- Publicidade -
- Publicidade -
24.5 C
Balneário Camboriú

Epagri inaugurou Centro de Referência de Produção Orgânica de Hortaliças em Itajaí

- Publicidade -
- Publicidade -

Leia também

Balneário Camboriú é vacinada contra chuvarada – e te liga Jorginho

No passado tivemos eventos muito piores do que a chuvarada desta semana, confira as fotos das antigas e assista o filme

Mari Fernandez, U2 Cover, Clube dos Canalhas e mais atrações especiais em BC e região

O clube de comédia de Balneário Camboriú, que fica na Quarta Avenida, tem programação toda semana, sempre trazendo nomes de destaque do humor nacional, regional e estadual.

Balneário Camboriú recebe ajuda de várias cidades e estará 100% recuperada até a próxima quarta-feira

Balneário Camboriú receberá ajuda dos municípios de Chapecó, Criciúma, Blumenau e Rio do Sul, com máquinas, motoristas e operadores...
- Publicidade -
- Publicidade -

A Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) inaugurou nesta terça-feira (20), o Centro de Referência de Produção Orgânica de Hortaliças, o primeiro de Santa Catarina nesse formato, que vai se dedicar ao desenvolvimento de pesquisas e à difusão de estratégias sustentáveis aplicadas aos sistemas hortícolas.

Alexandre Visconti, coordenador do Centro de Referência, no abrigo com cultivo de alface orgânico (Foto Aires Mariga / Epagri)

Segundo Alexandre Visconti, pesquisador da EEI e coordenador na nova unidade, o Centro permitirá o aprimoramento das pesquisas em nutrição de plantas, de novos manejos conservacionistas do solo e estudos de fitossanidade para o controle biológico de pragas e doenças. 

“Também vai subsidiar o aprimoramento de estudos em cultivo protegido e suspenso de hortaliças e o desenvolvimento de novos cultivares voltados aos sistemas orgânicos de produção de hortaliças para Santa Catarina”, pontua Visconti.

Para tanto, a Epagri investiu na instalação de uma grande infraestrutura na EEI. Foi construída uma unidade de compostagem para estudos de transformação de resíduos agrícolas em adubos orgânicos equilibrados. Também foi montada uma unidade de fitossanidade, para pesquisas de controle biológico de doenças e pragas.

Abrigos de cultivo

O Centro de Referência ainda está equipado com três abrigos de cultivos, de 200 metros quadrados cada. Um deles será utilizado em estudos no desenvolvimento de substratos, de nutrição de plantas e de estruturas para o cultivo suspenso de hortaliças. O segundo abrigo vai concentrar pesquisas de fertilizantes orgânicos equilibrados sob cultivo protegido de hortaliças. Na terceira estrutura coberta serão desenvolvidos novos cultivares de hortaliças orgânicas.

A unidade dispõe também de uma área de mil metros quadrados exclusiva para estudos com o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), desenvolvido pela Epagri e parceiros para viabilizar a transição da agricultura convencional para a agroecológica, permitindo reduzir o uso de agrotóxicos e adubos, até eliminá-los dos cultivos. O Centro de Referência contará ainda com uma unidade exclusiva para o desenvolvimento e produção de mudas orgânicas de hortaliças de alta qualidade, além de espaço para estudos de palmáceas para a produção de palmito.

Cultivo suspenso de hortaliças está entre as pesquisas desenvolvidas pelo Centro de Referência (Foto Aires Mariga / Epagri)

“Além da pesquisa, o Centro de Referência foi concebido como uma pequena propriedade, servindo como unidade de apoio à extensão rural, para capacitação de técnicos e produtores envolvidos na cadeia da horticultura orgânica”, explica Visconti.

Para estar totalmente integrado à questão da sustentabilidade, o Centro dispõe de um sistema de coleta de 80 metros cúbicos de água da chuva. O Centro de Referência de Produção Orgânica de Hortaliças conta com a parceria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através de convênio celebrado com a Epagri para aquisição de equipamentos e infraestrutura.

TecnoHorti

O Centro de Referência de Produção Orgânica de Hortaliças foi inaugurado durante o TecnoHorti 2022, showroom de tecnologias da Epagri para produção orgânica de hortaliças. Na ocasião, profissionais da cadeia produtiva da horticultura de Santa Catarina, apresentaram vitrines tecnológicas da Epagri para empresas e cooperativas ligadas à produção orgânica de hortaliças.

Também foram apresentadas a unidade de compostagem, o cultivo protegido de hortaliças, a unidade de produção de biofertilizante aeróbico, o SPDH e os sistemas de manejo de solo sob cultivo protegido. 

Em exposição os cultivares de hortaliças desenvolvidos pela Epagri para produção orgânica, como a alface Litorânea, o tomate Kaiçara, e os novos materiais em desenvolvimento: dois pimentões, um tomate cereja, uma rúcula e uma alface de inverno. 

Unidade de compostagem será uma das vitrines tecnológicas do evento (Foto Aires Mariga / Epagri)

A TecnoHorti 2022 é uma parceria entre Cooperativa da Agricultura Orgânica e Familiar Recanto da Natureza (COOPAFREN), promotora do evento, e a Epagri, encarregada pela execução e realização. Tem apoio da Ballagro AgroTecnologia, de São Paulo, Castelinho Agro Rochas, de Trombudo Central, e Sicredi de Itajaí.

Fonte: Assessoria Comunicação Epagri


Para receber notícias do Página 3 por whatsapp, acesse este link, clique aqui


- publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas