Catarinense de Caçador e residente há 35 anos em Balneário Camboriú, onde mantém escritório, o advogado Juliano Mandelli foi empossado, na noite desta terça-feira (11), na presidência da OAB/SC pelo presidente nacional da Ordem, Beto Simonetti.
Com intensa atuação no sistema OAB há mais de 20 anos, ele é o primeiro ex-presidente de Subseção a liderar a instituição, depois de ter presidido a OAB de Balneário Camboriú (2016/2018) e a Caixa de Assistência dos Advogados (2022/2024), dentre outros cargos.
Sua gestão, no período 2025/2027, tem como princípios a união e o trabalho coletivo, com foco em avanços na modernização tecnológica, na aproximação com a classe em todas as regiões e na defesa das prerrogativas da advocacia – conjunto de práticas que asseguram a defesa plena dos cidadãos.
“Trata-se de um projeto verdadeiro e honesto para com a advocacia, liderado por Juliano Mandelli”, afirmou Simonetti.
A solenidade de posse, no Teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC), esteve lotada por lideranças do sistema OAB, autoridades, advogados e representantes de diferentes setores da sociedade.

Tomaram posse também o novo presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Pedro Miranda, que sucede Mandelli no cargo, além de toda a diretoria da OAB/SC e da CAASC.
“Não estou presidente sozinho, e, por isso, não temo esse desafio. O fato de ter minhas raízes no interior me trouxe uma visão que permite me conectar de forma genuína com a advocacia de todo o Estado. Sei das dificuldades enfrentadas pelos colegas que estão distantes dos grandes centros. Nossa gestão será para todos. Todos que desejarem servir à Ordem – e não se servir dela, terão espaço”, afirmou Mandelli em seu discurso.
Boa notícia
Durante sua fala, o presidente da Seccional anunciou que está lançando Balneário Camboriú como candidata a sediar a próxima Conferência Nacional da Advocacia.
“Com sua infraestrutura moderna e uma advocacia ativa e engajada, a cidade é a representação do nosso compromisso em interiorizar a advocacia. A força da OAB não se concentra apenas nos grandes centros, mas está nos corações de cada cidade e em cada advogado que, com coragem, luta pelo direito e pela justiça”, afirmou.
Mulheres em alta
Tendo a advogada Gisele Kravchychyn como sua vice-presidente, o novo dirigente também destacou a força das mulheres desta gestão, cumprimentando as oito diretoras da Seccional, todas as conselheiras estaduais e agradecendo o legado da sua antecessora, Cláudia Prudêncio.
“A presença feminina na OAB não é apenas uma conquista, é uma necessidade. A OAB deve ser um reflexo da sociedade, e nossa sociedade é feita de mulheres que, com talento e coragem, ocupam seu espaço e transformam realidades”, afirmou Mandelli.
Ele iniciou o mandato criando um Plano de Ação para Valorização da Advocacia Feminina, consolidando uma política permanente de iniciativas para ampliar a paridade e igualdade de gênero na instituição.
“Foi a maior honra da minha vida representar quase 75 mil advogados e advogadas. Quero agradecer a todos que contribuíram para as ações da OAB que impactaram positivamente toda a sociedade”, disse Cláudia, atualmente conselheira federal da OAB, em seu discurso de despedida do cargo de presidente.
Também ex-presidente da OAB/SC (2019/2021), o atual conselheiro federal da Ordem, Rafael Horn, recebeu uma homenagem no evento pela gestão como vice-presidente nacional da Ordem (2022/2024) e teve a sua atuação no Sistema OAB enaltecida por Beto Simonetti.
Defesa de prerrogativas e segurança jurídica
O novo presidente da OAB/SC fez um discurso contundente quanto à necessidade de serem preservadas as prerrogativas da advocacia e, inclusive, do Legislativo e Executivo, pelo Judiciário brasileiro.
Destacou a judicialização excessiva e alguns retrocessos que vêm sendo cometidos, como as decisões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que pretendem acabar com a sustentação oral dos advogados nos tribunais, momento no qual falam pelos cidadãos que representam, e que mudam o sistema de intimação processual, dificultando a atuação profissional.
“A advocacia resistirá firmemente a mais essa tentativa de enfraquecer o exercício profissional e comprometer a defesa dos direitos da sociedade. Defender a advocacia é defender a democracia. Nossa missão é garantir que a justiça permaneça sendo um bem de todos e não um instrumento de poucos”, destacou Mandelli.
Ele ressaltou, também, o bom diálogo e as parcerias interinstitucionais mantidas com os Poderes e órgãos governamentais em Santa Catarina.
“Aqui no Estado há uma vontade comum no aperfeiçoamento da justiça, que une o Poder Judiciário, o Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Ministério Público, e que fortalecerá ainda mais a advocacia e a busca por um Brasil mais justo para todos”, afirmou.
Dentre as autoridades presentes, estavam cinco presidentes de Seccionais: do Rio Grande do Sul, Leonardo Lamachia, do Paraná, Luiz Fernando Casagrande Pereira, de Roraima, Ednaldo Vidal, de Goiás, Rafael Lara, e de Rondônia, Marcio Melo Nogueira.
Também estavam o governador Jorginho Mello, o presidente do Tribunal de Justiça, Francisco Oliveira Neto, o deputado Ivan Naatz, representando o presidente da Assembleia Legislativa, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Herneus De Nadal, e o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, o presidente do Instituto dos Advogados/SC, Gilberto Lopes Teixeira, o presidente da Câmara de Vereadores da Capital, João Cobalchini, o vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, João Batista Pinto Silveira, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Maria do Rocio Luz Santa Rita, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Amarildo Carlos de Lima, o Procurador-Geral do Estado, Márcio Luiz Fogaça Vicari.
Nova diretoria da OAB/SC
- Presidente: Juliano Mandelli
- Vice-presidente: Gisele Kravchychyn
- Secretário-geral: Oliver Jander Costa Pereira
- Secretária-adjunta: Caroline Terezinha Rasmussen da Silva
- Tesoureiro: Jean Leomar Pereira
- Tesoureira-adjunta: Deborah Lazaris
- Diretora Administrativa: Isabela Medeiros
- Diretor Executivo: Thiago Degasperin
- Diretor de Relações Institucionais: César Augusto Wolf
- Diretor de Prerrogativas e Defesa dos Honorários: Rui Cesar Voltolini
- Diretora de Educação Jurídica: Helena Paschoal Pitsica
- Diretora de Iniciação Profissional: Isadora Guimarães Barth
- Diretora de Tecnologia e Inovação: Vanessa Azevedo Barcelos
- Diretor de Interiorização: Raphael dos Santos Bigaton
- Diretor de Relacionamento com a Justiça Federal: Jorge Luiz dos Santos Mazera
- Diretora de Relacionamento com a Justiça do Trabalho: Rejane da Silva Sanches
- Diretor de Relacionamento com a Justiça Estadual de Santa Catarina: Adriano Tavares da Silva
- Diretor de Relacionamento com a Justiça Eleitoral de Santa Catarina: Luis Irapuan Campelo Bessa Neto
- Diretor de Assuntos Penais: Guilherme Silva Araújo
- Diretora de Inclusão e Acessibilidade: Karen de Pauli Nascimento
- Diretor de Atendimento: Rodrigo Goetten de Almeida
Nova diretoria da CAASC
- Presidente: Pedro Miranda
- Vice-presidente: Maria Tereza Zandavalli
- Secretário-geral: Rodrigo Eduardo Soethe
- Secretária-geral adjunta: Janaína Barea Corbari
- Tesoureira: Lucinara Manenti
- Tesoureiro adjunto: Matheus Carpes Lameira
- Diretor Administrativo: Matheus de Quadros Baccin
- Diretor Executivo: Pedro Paulo Faria de Carvalho Braga
- Diretor de Apoio Profissional: André Schmidt Jannis
- Diretor de Esportes: Paulo Roberto Silveira de Borba
- Diretora de Eventos: Ana Paula Guedes Werlang
- Diretora de Saúde e Benefícios: Talia Bárbara Tumelero
- Diretora de Inovação e Tecnologia: Clarissa Medeiros
Fonte: Paroli Comunica