- Publicidade -
16.8 C
Balneário Camboriú

Final de semana será chuvoso e com temperaturas amenas: inverno começa na segunda-feira

- publicidade -

Leia também

- Publicidade -

O final de semana (18 a 20) tende a ser chuvoso e com temperaturas amenas em Balneário Camboriú. O frio que vem fazendo nos últimos dias é uma amostra do inverno – que começa oficialmente na segunda-feira (21), à 0h32. 

Segundo o Laboratório de Climatologia (Labclima) da Univali, nesta sexta-feira (18) a chuva será ocasional. Porém, no sábado (19), áreas de instabilidade avançarão pelo Estado trazendo chuva com volumes significativos. 

- Publicidade -

A Defesa Civil de Santa Catarina já emitiu alerta, destacando que há previsão de muita chuva (volumosa e em curto período de tempo, podendo causar alagamentos) para todo o litoral – com acumulados que podem passar de 100mm principalmente durante sábado e domingo (19 e 20). 

O Labclima da Univali destaca que essas áreas de instabilidade que trarão a chuva migrarão para o oceano, se intensificarão e formarão uma nova frente fria entre Santa Catarina e São Paulo no domingo (20). Essa ‘movimentação’ tende a causar rajadas fortes de vento com até 60 km/h, e o retorno da agitação marinha com ondas de até 1,5 metros em nossas praias.  

Há previsão que outra frente fria passe por Balneário e região na próxima sexta-feira (25).  

As temperaturas continuarão amenas para esse fim de semana. As mínimas ficarão entre 12/13°C e as máximas entre 16/19°C. 

- Publicidade -

Para a próxima semana, início do inverno (na segunda-feira, 21), uma leve elevação com mínimas entre 12/15°C e máximas entre 18/24°C. 

Previsão para o inverno 

Neste inverno a chuva ficará abaixo da média em Santa Catarina, segundo boletim da Epagri/Ciram, porém, haverá, como neste final de semana, episódios com chuva forte em curto intervalo de tempo. 

A temperatura também deve ficar abaixo da média, a exemplo de como vem ocorrendo neste mês de junho, com dias frios. Neste inverno são esperadas pelo menos três ondas de frio, com formação de geada ampla e temperatura negativa, sobretudo em junho e julho. As condições poderão ser favoráveis a episódios de neve, em cidades da serra, como São Joaquim e Urubici. 

Devem ocorrer dias com grande diferença de temperatura mínima e máxima (amplitude térmica), devido à atuação de massas de ar seco. Por isso, os meteorologistas não descartam a ocorrência de ‘veranicos’ – dias mais quentes mesmo no inverno. Também são esperados para as noites, madrugadas e amanhecer dessa do inverno associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

- Publicidade -
- publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -