O físico e engenheiro da Nasa, Ivair Gontijo, que é brasileiro, abordará o tema “A Exploração Robótica do Planeta Marte”, em palestra na Univali Itajaí, nesta sexta-feira (21).
O evento é gratuito e ocorre no Campus Professor Edison Villela (Itajaí), das 8h às 11h30, no auditório do Bloco D1.
A iniciativa é dos cursos de Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica, da Escola Politécnica da Univali, mas tem como público alvo a comunidade acadêmica e qualquer pessoa interessada em assuntos relacionados a espaço e tecnologia.
O coordenador destes dois cursos de engenharia na Univali, professor Felipe Viel, destaca que o evento aproxima os participantes de experiências e conhecimentos produzidos em uma das principais áreas de pesquisa e inovação tecnológica do mundo.
“Teremos a chance de conhecer os desafios envolvidos na exploração espacial e, deste modo, compreender melhor como se dá, na prática, a aplicação de conhecimentos de áreas como engenharia, física, computação e tecnologia. É uma oportunidade incrível e estamos muito felizes em promovê-la aqui dentro da nossa Universidade”, conta.
Experiência no espaço
Ivair Gontijo participou das operações do veículo robótico (rover) Perseverance na superfície de Marte. Ele foi responsável pelas interfaces entre o instrumento SuperCam e o equipamento, que pousou no planeta em 18 de fevereiro de 2021. Também trabalhou na missão Europa Clipper, que está a caminho de Júpiter, e no radar utilizado no pouso do rover Curiosity em Marte, em 2012.
Antes de ingressar no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), da Nasa, Gontijo atuou na indústria de telecomunicações por fibra óptica e na área de biotecnologia. Nesta área, projetou lentes para cirurgias de catarata. Ele é doutor em optoeletrônica pela Universidade de Glasgow, na Escócia. Também é mestre em ótica e graduado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Inscrições
Interessados em obter certificado de participação no evento deve realizar inscrição antecipada na plataforma Elis.

