sua parte.
“Neste sentido, assinamos o decreto para criar esse grupo técnico e garantir mais agilidade nos processos, ampliando o número de atendimentos e também dar uma resposta mais rápida para quem precisa de auxílio”, comentou.
A secretária de Saúde, Aline Leal, explicou que o grupo será supervisionado pelo Departamento de Apoio Técnico Assistencial (Data), vinculado à Diretoria de Divisão de Saúde, e terá como objetivo estabelecer estratégias para a integração dos setores e fomentação dos fluxos de propostas e deliberações para garantir a melhoria contínua no atendimento.
“Além disso, o grupo será responsável por realizar a avaliação permanente das ações e resultados para o aprimoramento das políticas voltadas aos pacientes com TEA”, afirmou.
Balneário Camboriú também conta com a Casa do Autista, que está lotada atualmente e atende 200 crianças e adolescentes dos 3 aos 12 anos com graus 1 e 2 do TEA, em contraturno, através de um sistema moderno, o ABA (Applied Behavior Analysis), uma abordagem terapêutica que visa modificar comportamentos e promover a autonomia de pessoas com autismo.
O que diz a AMA

A AMA Litoral é a principal entidade que trabalha em prol dos autistas em Balneário Camboriú.
A presidente e coordenadora administrativa, Cátia Purnhagen Franzoi, informou que o GTT em prol do autismo vai unir diversos segmentos, como CRAS, CREAS, Casa do Autista, AMA, secretarias de Saúde e Educação.
“Vamos trabalhar questões de políticas públicas, fila de espera, fila de avaliação e propriamente os trabalhos dentro desses setores que trabalham com o autismo. Hoje a fila de espera é de 465 pessoas – para a AMA e Casa do Autista, pois a fila é única na saúde. A AMA atende todas as idades e níveis”, explicou.
Cátia comentou que a entidade tem sentido a sensibilidade do setor público e disse que vê que a prefeita e o vice-prefeito Nilson Probst têm ‘intenção muito boa’ e que inclusive já ajudavam a causa enquanto eram vereadores, e agora nesses cargos, além da vontade eles estão buscando possibilidades para aumentar o número de crianças atendidas.
“Temos conversado, encaminhamos um novo projeto – além da sede nova que inauguramos em 2024, temos ainda o espaço que já tínhamos, na Rua São Paulo, encaminhamos projeto para atender no mínimo 150 crianças, jovens e adolescentes lá. Há também a nossa obra, que está em andamento e deve ser finalizada neste ano, para o centro de avaliação e trabalho de desenvolvimento de estimulação precoce, para crianças até seis anos. Parte dos recursos para a obra já chegaram e outros já estão sendo encaminhados, inclusive do mobiliário”, disse.
A coordenadora comentou ainda que estão conversando com a Casa do Autista e que buscam alinhamento, pois acreditam que com esse novo decreto conseguirão ‘deixar mais claro as responsabilidades e facilitar os trabalhos’.
“O grande intuito da AMA, além de prestar serviço, é buscar que crianças de alguma forma recebam atendimento o quanto antes – sabemos que a estimulação precoce faz diferença e que os autistas podem estar incluídos em todo o meio da sociedade. Essa é a nossa luta”, acrescentou.
Pedágio e programação especial no Mês do Autismo
A AMA está com uma programação intensa neste Mês do Autismo, tanto interna como externa, com palestras e atividades diferenciadas.
Um dos destaques é no dia 12, quando acontece o tradicional pedágio, em diversos pontos da cidade, como Avenida das Flores próximo ao túnel, Rua 2.000 com a Terceira Avenida, Avenida do Estado com a Rua Paraguai, Rua Dom Henrique com a Quinta Avenida e Avenida do Estado em frente a Balaroti.
A entidade conta com o apoio do público e também precisa de voluntários para atuar no dia.
No dia 28 haverá um evento na Câmara de Vereadores, com a Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência, a partir das 19h, com o tema ‘Direcionando famílias ao acolhimento da sociedade’.